PRF e PC deflagram operação contra grupo suspeito de roubo de R$ 40 milhões em cargas e veículos em Goiás e 4 estados
Diário da Manhã
Publicado em 30 de agosto de 2018 às 12:19 | Atualizado há 7 anos
As Polícias Rodoviária Federal (PRF) e Civil realizam na nesta quinta-feira (30/08) a Operação Zayn. O objetivo da ação é combater um grupo suspeito de roubar R$ 40 milhões em veículos e cargas em Goiás, Pará, Mato Grosso, Rondônia e São Paulo. O grupo também é suspeito de fazer os motoristas reféns. No total, a ação cumpre 62 mandados de busca e apreensão e 26 de prisão preventiva.
Em Goiás serão 23 mandados de prisão e 29 de busca e apreensão. A Operação conta com cerca de 340 policiais civis e rodoviários federais. De acordo com o delegado Alexandre Bruno Barros, titular da Decar, a organização criminosa alvo desta Operação já teve 19 integrantes presos nos últimos meses. Barros destaca, ainda, que a ação em parceria com a PRF já proporcionou a recuperação de 25 caminhões antes da deflagração das diligências desta quinta-feira.
A PRF e a Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas (DECAR) lideraram os levantamentos, que individualizaram as condutas, identificaram bens e patrimônios da organização criminosa e coletaram evidências.
Foram 18 meses de investigações e levantamentos de inteligência policial. Durante esse período a organização criminosa foi identificada por dezenas de crimes cometidos nos cinco estados, como sequestros, furtos e roubos de carga, adulteração veicular, falsificação de documentos, fraude em sistemas de informática de Detrans e enriquecimento ilícito.
Segundo a PRF, o aparato da quadrilha era requintado. Composto por núcleos em diferentes estados e com diferentes funções, contava com divisões logísticas, motoristas profissionais e criminosos armados. Os chefes lideravam os núcleos enquanto juntavam patrimônio considerável. Nove empresas foram identificadas como fazendo parte do grupo.
(Foto: Polícia Civil)