Opinião

Em defesa da educação

Diário da Manhã

Publicado em 14 de setembro de 2018 às 23:59 | Atualizado há 7 anos

E não é que a cam­pa­nha pre­si­den­ci­al já co­me­çou? E não é que to­dos fa­lam de edu­ca­ção? E não é que to­dos pa­re­cem não sa­ber mui­to bem do que es­tão fa­lan­do so­bre o as­sun­to? Tal­vez pu­des­sem as­sis­tir, co­mo li­ção de ca­sa, o fil­me ‘De­ad Po­ets So­ci­ety’ (‘So­ci­e­da­de dos Po­e­tas Mor­tos’, de 1989, di­ri­gi­do por Pe­ter Weir.

O dra­ma tem co­mo pro­ta­go­nis­ta um pro­fes­sor de po­e­sia (Ro­bin Wil­li­am, em um de seus mais mar­can­tes pa­peis) em uma es­co­la de jo­vens re­gi­da por va­lo­res tra­di­cio­nais e con­ser­va­do­res ali­cer­ça­dos em qua­tro pi­la­res: tra­di­ção, hon­ra, dis­ci­pli­na e ex­ce­lên­cia. O do­cen­te não se põe a eles, mas os co­lo­ca em uma no­va pers­pec­ti­va.

Es­ti­mu­la ca­da in­di­ví­duo a per­se­guir de ma­nei­ra in­ces­san­te a pró­pria pai­xão, pa­ra to­nar a pró­pria vi­da ex­tra­or­di­ná­ria. Is­so de­man­da atin­gir o equi­lí­brio en­tre opor-se ao que se con­de­na e cons­tru­ir o que se de al­me­ja. Henry Da­vid Tho­re­au, Walt Whit­man e Byron são al­guns dos au­to­res ci­ta­dos nes­sa pro­cu­ra.

Du­as ce­nas são mar­can­tes. A do pro­fes­sor es­ti­mu­lan­do os alu­nos a su­bi­rem nas me­sas pa­ra ver o mun­do sob uma no­va pers­pec­ti­va e a ex­pli­ca­ção do le­ma da So­ci­e­da­de, o Car­pe Di­em, ou se­ja, “Apro­vei­te o Dia”, por­que a exis­tên­cia du­ra pou­co e de­ve ser usu­fru­í­da in­ten­sa­men­te. Se­rá que os can­di­da­tos vi­ram o fil­me?

 

(Os­car D’Am­bro­sio, mes­tre em Ar­tes Vi­su­ais e dou­tor em Edu­ca­ção, Ar­te e His­tó­ria da Cul­tu­ra, ge­ren­te de Co­mu­ni­ca­ção e Marke­ting da Fa­cul­da­de de Ci­ên­cias Mé­di­cas da San­ta Ca­sa de São Pau­lo)


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