“Estou na política para construir, fazer o bem, ajudar as pessoas”
Redação DM
Publicado em 30 de setembro de 2018 às 00:56 | Atualizado há 7 anos
Deusmar Barbosa da Rocha tem seis mandatos como vereador de Catalão, importante cidade do sudeste do Estado, e cinco de presidente da Câmara Municipal.
Eleito pela primeira vez vereador em 1996 pelo então PMDB, assumindo o pleito até 2000. Até hoje mantém o mandato e a cada eleição, viu crescer o total de votos. Nas últimas eleições, por exemplo, foi eleito com 1.683 votos, sendo o mais votado, na disputa por uma das 17 vagas. Mas foi no pleito de 2012 que ele teve maior número de votos até hoje: 2.012, quando à época eram 12 cadeiras.
Na sua trajetória política, ele assumiu a pasta da Agricultura entre 2001 e 2004. Em 2005, foi eleito pela primeira vez como presidente da Casa. Mas retornou à Agricultura um ano depois. Em 2009, retornou à Câmara e foi presidente por dois mandatos consecutivos. Foi presidente ainda nos biênios de 2013 e 1014 e 2017 e 2018. Foi diretor do Instituto de Previdência do Município de Catalão (IPASCE).
Nascido em Cumari e criado até sua adolescência na zona rural, Deusmar tem uma ligação muito forte com o homem do campo. Em abril, ele se filiou ao DEM. É casado com Ana Cristina e pai de dois filhos: João Marcelo e Mariana.
“GRUPO DE ADIB ELIAS”
Deusmar Barbosa abre o jogo: entrou na vida pública pelas mãos de Adib Elias, atual prefeito de Catalão e coordenador-geral da campanha de Ronaldo Caiado (DEM) ao governo do Estado. “Adib é o nosso líder maior, conselheiro e orientador. Adib é um administrador de qualidade e um político habilidoso. Um tocador de obras nato. Existem duas Catalão: uma antes e outra depois da era Adib. Tenho orgulho de pertencer ao que chamamos de grupo político do Adib Elias”.
Em visita à redação do Diário da Manhã, Deusmar Barbosa, que concorre à cadeira de deputado estadual pelo DEM, diz esperar muito do governo de Ronaldo Caiado, já que, na sua opinião, a vitória do senador se configura já no primeiro turno. “Há uma esperança muito grande em torno de Ronaldo Caiado, um político que conhece Goiás e que tem ótimas ideias para colocar o estado no rumo certo”.
O presidente da Câmara Municipal e candidato à Assembleia Legislativa ressalta que Caiado vai ter que “refundar o Estado”, pois a administração vive “sérios e graves problemas” em todas as áreas. Ele afirma que Caiado dará “atenção especial à educação: “É preciso voltar a gratificação de titularidade dos professores, direito cortado pelos atuais governantes”. Ele lembra que uma reforma terá que ser feita em todos os prédios escolares públicos do Estado. “Há um desleixo total com a educação em Goiás, pois os prédios caem aos pedaços, falta material escolar, ar condicionado, computadores, giz, papel, enfim, tudo”.
A saúde é o ponto que Deusmar Barbosa aponta como prioritário do seu mandato, caso seja eleito deputado estadual e do futuro governo Caiado. “Qual pesquisa aponta a saúde como a principal preocupação da população goiana. Apesar da propaganda, há um abandono do governo em relação à saúde pública. O atendimento terá que ser prioritário à população assistida pelo SUS”.
Sobre a descrença da população com a classe política, o vereador catalano é de opinião que a renovação precisa emergir das urnas de 7 de outubro. “A população quer políticos que trabalhem, que não roubem ou não deixem roubar. Na minha vida pública, sempre cultivei valores como ética, transparência, responsabilidade e duro combate às ilicitudes”.
O democrata desta que, em toda a sua trajetória política, manifestou preocupação com as “desigualdades sociais”, pois, na sua concepção, é inadmissível que alguns concentrem renda e muitos não tem o suficiente para o seu sustento e o de sua família. “Políticas públicas voltadas para a educação, qualificação profissional e geração de empregos precisam ser adotadas para a redução das desigualdades sociais”.
O candidato a deputado estadual frisa que a segurança pública deve ser valorizada pelo governo Caiado, hoje “totalmente abandonada pelo PSDB e aliados”. E ele afirma: “Em 1996, há 22 anos atrás, o efetivo da polícia goiana era maior do que o atual”. E registra: “É um absurdo o policial militar ser contratado por R$ 1.500 quando o profissional que exerce a mesma função recebe R$ 3.000,00. É um desrespeito com o profissional e uma total irresponsabilidade com a política de segurança pública”. Ele aponta que há, também, um sucateamento dos veículos e também falta de armas e munições adequadas para os policiais civis e militares de Goiás.
Uma das primeiras medidas do governo Caiado, na visão de Deusmar Barbosa, é revogar o Diferencial de Alíquota (DIFAL) do ICMS, que tanto penaliza os comerciantes goianos. “Temos que contribuir para o fortalecimento do comércio, que gera empregos e renda, não penalizar esse importante segmento da economia”.
CATALÃO
Deusmar Barbosa acusa os governos Marconi/José Eliton de deixar o municípiodeCatalão“esquecido”, por questão político-partidária-eleitoral. Ele sustenta que a responsabilidade é do Palácio das Esmeraldas de a prefeitura de Catalão não assinar o convênio para a execução do programa Goiás na Frente.“Adib Elias deu o primeiro passo, aceitou o convênio, mas o governo estadual não cumpriu a sua parte”.
O democrata vai se empenhar, no futuro governo, das rodovias estaduais – Bela Vista/Catalão, com 200 quilômetros, e Catalão/Ouvidor/Três Ranchos, com 20 quilômetros -. “A região Sudeste do Estado foi penalizada durante esses anos pelos governos do PSDB”.
Deusmar vê como prioridade também a ampliação do polo industrial de Catalão, hoje com sua capacidade já esgotada. “Precisamos atrair novas empresas para a geração de empregos e renda e, por isso, o Estado precisa providenciar nova área para o polo industrial da cidade”.
A esperança da população em um governo de Ronaldo Caiado é muito grande, pois a saúde, a educação e a segurança em Goiás vivem uma situação grave e preocupante”
Tenho orgulho de ter iniciado na política a convite de Adib Elias, um amigo leal, um tocador de obras nato”