João Gomes abre 9,2 pontos de vantagem sobre Órion em Anápolis
Redação DM
Publicado em 29 de outubro de 2016 às 20:33 | Atualizado há 2 anos
Vira-vira-virou em Anápolis: o prefeito João Gomes (PT) abriu 9,2% de vantagem sobre o candidato Roberto do Órion (PTB). Gomes terminou o primeiro turno à frente com 29,92% contra 21,56% de Órion. Na primeira semana do primeiro turno, as pesquisas mostraram uma aproximação entre os candidatos, num empate técnico tendo Gomes com 37,5% e Órion com 37,3%, dentro da margem de erro. A partir da segunda semana o prefeito reagiu, chegando a 40,2%, e o seu adversário oscilou para baixo, com 37,1%. Nesta reta final, no entanto, João Gomes descolou do adversário e abre vantagem acima da margem de erro que é de 3,5% para mais ou para menos. João Gomes tem 40,2% e Roberto do Órion perdeu 3,7% e caiu para 33,4%. Os eleitores que podem anular o voto somam 13,2%, os indecisos, 11,1% e o voto em branco, 1,3%.
Na espontânea, João Gomes aparece com 37,1%, Roberto do Órion tem 31,5%, o que representa uma vantagem de 5,6% para o petista. Os eleitores que podem votar nulo chegam a 19,46%, indecisos, 10,6% e voto em branco, 1,3%.
Um fator chama atenção: o aumento da rejeição do candidato Roberto do Órion: 26,4% dos entrevistados afirmam que não votam nele de jeito nenhum; João Gomes tem 24,6%; outros 26,6% declararam que não rejeitam nenhum dos dois candidatos, 12% não souberam responder e 10,4% rejeitam todos, porcentual que equivale àqueles que pretendem anular o voto.
Comparação de projetos
Era natural que a candidatura de Roberto do Órion (PTB) experimentasse crescimento, uma vez que a soma dos adversários do primeiro turno totalizava 47,25%, sendo 15,26% de Pedro Canedo (DEM), 13,03% de Valeriano (PSC), 10,97% do deputado Carlos Antônio (PSDB) e 7,99% de José de Lima (PV). O que fez os votos dos eleitores anapolinos migrarem neste segundo turno para João Gomes (PT) e não para Roberto do Órion? A comparação dos projetos.
O ex-prefeito e vereador eleito Antônio Roberto Gomide (PT) tem um papel muito importante na consolidação da vitória de João Gomes. Nas suas conversas diárias com o eleitor nas ruas e nos programas do horário eleitoral, Gomide tem pedido uma reflexão aos anapolinos, para que não façam uma aposta no escuro, como ocorreu em outras eleições, e o povo de Anápolis pagou o preço.
Num dos vídeos na página oficial da campanha, Gomide comenta: “A cidade não pode pagar o preço destes erros. Não faz sentido sacrificar a nossa cidade por uma guerra que não é daqui. Nestes oito anos foram mais de cem bairros asfaltados, construímos e melhoramos mais 50 unidades de saúde, mais de 23 creches foram construídas, três viadutos, restaurante popular na Vila Jaiara, quatro parques ambientais, mais de sete mil novas moradias, a maior UPA do Centro-Oeste, além da dignidade do servidor público e a valorização dos nossos professores. Este é o nosso legado. São realizações que trouxeram um saldo de qualidade de vida e mudaram a cara de nossa cidade. Anápolis precisa continuar no rumo certo. O prefeito João Gomes deu continuidade a este processo. Ele é a garantia de que estas obras que estão em andamento serão concluídas”, reforça Gomide.
O segundo turno é para isto, para o eleitor comparar propostas e ideias dos candidatos. Ao que tudo indica, em Anápolis, João Gomes está levando vantagem.
Metodologia e registro
O Instituto Voga é um dos mais tradicionais de Anápolis e foi às ruas entre os dias 9 a 20 de outubro. Foram entrevistados 1.000 eleitores, a margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos e o nível de confiança de 95%. A pesquisa, realizada pelo próprio Voga Pesquisas e Comunicação M.E, foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número GO – 06515/2016.