Opinião

Alfabetização e Letramento, um assunto sempre em pauta

Diário da Manhã

Publicado em 6 de setembro de 2018 às 23:56 | Atualizado há 7 anos

A es­cri­ta é re­sul­tan­te de um pro­ces­so his­tó­ri­co e re­pre­sen­ta o com­par­ti­lha­men­to de um com­bi­na­do so­ci­al ori­gi­na­do da ne­ces­si­da­de de in­te­ra­ção co­mu­ni­ca­cio­nal com o ou­tro. A es­cri­ta, en­quan­to lin­gua­gem, pos­si­bi­li­tou um en­con­tro en­tre pes­so­as e o usu­fru­ir de um ins­tru­men­to de cons­ti­tu­i­ção da con­sci­ên­cia hu­ma­na com­par­ti­lha­da, sim­bo­li­zan­do pen­sa­men­tos e sen­ti­men­tos. Em ou­tras pa­la­vras, a es­cri­ta por meio de sig­nos dá for­ma ao pen­sa­men­to e o ali­men­ta con­ti­nua­men­te. Mas, se por um la­do a es­cri­ta pos­si­bi­li­ta en­con­tros en­tre os se­res hu­ma­nos, por ou­tro, a lín­gua es­cri­ta pro­mo­ve de­sen­con­tros e de­sa­fi­os pa­ra a edu­ca­ção, quan­do o as­sun­to é sa­ber co­mo en­si­nar e apren­der, aten­den­do ca­da um em sua es­pe­ci­fi­ci­da­de de apro­pria­ção.

Se olhar­mos pa­ra trás, ve­re­mos os ca­mi­nhos per­cor­ri­dos até aqui pa­ra res­pon­der tal ques­tão, e as res­pos­tas ob­ti­das por meio da cons­tru­ção de mé­to­dos di­fe­ren­ci­a­dos e es­tra­té­gias que se apre­sen­ta­vam, mui­tas ve­zes, co­mo pro­pos­tas ino­va­do­ras pa­ra o alu­no apren­der. O fa­to é que após uma se­quên­cia de pla­nos de al­fa­be­ti­za­ção dis­se­mi­na­dos no Bra­sil, ve­mos a re­no­va­ção dos dis­cur­sos que, nas en­tre­li­nhas, re­pro­du­zem as mes­mas con­cep­ções de lín­gua es­cri­ta e de ho­mem. Ain­da, co­mo ori­en­ta­ção, anun­ci­am os mes­mos pro­ce­di­men­tos pe­da­gó­gi­cos uti­li­za­dos no sé­cu­lo 20.

Por is­so, no Dia In­ter­na­ci­o­nal da Al­fa­be­ti­za­ção, mui­tas re­fle­xões po­dem ser fei­tas por to­dos en­vol­vi­dos com a edu­ca­ção. Den­tre as re­fle­xões, a de que a cri­an­ça de­ve­ria che­gar ao mun­do le­tra­do por meio de vi­vên­cias cul­tu­ra­is com sen­ti­dos re­ais pa­ra ela so­bre a es­cri­ta e ten­do co­mo me­di­a­ção o “ou­tro so­ci­al”. O co­nhe­ci­men­to e, nes­te ca­so, o da es­cri­ta se cons­ti­tui a me­di­da em que a cri­an­ça faz pró­prio o co­nhe­ci­men­to do ou­tro e com­pre­en­da a fun­ção so­ci­al que re­pre­sen­ta. En­tre­tan­to, ao in­vés des­ta cons­tru­ção ser re­a­li­za­da de mo­do sig­ni­fi­ca­ti­vo o que te­mos vis­to são cri­an­ças em seu pro­ces­so de es­co­la­ri­za­ção re­ce­ben­do uma ava­lan­che de in­for­ma­ções téc­ni­cas da lín­gua es­cri­ta que, fre­quen­te­men­te, a im­pos­si­bi­li­tam de com­pre­en­dê-la co­mo al­go re­al, mas, sim, abs­tra­to. O re­sul­ta­do da não apro­pria­ção ou das di­fi­cul­da­des da cri­an­ça em re­la­ção à lín­gua es­cri­ta po­de ge­rar efei­tos ne­ga­ti­vos em sua cons­ti­tu­i­ção e sen­ti­men­tos de não per­ten­ci­men­to ao gru­po so­ci­al.

Lo­go, não po­de­mos dei­xar de con­si­de­rar nes­te con­tex­to al­guns ques­ti­o­na­men­tos, co­mo por exem­plo: Quem é a nos­sa cri­an­ça ho­je? O que a es­cri­ta re­pre­sen­ta pa­ra elas? Co­mo po­de­mos pen­sar so­bre os de­sa­fi­os da al­fa­be­ti­za­ção e le­tra­men­to di­an­te das ino­va­ções tra­zi­das pe­la Ba­se Na­ci­o­nal Cur­ri­cu­lar Co­mum (BNCC)? A pro­pos­ta de al­fa­be­ti­za­ção e le­tra­men­to pre­sen­te ne­la pa­ra os Anos Ini­ci­ais do En­si­no Fun­da­men­tal tem co­mo fo­co a apro­pria­ção do sis­te­ma da lín­gua. Quan­to ao pro­ces­so de apro­pria­ção da es­cri­ta, es­se do­cu­men­to man­tém o de­sa­fio já in­di­ca­do nos Pa­râ­me­tros Cur­ri­cu­la­res Na­ci­o­nais (PCN), ou se­ja, a ta­re­fa de am­pli­ar o tra­ba­lho com os no­vos gê­ne­ros tex­tu­ais, tam­bém co­nhe­ci­dos co­mo os tex­tos mul­ti­mo­dais.

Quan­to ao ei­xo de lei­tu­ra, an­tes da BNCC, ha­via a pro­pos­ta de en­si­no das es­tra­té­gias e mo­da­li­da­des de lei­tu­ra. A no­vi­da­de es­tá na ques­tão da in­ter­tex­tu­a­li­da­de, de con­di­ções de pro­du­ção e re­cep­ção de tex­tos e o de­sen­vol­vi­men­to da pos­tu­ra crí­ti­ca em re­la­ção às in­for­ma­ções li­das no tex­to e a che­ca­gem da va­li­da­de des­sas in­for­ma­ções. Di­an­te da ne­ces­si­da­de do tra­ba­lho pe­da­gó­gi­co com tex­tos mul­ti­mo­dais, há uma re­con­fi­gu­ra­ção das com­pe­tên­cias e ha­bi­li­da­des a se­rem de­sen­vol­vi­das que exi­gi­rão dos pro­fes­so­res mais aten­ção no pla­ne­ja­men­to de en­si­no. Ou­tro as­pec­to que po­de­mos res­sal­tar é a ori­en­ta­ção de tra­ba­lhar jun­to aos alu­nos a ade­são à lei­tu­ra. Is­so sig­ni­fi­ca que não se tra­ta so­men­te do pra­zer de ler li­vros, mas o pra­zer de ler to­dos os gê­ne­ros dis­cur­si­vos que en­con­tra­mos nas prá­ti­cas so­ci­ais de lei­tu­ra.

O ei­xo da ora­li­da­de en­fa­ti­za a pro­du­ção de tex­tos ora­is ten­do, ou não, um ou­tro su­jei­to fa­ce a fa­ce. Nes­se sen­ti­do, fa­la­mos em tra­zer pa­ra o con­tex­to da sa­la de au­la, por exem­plo, as web­con­fe­rên­cias, os blogs, os pro­gra­mas de rá­dio, en­tre ou­tros. Já o ei­xo de aná­li­se lin­guís­ti­ca e se­mi­ó­ti­ca re­for­ça os di­rei­tos de apren­di­za­gem da gra­má­ti­ca, da or­to­gra­fia, dos as­pec­tos sin­tá­ti­cos con­si­de­ran­do as si­tu­a­ções de uso re­al da lín­gua.

Ou­tra ino­va­ção é que, pe­la pri­mei­ra vez, a BNCC se po­si­cio­na de mo­do cla­ro quan­to à pro­gres­são dos con­te­ú­dos ao lon­go dos anos es­co­la­res ori­en­tan­do com cla­re­za o que pre­ci­sa ser de­sen­vol­vi­do e on­de se de­se­ja che­gar ao fi­nal do ano es­co­lar. As­sim, os alu­nos de­ve­rão de­sen­vol­ver ao lon­go da tra­je­tó­ria es­co­lar um con­jun­to de ha­bi­li­da­des ca­da vez mais so­fis­ti­ca­das, di­ver­si­fi­ca­das e com­ple­xas no que se re­fe­re à lei­tu­ra e à es­cri­ta. As cri­an­ças de ho­je se­rão os adul­tos que se for­ma­rão por vol­ta de 2030 e 2035, en­tão, os pro­fis­si­o­nais da edu­ca­ção pre­ci­sam ofe­re­cer as con­di­ções ne­ces­sá­rias pa­ra que do­mi­nem as fer­ra­men­tas das qua­is ne­ces­si­tam pa­ra atu­ar em um mun­do mui­to di­fe­ren­te da­que­le no qual vi­ve­mos ho­je, que de­man­da ca­da vez mais au­to­no­mia pa­ra ler e es­cre­ver de mo­do crí­ti­co e com au­to­ria

 

(Lu­ci­a­ne Gui­ma­rã­es Ba­tis­tel­la Bi­an­chi­ni é pe­da­go­ga e psi­co­pe­da­go­ga clí­ni­ca, do­cen­te do pro­gra­ma de Pós-Gra­du­a­ção Stric­to Sen­su da Uno­par, pós-dou­to­ra e dou­to­ra em Psi­co­lo­gia do de­sen­vol­vi­men­to e mes­tre em Edu­ca­ção)


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