Opinião

Felicidade: Está na maneira de se pensar

Diário da Manhã

Publicado em 10 de outubro de 2018 às 00:12 | Atualizado há 7 anos

Es­sa é mais uma coi­sa que não é no­vi­da­de. Ou­vi­mos is­so há mi­lê­ni­os, mas ain­da te­mos di­fi­cul­da­de em pra­ti­car es­sas ati­tu­des. Sem­pre te­mos, no en­tan­to, a chan­ce de co­me­çar a ten­tar. Até por­que, nes­se as­pec­to, vo­cê não pre­ci­sa de pes­qui­sas ci­en­tí­fi­cas di­zen­do o que é me­lhor ou pi­or pra a sua vi­da: vo­cê po­de ex­pe­ri­men­tar e con­clu­ir por con­ta pró­pria. E se vo­cê já bus­cou no ma­te­ri­a­lis­mo uma fe­li­ci­da­de que não al­can­çou, não cus­ta na­da ten­tar o con­trá­rio, agin­do com com­pai­xão, ge­ne­ro­si­da­de e gra­ti­dão.

Tal­vez se­ja im­por­tan­te, nes­se pon­to, es­cla­re­cer um pou­co mais o que se cha­ma de ma­te­ri­a­lis­mo. O ma­te­ri­a­lis­mo não se re­fe­re a ser ri­co ou po­bre, ou à sa­tis­fa­ção das ne­ces­si­da­des bá­si­cas que en­vol­vem vi­ver dig­na­men­te. O ma­te­ri­a­lis­mo aqui é um sis­te­ma de va­lo­res ori­en­ta­do pa­ra a aqui­si­ção de bens ma­te­ri­ais e pa­ra a re­per­cus­são so­ci­al dis­so, o que sig­ni­fi­ca vi­ver em fun­ção de pos­su­ir, por con­ta da pre­o­cu­pa­ção que se tem com a pró­pria ima­gem pa­ra os ou­tros. Nes­se as­pec­to, não im­por­ta se vo­cê é ri­co ou po­bre: a ques­tão é o quan­to vo­cê vi­ve em fun­ção dos seus bens ou do de­se­jo de pos­sui-los. Vo­cê po­de ser po­bre e ma­te­ri­a­lis­ta, co­mo tam­bém ri­co e não ma­te­ri­a­lis­ta.

Não é di­fí­cil en­ten­der o pro­ces­so. O que es­ta­mos bus­can­do quan­do com­pra­mos, quan­do con­su­mi­mos — às ve­zes de ma­nei­ra com­pul­si­va? O que es­tá acon­te­cen­do quan­do co­lo­ca­mos to­das as nos­sas ex­pec­ta­ti­vas na nos­sa pró­xi­ma aqui­si­ção? Es­ta­mos que­ren­do pre­en­cher aque­le va­zio es­sen­cial que to­dos nós te­mos. Que­re­mos ser fe­li­zes e nos sen­tir me­lhor. E o ma­te­ri­a­lis­mo pa­re­ce ser uma ma­nei­ra ló­gi­ca, pois bas­ta li­gar­mos a TV pa­ra re­ce­ber­mos inú­me­ras men­sa­gens di­zen­do que se fo­car­mos em ter mais, nos sen­ti­re­mos me­lhor. E de fa­to nos sen­ti­mos me­lho­res, por um bre­ve mo­men­to. Até que a ex­ci­ta­ção da com­pra pas­se ou a fa­tu­ra do car­tão de cré­di­to che­gue. É pos­sí­vel que, de­pois, vo­cê se sin­ta ain­da pi­or. As com­pa­nhi­as não es­tão pre­o­cu­pa­das com a sua fe­li­ci­da­de, por mais que su­as pro­pa­gan­das di­gam o con­trá­rio. Elas tem ape­nas uma fun­ção, que é ge­rar lu­cro, a qual­quer cus­to. A úni­ca fe­li­ci­da­de com a qual elas se pre­o­cu­pam é a dos seus acio­nis­tas. Ou se­ja, fo­mos en­ga­na­dos. Fo­mos le­va­dos a pro­cu­rar a res­pos­ta no lu­gar er­ra­do.

Des­te mo­do,vi­da fe­liz não sig­ni­fi­ca vi­da sem de­sa­fi­os, sem pro­ble­mas,na re­a­li­da­de a vi­da é o en­con­tro de tu­do is­to. A ver­da­dei­ra fe­li­ci­da­de  de­ve se ali­cer­ça­da em uma fi­lo­so­fia de vi­da que nos sus­ten­te di­an­te de qual­quer cir­cun­stan­cia ,pois ser fe­liz  é sa­bo­re­ar  ca­da mo­men­to sem per­der­mos a pers­pec­ti­va nos as­pec­tos ‘po­si­ti­vos ‘ da vi­da das ex­pe­ri­ên­cias.

O im­por­tan­te dis­to tu­do é que nos­sa fe­li­ci­da­de nun­ca de­pen­da de cir­cun­stan­cias  ex­ter­na ,mais nos dis­tan­ci­a­mos de­la,bus­can­do dis­tra­ção nos pra­ze­res ime­di­a­tos e nas cons­quis­tas efê­me­ras,nem que is­so se­ja so­men­te um meio de aca­len­tar­mos o nos­so ego di­an­te de tan­to ca­os

 

(Naya­ra Mou­ra Psi­có­lo­ga Com­por­ta­men­tal Crp-09 9405)

 


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