Cultura

O Monge e o Aposentado

Redação DM

Publicado em 1 de outubro de 2016 às 02:42 | Atualizado há 7 meses

Nas palavras do Purushatraya Swami, “um encontro casual entre dois velhos amigos na Rua do Rosário, no centro do Rio de Janeiro, foi o estopim que desencadeou uma torrente de temas que se estendeu por cinco longas seções de conversas”. Ficção ou autobiografia? Segundo ele, um pouquinho de autobiografia e um montão de ficção. O encontro factual, que durou nada mais do que cinco ou seis minutos, foi o suficiente para inspirar cinco capítulos de uma conversa fictícia entre dois personagens já avançados em idade que tinham estado separados por várias décadas.

O Monge e o Aposentado, como explica Swami aborda temas profundos numa conversa informal. Segundo o monge, dá sim para tratar de temas profundos numa conversa informal, isso quando existe afinidade, transparência, sintonia e harmonia. “Aliás, – argumenta o autor – a maior parte da vasta literatura dos Vedas transmite conhecimento transcendental através de diálogos. Em geral, esses diálogos acontecem entre um mestre pleno de sabedoria e um discípulo ávido por conhecimento. Neste caso, o conhecimento flui sem maiores contestações”.

Purushatraya Swami destaca que o mais notável dos diálogos védicos, narrados no famoso livro: “Bhagavad-gita”, foi entre dois amigos muito especiais, ocorrido nos instantes que antecederam uma encarniçada batalha. E continua o autor: “Um dos interlocutores, Arjuna, general e arqueiro insuperável, vivia momentos de crise existencial. Seu conselheiro foi Krishna, nada mais nada menos que uma personalidade divina atuando no mundo fenomenal. Desse diálogo, desvelaram-se segredos de conhecimento existencial”.

Diz o autor que, ao fim dos ensinamentos, Krishna inusitadamente dirige-se ao seu interlocutor mais ou menos assim: “O conhecimento essencial foi passado a ti. Agora, usa a prerrogativa de teu livre-arbítrio para discernir se deves fazer uso dele ou não”. E confirma: “No nosso (livro) O monge e o aposentado seguimos essa mesma linha”

 

História de vida

Purushatraya Swami nasceu no Rio de Janeiro em 1945. Cursou a Escola Naval e formou-se em Administração. Aos 24 anos, despertou interesse pelo pensamento oriental e em seis anos ingressou na vida monástica. Em 1985, na Índia, foi iniciado na ordem de vida renunciada sannyasa. Recebeu o título de Swami e o reconhecimento como mestre em bhakti-yoga.

Na Índia, dedicou-se por sete anos ao estudo e ensino de filosofias comparadas e Sânscrito. Hoje, reside novamente no Brasil, onde coordena um projeto espiritualista e ecológico em Paraty, Rio de Janeiro. Trata-se de um reconhecido palestrante com visitas a todos os continentes.

Lançado em 2013, seu primeiro livro, “Sanidade espiritual – reflexões do aqui e do porvir”, foi publicado pela editora Sankirtana Books, São Paulo. Ele reúne crônicas, artigos e ensaios, em linguagem de fácil compreensão para o público em geral que se interessa por reflexões filosóficas.

Esse mesmo público é o que Purushatraya Swami pretende alcançar novamente. “Tenho as melhores esperanças de que o livro agrade os leitores” – diz o autor.

A obra O Monge e o Aposentado, de Purushatraya Swami, tem 200 páginas reunidas em brochura e distribuídas em cinco capítulos. Além da Introdução, o Prefácio é assinado por Danvantary Swami, outro monge da mesma escola filosófica do autor. A publicação é do Instituto Paramatma, do Rio de Janeiro.

Livro O Monge e o Aposentado copy

 

Lançamento do livro: O Monge e o Aposentado

Autor: Purushatraya Swami

Edição: Instituto Paramatma, Rio de Janeiro, 2016

Número de páginas: 200

Data: 3 de outubro

Local: Dhyana Yoga & Spa

Endereço: Rua 1.128, 527, Setor Marista – Goiânia-GO

Horário: 19h

Mais informações: (62) 3241-4096 / 98109-8849

Entrada franca!

 

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia