Cultura

Histórias pelo caminho

Redação DM

Publicado em 4 de outubro de 2016 às 02:02 | Atualizado há 7 meses

  • Em evento no Palácio das Esmeraldas, chega ao público o livro O Caminho dos Passantes

Amanhã tem lançamento do livro O Caminho dos Passantes, inaugurando para o público mais um nome da crescente literatura goiana, C.J. Oliveira. O autor contou que escreve há muitos anos e exercia essa atividade como um hobbie, mas agora tornou-se uma parte de maior comprometimento em sua vida. O lançamento acontece às 20h desta quarta-feira, dia 5, no Palácio das Esmeraldas. O livro foi realizado com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Carlindomar José de Oliveira nasceu em 1968, na cidade de Goiânia. C.J. se dedica a dois campos: Engenharia Civil e Literatura. Contista por excelência, recentemente recebeu o 22° Prêmio Sesi de Arte e Criatividade em 2015 e o Prêmio Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos também no ano passado, no gênero épico com o livro de contos Ciclos do Vento. Este último título ainda aguarda sua edição em data oportuna.

O autor fala sobre a temática de sua produção literária. O primeiro e mais extenso conto do livro, intitulado Tocaia, ambienta-se no interior e de acordo com o escritor foi uma história real a qual ele tomou conhecimento e decidiu transcrevê-la para a literatura. Apesar de abordar alguns elementos regionais, C.J. afirma: “Não me defino como um escritor regionalista. Meus contos são universais. Eles passam pelo cotidiano, realismo fantástico, alegorias.”

C.J conta que o nome do livro é bem sugestivo quanto ao seu conteúdo. O caminho, parte do título, é a própria vida e os passantes são as pessoas e suas histórias. É um livro de contos que trata do cotidiano das pessoas. São histórias de ficção que, acima de tudo, fazem parte da vida.

As histórias são diversas e passeiam por muitos caminhos, como um crime que acontece a partir da estupidez de dois homens. A saga de uma família goiana com a morte de seu patriarca. Uma família pobre retirante da própria cidade em que vive. Uma caçada inesquecível. Um homem que adivinhava. Um casal que se separa depois de 20 anos de convívio. Um engenheiro civil em plena África diante do medo. Uma criança em plena transformação. Uma nave de outro mundo realmente surpresa. Um morto em plena rua que a cidade ignora. Uma mulher estranhíssima que na infância do autor virou lenda. O pianista que sumiu do bairro.

Um homem solitário que apenas cabe em si mesmo. Um edifício chiquérrimo em ruínas. A casa, a qual todos pertencemos. O retorno ao outro mundo. E aquela terrível visão na noite, caminho onde, de repente, se descobre que os passantes dessas tramas, verdadeiras ou não, somos nós mesmos. Um convite à leitura e ao entretenimento.

A crítica literária, graduada em Letras, Paola Santiago, escreveu as seguintes palavras sobre O Caminho dos Passante: “Numa escrita inteligente, clara e com períodos curtos, os contos de C.J. Oliveira proporcionam a nós, leitores, um delicioso e instigante encontro com personagens inesquecíveis, vivendo diversas situações num emaranhado universo de relacionamentos intrigantes, realidade fantástica, aventuras regionalistas e inúmeras descobertas. É sem dúvida um convite à leitura.

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia