Opinião

O ensino médio está falido

Diário da Manhã

Publicado em 25 de setembro de 2018 às 22:48 | Atualizado há 7 anos

Há mui­to tem­po o nos­so en­si­no mé­dio con­vi­ve com eva­são, aban­do­no e dis­tor­ção ida­de/sé­rie. O so­ma­tó­rio des­ses três pro­ble­mas pro­vo­cou no sis­te­ma o que os es­pe­cia­lis­tas con­si­de­ram o ‘mai­or gar­ga­lo da edu­ca­ção bá­si­ca bra­si­lei­ra’. Não foi por fal­ta de avi­so: bem an­tes da apro­va­ção da atu­al Lei de Di­re­tri­zes e Ba­ses da Edu­ca­ção, em 1996, por­tan­to há mais de du­as dé­ca­das, já aler­tá­va­mos so­bre a ne­ces­si­da­de de mu­dan­ças pro­fun­das em sua es­tru­tu­ra, ou en­tão es­ta­ria fa­da­do ao fra­cas­so. E é is­so que es­ta­mos ve­ri­fi­can­do ago­ra, com a di­vul­ga­ção dos nú­me­ros re­fe­ren­tes a 2017 do Sa­eb (Sis­te­ma de Ava­li­a­ção da Edu­ca­ção Bá­si­ca) e do Ideb (Ín­di­ce de De­sen­vol­vi­men­to da Edu­ca­ção Bá­si­ca). A pon­to de o mi­nis­tro da Edu­ca­ção, Ros­sie­li So­a­res da Sil­va, de­sa­len­ta­do, dar o di­ag­nós­ti­co fa­tí­di­co: “O en­si­no mé­dio es­tá fa­li­do”.

Os re­sul­ta­dos da pro­va de 2017 do Sa­eb re­al­men­te são pre­o­cu­pan­tes: 70,5% dos alu­nos do en­si­no mé­dio têm ní­vel in­su­fi­ci­en­te de pro­fi­ci­ên­cia em lín­gua por­tu­gue­sa. Se­gun­do a pes­qui­sa, eles são in­ca­pa­zes de exe­cu­tar ta­re­fas sim­ples, co­mo “lo­ca­li­zar in­for­ma­ções em in­fo­grá­fi­cos, re­por­ta­gens, crô­ni­cas e ar­ti­gos”, e tam­bém têm di­fi­cul­da­des de “re­co­nhe­cer a re­la­ção de cau­sa e con­se­quên­cia em pia­das e frag­men­tos de ro­man­ce”. Em re­la­ção à ma­te­má­ti­ca, a de­fi­ci­ên­cia nes­te ní­vel é ain­da mai­or: 71,67% dos alu­nos não são ca­pa­zes de re­sol­ver ques­tões que uti­li­zam a pro­por­ci­o­na­li­da­de ou pro­ble­mas de con­ta­gem com uso do prin­cí­pio mul­ti­pli­ca­ti­vo.

Sa­in­do da zo­na crí­ti­ca do Sa­eb, en­con­tram-se ou­tros dois pa­ta­ma­res que me­dem a pro­fi­ci­ên­cia dos alu­nos. No seg­men­to in­ter­me­di­á­rio (cha­ma­do de ‘bá­si­co’), es­tão 27,5% dos es­tu­dan­tes em lín­gua por­tu­gue­sa, e 23,81%, em ma­te­má­ti­ca. Já aci­ma da mé­dia (cha­ma­do de ‘avan­ça­do’), ape­nas 1,64%, em lín­gua por­tu­gue­sa, e 4,52%, em ma­te­má­ti­ca. Em ter­mos ge­o­grá­fi­cos, ape­nas qua­tro das 27 re­des es­ta­du­ais de en­si­no do pa­ís con­se­gui­ram avan­ço de apren­di­za­gem nas du­as ma­té­rias, nos úl­ti­mos 11 anos: Es­pí­ri­to San­to, Go­i­ás, Per­nam­bu­co e Ser­gi­pe. Is­so é pou­co pa­ra um pa­ís que pre­ten­de atin­gir ní­veis de de­sen­vol­vi­men­to se­me­lhan­tes aos dos paí­ses de­sen­vol­vi­dos. O ca­mi­nho pa­ra se che­gar a es­te ob­je­ti­vo de­ve ser lon­go.

Os nú­me­ros do Ideb (Ín­di­ce de De­sen­vol­vi­men­to da Edu­ca­ção Bá­si­ca), re­fe­ren­tes ao ano pas­sa­do, tam­bém de­cep­cio­na­ram. A mé­dia na­ci­o­nal foi de 3,8 pon­tos (avan­ço de ape­nas 0,1%), e ne­nhum es­ta­do con­se­guiu atin­gir a me­ta pre­vis­ta (ín­di­ce de 4,7). E pa­ra pi­o­rar, cin­co es­ta­dos – Rio de Ja­nei­ro, Ba­hia, Ama­zo­nas, Ama­pá e Ro­rai­ma – con­se­gui­ram a pro­e­za de di­mi­nu­ir o re­sul­ta­do em re­la­ção ao Ideb de 2015. O es­ta­do do Es­pí­ri­to San­to apre­sen­tou o me­lhor de­sem­pe­nho no pa­ís, com o ín­di­ce de 4,4, mas mes­mo as­sim não con­se­guiu al­can­çar a sua me­ta, que era de 5,1. Lem­bra­mos que o en­si­no mé­dio é ofe­re­ci­do em 28,6 mil es­co­las no Bra­sil, re­pre­sen­tan­do um to­tal de 7,9 mi­lhões de ma­trí­cu­las, das qua­is 6,7 mi­lhões são da re­de es­ta­du­al (84,8%). Ou se­ja: o en­si­no mé­dio é pre­do­mi­nan­te­men­te de res­pon­sa­bi­li­da­de dos go­ver­nos es­ta­du­ais e do Dis­tri­to Fe­de­ral. Já a re­de pri­va­da, que par­ti­ci­pa com 12,2% das ma­trí­cu­las, ob­te­ve um de­sem­pe­nho 2,3 pon­tos su­pe­ri­or ao ob­ti­do pe­la re­de es­ta­du­al, ou se­ja, Ideb igual a 5,8 con­tra 3,5 da re­de es­ta­du­al.

Di­an­te des­se tris­te qua­dro, o que fa­zer pa­ra pro­mo­ver as mu­dan­ças ne­ces­sá­rias que le­vem ao en­si­no mé­dio o grau de ex­ce­lên­cia que ele me­re­ce? Se­rá que a apro­va­ção do tex­to da Ba­se Na­ci­o­nal Co­mum Cur­ri­cu­lar (BNCC) pa­ra es­se seg­men­to, no Con­se­lho Na­ci­o­nal de Edu­ca­ção, vai aju­dar a me­lho­rar o de­sem­pe­nho dos alu­nos? São ques­tões que pre­ci­sam de res­pos­tas ur­gen­tes. Só nos res­ta aguar­dar os pró­xi­mos ca­pí­tu­los des­se fil­me, que es­tá mais pa­re­cen­do um dra­ma.

 

(Ar­nal­do Niski­er, da Aca­de­mia Bra­si­lei­ra de Le­tras  e pre­si­den­te do Ciee-RJ)

 


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