Cultura

Guloseimas literárias

Redação DM

Publicado em 1 de outubro de 2016 às 02:43 | Atualizado há 7 meses

A frase de que os livros são alimento para alma é quase um clássico, de tão usada. Porém, verdadeira. E foi influenciado por ela que um projeto de incentivo à leitura e troca de conhecimentos nasceu. Este é o chamado Gelateratura, que estimula a arrecadação e distribuição de obras literárias utilizando-se de simbólicas carcaças de geladeiras customizadas.

A Gelateratura promete distribuir geladeiras coloridas e recheadas de livros por toda cidade. E para isso vai acontecer em várias fases. A primeira, a de arrecadação, aliás, já começou. Uma geladeira para arrecadação de livros está instalada no Bar e Restaurante Merkadão Paulista.

A palestra “Português Para Desesperados”, cujo mote tem tudo a ver com a temática do projeto – e que acontece sábado que vem, dia 8, no Mercure Hotel –, também vai funcionar como sede de doações de livros, para preencher a geladeira colorida do projeto.

Tal palestra, que é organizada pela produtora de eventos Anna Barros, vai contar com a participação da blogueira e professora carioca Carol Mendonça, que faz sucesso com dicas de português, postadas no seu blog, também chamado “Português Para Desesperados”. “A intenção é conseguirmos doações de livros antes e durante a palestra. Esse é um projeto super bacana, que irá incentivar a troca de conhecimento”, explica Anna Barros.

Cultura da solidariedade

Após a palestra, as obras arrecadadas serão doadas ao projeto Gelateratura, que, em seguida, irá ganhar as ruas de Goiânia recheado de livros e em grande estilo, pois as carcaças do eletrodoméstico (que foram encontradas na rua, doadas pela comunidade) passaram por um processo de customização, sendo devidamente pintadas e ornadas.

Os locais de instalação vão possuir um responsável pela Gelateratura, que será nomeado pela equipe do projeto, e receberá um certificado de apadrinhamento, tornando-se o contato direto entre a equipe e a geladeira instalada. O padrinho será responsável por cuidar da geladeira, fechá-la em caso de chuva, informar à equipe a quantidade de livros disponíveis e se as pessoas estão, de fato, fazendo uso da Gelateratura.

Então, quem deparar-se com alguma dessas geladeiras vai poder abri-la e deliciar-se, sem medo ou custos. O intuito é incentivar a leitura e promover a troca de conhecimento de forma convidativa, criativa e lúdica. Outro objetivo é estimular hábitos solidários, que proporcionem a melhoria da cidade, por meio da “cultura do cuidar”. Os livros são gratuitos e a proposta é que as pessoas levem eles para casa, troquem e doem os que não utilizam mais.

“Visto que o indivíduo é um produto da cultura, da sociedade e das próprias experiências, queremos potencializar ações coletivas em prol da comunidade, que provoquem reflexões de uma forma criativa, divertida e diferenciada”, afirma Anna.

E não se pode esquecer ainda que as Gelateraturas também são uma prática ambiental de reaproveitamento de resíduos. De acordo com a organização, os eletrodomésticos que fazem parte da iniciativa são recolhidos em desuso (são encontrados no lixo ou doados pelo CataTreco/Comurg e customizados). Assim, o projeto também contribui para a diminuição dos resíduos sólidos na Capital.

Gelateratura – Português para Desesperados

Onde: Mercure Hotel (Av República do Líbano, 1613, St. Oeste, Goiânia)

Quando: 8 de outubro, de 13h às 17h

Inscrição: annabarroseventos.com.br

Quanto: R$ 75 + a doação de um livro literário novo ou usado (serão doados para o projeto Gelateratura)

Informações: (62) 3941-5774 / 3941-5776 / 98205-5852

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia