De onde vem a inspiração?
Redação DM
Publicado em 15 de setembro de 2018 às 22:39 | Atualizado há 7 anos
A inspiração tem asas, ela atinge o mais alto limite do espaço ilimitado de palavras infinitas, a inspiração nos faz voar por meio de um voo linguístico até o ápice da linguagem teórica, prática, figurada, fantasiosa, mística e real, a inspiração nos faz abraçar o verbo entrelaçado no verso, a inspiração nos faz beber em fontes semânticas de signos significantes e nos faz enxergar os significados variáveis da poesia primária, a inspiração habita no recôndito do nada de onde provém o tudo. A inspiração é a flecha que atinge alvos incertos na certeza dos acertos inerrantes e verossímeis, a inspiração é a busca pelo inexplicável no poema que se explica por entrelinhas, a inspiração é o meio pelo qual a música se exprime, o verso se realiza, e a rima se concretiza, a inspiração é a esperança dos amores incontidos e irrealizáveis mas sempre buscados.
A inspiração é o girassol que brota do meio lixo, é a flor solitária que desabrochou por entre o concreto anônimo da rua movimentada, a inspiração é a imagem da janela que nos transportam para além de prédios, de buzinas, de vozes e de fumaças e nos levam ao infinito de nuvens inspiradoras de poemas flutuantes. A inspiração é o silêncio da alma que nunca se cala, pois, está sempre ditando ao poeta as contradições de dialéticas absortas que se transformam em letras na folha virgem. A inspiração é o poema alheio que se torna em poema inédito, a inspiração está além do pensamento taciturno e aquém do pensamento leviano, a inspiração está no êxtase excitante do prazer interminável , a inspiração é o quadro transformado na imagem que fala e que nos encantam, a inspiração é o gato solitário no telhado do vizinho, é o cão que cochila preguiçoso entre um abrir e fechar de olhos.
A inspiração é o parir de ideias na maiêutica constante que busca a palavra indizível, a inspiração é o ronco da geladeira que quebra o silêncio da casa, é a insônia necessária para trazer o poema alado. A inspiração é a falta de inspiração que nos leva a buscar a inspiração…
(Giovani Ribeiro Alves, filósofo, escritor, poeta e articulista do Diário da Manhã)