Cotidiano

Cavalcante recebe workshop sobre abordagem de crianças vítimas de abuso sexual

Redação DM

Publicado em 13 de outubro de 2016 às 01:42 | Atualizado há 9 anos

Com o objetivo de orientar operadores do Direito (juízes, promotores e delegados) sobre a abordagem e a oitiva de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, foi realizado na última sexta-feira (7/10) o workshop Crimes Sexuais Contra Crianças e Adolescentes: Reflexões e Abordagem, em Cavalcante.

O curso, viabilizado pela assinatura de termo de cooperação técnica, é uma parceria entre Ministério Público de Goiás, Tribunal de Justiça e Polícia Civil.

Em Cavalcante, o curso, ministrado por integrantes da Secretaria Interprofissional Forense da Corregedoria-Geral de Justiça de Goiás, abordou a melhor forma de tratar a criança ou o adolescente vítima de abuso, avaliando os tipos de pergunta, conceitos, condução de entrevistas, revitimização ou vitimização secundária e falsas memórias. A escolha do município foi, inclusive, motivada pelo grande número de casos de abusos sexuais registrados e divulgados pela mídia nacional.

Na oportunidade, a promotora Karina D’Abruzzo, que coordena o Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do MP-GO, apontou o abuso sexual como um dos problemas mais sérios do País, sendo um dos temas de maior desafio para os operadores de Direito. Já a psicóloga Ana Paula Xavier, uma das responsáveis por aplicar o workshop, ressaltou que pensar o tratamento da criança vítima é fundamental para obtenção do relato fidedigno, já que, na maioria dos casos, não há evidências físicas.

Estiveram presentes no workshop a promotora de Justiça da comarca, Úrsula Catarina Fernandes da Silva Pinto; o juiz Lucas de Mendonça Lagares; a juíza auxiliar da CGJ, Maria Socorro Sousa Afonso da Silva; além de delegados, magistrados e conselheiros tutelares.

CALDAS NOVAS

Além do município, as cidades de Caldas Novas, Itumbiara, Luziânia, Rio Verde, Uruaçu, Goiás e Iporá já receberam a oficina. A ideia surgiu de uma demanda apresentada pelas Promotorias de Jataí na realização de uma abordagem adequada às vítimas de abuso sexual infantojuvenil, tendo a cidade recebido o projeto-piloto em maio deste ano. Desde então, equipes do Tribunal de Justiça e da Coordenação de Apoio Técnico Pericial (Catep) do MP alternam-se na aplicação da capacitação. A próxima está marcada para o final de novembro, em Goiânia.

 

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias