Renascendo no Rima
Redação DM
Publicado em 30 de outubro de 2016 às 00:49 | Atualizado há 1 anoFalando mais uma vez de expressões reais da periferia que vão além de entretenimento para a alta classe e vista apenas com exotismo, existe a resistência do rap goiano. Pra quem não conhece, apresento a galera do Fênix direto da Nova Cidade em Aparecida de Goiânia. O lugar do rap são os corações e mentes da periferia e também os de quem sabe apreciar o real valor desse som.
O Fênix é um moleque do rap, está no começo da sua estrada, mas é mais um nome para dar peso a cena goiana que cresce em velocidade de bala. Rodrigo Rocha e Cassiano Gueto são a banca que formam o grupo.
O DM bateu um papo com o idealizador do Fênix, Cassiano Gueto, que contou sobre a cena e sua trajetória. “Eu sou de Aparecida de Goiânia, vulgo Apgo, do Nova Cidade. A cena daqui foi a que eu sempre me espelhei. Os mc’s que eu mais admiro moram aqui perto. É uma cena forte”.
para a galera mais jovem ligada ao rap não necessita ir longe para encontrar influências, o cenário daqui de extrema qualidade oferece muitos nomes: “Os sons goianos que eu curto, que eu sempre escutei foi Dinastia, Relato Sangrento, Desarme, Thiago Bizzy foram os grupos daqui da quebrada mesmo que mais me influenciaram” conta Cassiano.
Cassiano relata como foi sua entrada no rap assim como muitos através de um sarau. “Entrei em contato com o rap em 2014, aqui mesmo no meu bairro no Nova Cidade. Uns amigos organizaram um sarau “Sarau Rimando Poesia” e até então eu não fazia rap. Me identifiquei muito, achei bonito aquilo ali e comecei a escrever”.
Cassiano lembra o peso que o rap oferece na vida na periferia: “A importância do rap na minha vida foi a maior possível. Nossa foi bom demais, mudou minha vida, é uma coisa que liberta mesmo. pra periferia a importância é muito grande e eu sou a prova disso, ele resgatarás. Ao invés da pessoa estar ali fazendo coisa errada está atrás de o um beat, de um amigo pra fazer uma roda, fazer um improviso. Eu mesmo comecei assim, com improviso em um sarau, meio que na brincadeira”.
“Os assuntos que eu costumo abordar não é nem tanto protesto. São letras mais pessoais que falam da minha vivência. Mas eu não tenho uma linha temática” ele informa sobre do que se tratam suas rimas.
Cassiano Gueto já lançou alguns sons, tanto solo como em parcerias com o Tese Rap e seu grupo Fênix: “Eu solo, como Cassiano Gueto eu gravei cinco músicas. A primeira foi Verdade nos Versos, a segunda foi Eu Nunca Desisti com participação do Daniel do Tese Rap, a terceira Pronto Pra Lutar, depois Inspiração e Tempo de Sonhar com participação do Bial da banda Sancral. Depois eu fiz umas participação com o Tese Rap, foi o primeiro som deles e chamaram a mim e o Bruno um cara que já tem história no rap”.
O Fênix lançou em sua curta estrada o single e clipe de “Só Briza e paz”. “O grupo nasceu da coligação entre eu e o Rodrigo Rocha em agosto deste ano. Foi uma idéia minha, convidei ele e começamos a compor juntos e lançamos o primeiro clipe que foi Só Briza e az”. Ele continua falando sobre a linha que segue o Fênix “Nossa linha é o underground, mesmo escutando um som mais pesado, mais de protesto. Eu sempre admirei eles mas não era bem o que eu queria fazer, eu queria desenvolver algo diferente.
