Política

“Estou na política para construir, fazer o bem, ajudar as pessoas”

Redação DM

Publicado em 30 de setembro de 2018 às 00:56 | Atualizado há 7 anos

Deusmar Barbosa da Rocha tem seis mandatos como vereador de Catalão, importante cidade do su­deste do Estado, e cinco de presi­dente da Câmara Municipal.

Eleito pela primeira vez verea­dor em 1996 pelo então PMDB, assumindo o pleito até 2000. Até hoje mantém o mandato e a cada eleição, viu crescer o total de votos. Nas últimas eleições, por exemplo, foi eleito com 1.683 votos, sendo o mais votado, na disputa por uma das 17 vagas. Mas foi no pleito de 2012 que ele teve maior número de votos até hoje: 2.012, quando à época eram 12 cadeiras.

Na sua trajetória política, ele as­sumiu a pasta da Agricultura en­tre 2001 e 2004. Em 2005, foi eleito pela primeira vez como presidente da Casa. Mas retornou à Agricultura um ano depois. Em 2009, retornou à Câmara e foi presidente por dois mandatos consecutivos. Foi presi­dente ainda nos biênios de 2013 e 1014 e 2017 e 2018. Foi diretor do Instituto de Previdência do Muni­cípio de Catalão (IPASCE).

Nascido em Cumari e criado até sua adolescência na zona rural, Deusmar tem uma ligação muito forte com o homem do campo. Em abril, ele se filiou ao DEM. É casa­do com Ana Cristina e pai de dois fi­lhos: João Marcelo e Mariana.

“GRUPO DE ADIB ELIAS”

Deusmar Barbosa abre o jogo: entrou na vida pública pelas mãos de Adib Elias, atual prefeito de Cata­lão e coordenador-geral da campa­nha de Ronaldo Caiado (DEM) ao governo do Estado. “Adib é o nos­so líder maior, conselheiro e orien­tador. Adib é um administrador de qualidade e um político habilido­so. Um tocador de obras nato. Exis­tem duas Catalão: uma antes e outra depois da era Adib. Tenho orgulho de pertencer ao que chamamos de grupo político do Adib Elias”.

Em visita à redação do Diário da Manhã, Deusmar Barbosa, que concorre à cadeira de deputado es­tadual pelo DEM, diz esperar mui­to do governo de Ronaldo Caiado, já que, na sua opinião, a vitória do senador se configura já no primei­ro turno. “Há uma esperança muito grande em torno de Ronaldo Caia­do, um político que conhece Goiás e que tem ótimas ideias para colo­car o estado no rumo certo”.

O presidente da Câmara Munici­pal e candidato à Assembleia Legis­lativa ressalta que Caiado vai ter que “refundar o Estado”, pois a adminis­tração vive “sérios e graves proble­mas” em todas as áreas. Ele afirma que Caiado dará “atenção especial à educação: “É preciso voltar a gra­tificação de titularidade dos profes­sores, direito cortado pelos atuais governantes”. Ele lembra que uma reforma terá que ser feita em todos os prédios escolares públicos do Es­tado. “Há um desleixo total com a educação em Goiás, pois os prédios caem aos pedaços, falta material es­colar, ar condicionado, computado­res, giz, papel, enfim, tudo”.

A saúde é o ponto que Deusmar Barbosa aponta como prioritário do seu mandato, caso seja eleito de­putado estadual e do futuro gover­no Caiado. “Qual pesquisa aponta a saúde como a principal preocupa­ção da população goiana. Apesar da propaganda, há um abandono do governo em relação à saúde pública. O atendimento terá que ser prioritá­rio à população assistida pelo SUS”.

Sobre a descrença da população com a classe política, o vereador ca­talano é de opinião que a renovação precisa emergir das urnas de 7 de ou­tubro. “A população quer políticos que trabalhem, que não roubem ou não deixem roubar. Na minha vida pública, sempre cultivei valores como ética, transparência, responsabilida­de e duro combate às ilicitudes”.

O democrata desta que, em toda a sua trajetória política, manifestou preocupação com as “desigualda­des sociais”, pois, na sua concepção, é inadmissível que alguns concen­trem renda e muitos não tem o sufi­ciente para o seu sustento e o de sua família. “Políticas públicas voltadas para a educação, qualificação pro­fissional e geração de empregos pre­cisam ser adotadas para a redução das desigualdades sociais”.

O candidato a deputado estadual frisa que a segurança pública deve ser valorizada pelo governo Caia­do, hoje “totalmente abandonada pelo PSDB e aliados”. E ele afirma: “Em 1996, há 22 anos atrás, o efe­tivo da polícia goiana era maior do que o atual”. E registra: “É um ab­surdo o policial militar ser contra­tado por R$ 1.500 quando o profis­sional que exerce a mesma função recebe R$ 3.000,00. É um desrespei­to com o profissional e uma total ir­responsabilidade com a política de segurança pública”. Ele aponta que há, também, um sucateamento dos veículos e também falta de armas e munições adequadas para os poli­ciais civis e militares de Goiás.

Uma das primeiras medidas do governo Caiado, na visão de Deusmar Barbosa, é revogar o Di­ferencial de Alíquota (DIFAL) do ICMS, que tanto penaliza os co­merciantes goianos. “Temos que contribuir para o fortalecimento do comércio, que gera empregos e renda, não penalizar esse im­portante segmento da economia”.

CATALÃO

Deusmar Barbosa acusa os gover­nos Marconi/José Eliton de deixar o municípiodeCatalão“esquecido”, por questão político-partidária-eleitoral. Ele sustenta que a responsabilidade é do Palácio das Esmeraldas de a prefei­tura de Catalão não assinar o convênio para a execução do programa Goiás na Frente.“Adib Elias deu o primeiro pas­so, aceitou o convênio, mas o gover­no estadual não cumpriu a sua parte”.

O democrata vai se empenhar, no futuro governo, das rodovias es­taduais – Bela Vista/Catalão, com 200 quilômetros, e Catalão/Ouvi­dor/Três Ranchos, com 20 quilô­metros -. “A região Sudeste do Es­tado foi penalizada durante esses anos pelos governos do PSDB”.

Deusmar vê como priori­dade também a ampliação do polo industrial de Catalão, hoje com sua capacidade já esgotada. “Precisamos atrair novas empre­sas para a geração de empregos e renda e, por isso, o Estado pre­cisa providenciar nova área para o polo industrial da cidade”.

 

 



A esperança da população em um governo de Ronaldo Caiado é muito grande, pois a saúde, a educação e a segurança em Goiás vivem uma situação grave e preocupante”

 

Tenho orgulho de ter iniciado na política a convite de Adib Elias, um amigo leal, um tocador de obras nato” 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias