Opinião

“É preciso mudar”

Diário da Manhã

Publicado em 21 de outubro de 2016 às 01:01 | Atualizado há 9 anos

“Dizeis: darei só aos que precisam. Mas os vossos pomares não dizem assim; dão para continuar a viver, pois reter é perecer.”

(Khalil Gibran)

 

Sim, só o homem muda e só Deus é a novidade, e chegamos a descobrir essa grandeza quando nosso ser se transforma e se encontra com sua verdadeira essência.

Sim, só o homem muda e mudará as coisas, mas para que se dê isto seria bom para nós que voltássemos aos ensinamentos dos Padres da Igreja, que nos falam sobre a Metania, como objetivo final de todo o ser humano. O que é a metania? Ela é a mudança do ser, etimologicamente provem do grego: Meta significa mudar e Nous significa ser, ou seja, mudar o ser da pessoa de dentro para fora. Enquanto não se der essa situação, as coisas externas nunca mudarão. Pois a metania é uma conversão do coração, cura do coração. Em síntese o mundo e as estruturas corruptas se transformam quando o homem volta à sua origem, que é estar em comunhão com Deus, com a natureza e com os demais seres da terra. Não existem mudanças mágicas, elas são frutos de um trabalho e esforço interior. E as coisas, como disse sua etimologia (metania) só se mudam de dentro para foram e não ao contrário.

São João Crisóstomo disse que “a negligência e o desespero se opõe radicalmente ao processo de mudança e conversão, se alguma dessas invade a pessoa, esta será irrecuperável”.

Então, o que se tem que fazer sempre é procurar quais são as razões que impedem o ser humano de encontrar essa mudança, e quais seriam as virtudes que nos ajudariam a alcançar a mesma.

Para São João Crisóstomo um dos passos essenciais é fazer um bom diagnóstico e reconhecer nossa culpa, nosso erro, e ter a humildade para observar qual é nossa condição e quais os nossos limites. Um exemplo de humildade nós vemos na história do Fariseu e do Publicano (Luc. 18:9-14). Aqui as palavras do Publicano venceram a hipocrisia das obras do Fariseu, pois as palavras do Publicano nasceram do seu coração, e sua confissão não era outra coisa do que a aceitação perante Deus de sua própria realidade.

Outra virtude importante que é preciso trabalhar internamente é a generosidade de coração, dar sem especular. A esmola, como disse São João Crisóstomo, é a rainha das virtudes e nossa advogada, pois perante ela os pobres, os necessitados, e os que a recebem são nossos melhores testemunhos. Dar é não só oferecer dinheiro ou algo material, mas ouvir, visitar e acompanhar a todo aquele que precisa de nós. “Dizeis: darei só aos que precisam. Mas os vossos pomares não dizem assim; dão para continuar a viver, pois reter é perecer”. (Khalil Gibran).

Outras duas virtudes que nos fazem ficar mais perto do Senhor e do próximo é a oração constante e o jejum. Por meio da oração falamos com o Senhor e rezamos pelo mundo e cada um de nós, através dela, faremos de nossa intenção uma sinergia, é dizer uma unidade. E por meio do jejum educamos nossos corpos e nossas almas, fortalecemos o espírito. O jejum transforma os homens em anjos e os leva ao cume da sabedoria. A abstinência de algo que queremos e gostamos, nos leva a querer estar mais perto Deus e do próximo.

Sim, só o homem muda, mais para que mude precisamos que primeiro ele volte a si mesmo, com um olhar no seu interior de maneira contínua e revitalizadora, e assim poderemos fazer um mundo melhor, que é possível. Mas primeiro o primeiro: “Tua conversão.”

No começo destas palavras eu falei que Deus é a novidade, Deus se fez homem para que o homem seja Deus. Os homens depois da caída no pecado entraram na corrupção, na mentira, na inveja, e Deus para mostrar-nos o caminho de como mudar e começar uma vida nova tomou uma condição humana. “E isto é a única novidade no mundo, (como disse São João Damasceno), que Deus se fez homem.”

Sim, a mudança é possível, e com Deus mais.

 

(Padre Rafael Javier Magul, pároco da Igreja São Nicolau de Goiânia e São João Batista de Ipameri-GO, Igreja Católica Apostólica Ortodoxa de Antioquia – [email protected], WWW.igrejasaonicolau.com.br)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias