Cotidiano

Turismo debate agenda do setor com parlamentares e secretários

Redação DM

Publicado em 14 de outubro de 2016 às 02:05 | Atualizado há 10 anos

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, se reuniu com o presidente da Comissão de Turismo na Câmara e da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, Herculano Passos, para tratar dos projetos do setor em tramitação no Congresso Nacional. Na pauta, as ações necessárias para destravar gargalos e permitir o desenvolvimento do setor.

“O apoio do Congresso é fundamental para trabalharmos de maneira propositiva e colaborativa, dialogando constantemente para construirmos as pautas necessárias para o desenvolvimento do Turismo”, afirmou o ministro.

Herculano Passos destacou a isenção de vistos em caráter excepcional para viajantes dos EUA, Canadá, Japão e Austrália no período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, como uma vitória importante do turismo em 2016.

Dos mais de 156 mil estrangeiros dessas quatro nacionalidades que entraram no Brasil entre 1 de junho e 12 de setembro, 75% (117,09 mil) afirmaram que usaram a dispensa do visto. Pelas estimativas do Ministério do Turismo, a economia nacional faturou US$ 142.1 milhões com estes turistas.

Impactos

“Se conseguirmos estender por um período maior ou torná-la permanente teremos impactos ainda mais positivos na economia”, comentou o ministro. “Vamos discutir a pauta com todos os envolvidos, como o Ministério da Justiça e o Ministério das Relações Exteriores, que têm trabalhado no visto eletrônico, uma medida importante de facilitação de viagens”, concluiu Marx Beltrão.

Uma das parlamentares ativas na defesa do segmento, a deputada federal Magda Mofatto tem reafirmado que é preciso interiorizar ações públicas para alavancar o turismo nos estados.

A deputada afirmou que o turismo passou a ser um segmento a economia e que depende de criatividade dos gestores e investimento. “É através do turismo que o Brasil conseguirá sair da crise. E a melhor saída é potencializar e profissionalizar o segmento”.

 

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia