“Provem uma só corrupção minha que irei a pé para ser preso”
Diário da Manhã
Publicado em 16 de setembro de 2016 às 02:17 | Atualizado há 9 anos- Ex-presidente denuncia golpe contra Dilma Rousseff e eleição indireta de Michel Temer
- Líder do PT acusa o MPF de construir uma mentira como enredo de novela para destruí-lo
- Denúncia está nas mãos do juiz Sérgio Moro e ex-operário metalúrgico corre risco de ser detido
- Sem provas, é acusado de ser “comandante máximo do esquema de corrupção instalado na Petrobras”
– Uma mentira como enredo de novela!
Assim o ex-presidente da República, por dois mandatos consecutivos, Luiz Inácio Lula da Silva [2003-2006 e 2007-2010] reagiu após ser denunciado pelo Ministério Público Federal [MPF] de Curitiba [PR] no âmbito da Operação Lava Jato.
– Provem uma corrupção minha que eu irei a pé para ser preso!
O ex-operário metalúrgico atacou o procurador da República Deltan Dallagnol. O operador do direito o acusou de ser o “comandante máximo do esquema de corrupção instalado na Petrobras”. Não custa lembrar: a Operação Lava Jato investiga as denúncias.
– Conquistei o direito de andar de cabeça erguida neste País.
O líder do PT, emocionado, diz que o aparato jurídico e policial do Estado teria construído uma mentira. “Eles construíram uma mentira, construíram uma inverdade, como se fosse um enredo de uma novela e está chegando o fim do prazo”, desabafa.
– Afinal de contas, já elegeram Michel Temer pela via indireta, com o golpe, já cassaram a Dilma Rousseff. Agora, precisa concluir a novela. Quem é o bandido e quem é o mocinho? Vamos agora dar o fecho, acabar com a vida política do Lula!
Fundador do PT e da Central Única dos Trabalhadores [CUT], eleito em 2002 e reeleito em 2006, ele é acusado de ter suposta-mente cometido crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso que envolve um tríplex em Guarujá [SP], no litoral.
A ação chegou às mãos do juiz federal de Curitiba, Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância. Ele tem até 19 de setembro de 2016 para decidir se aceita ou não a denúncia.
Caso aceite, Lula se tornará réu pela segunda vez na Operação Lava Jato. Também foram denunciados pelo MPF: a ex-primeira-dama Marisa Letícia, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, o empresário da empreiteira OAS José Aldemário Filho.
-Além de mais quatro pessoas.
O ex-torneiro mecânico, que construiu o maior partido de esquerda da América Latina, fundado em 10 de fevereiro de 1980, pode ser preso. Em qualquer estágio do processo. Para garantir a ordem pública e impedir que atrapalhe as investigações.
Apesar disso, a Constituição determina que a prisão é uma medida de exceção e não uma regra. Presidente nacional do PT, o deputado estadual Rui Falcão denuncia suposto grotesco “espetáculo mídiático” operacionalizado pelo Ministério Público.
Com a voz embargada, Lula discursou e apontou que ele e o PT são atacados pelo sucesso de seus governos. “Nós tiramos da sala o tapete que escondia a corrupção deste País. Isso vale para o PT e para qualquer partido político”, dispara o dirigente
– Sou vítima de um momento de indignação. Sinceramente, nunca pensei em passar por isso. Convocaram uma coletiva para mostrar o crime que o Lula cometeu. Será que eu tenho uma doença de esquecimento?, indagou o ex-presidente da República.
Irritado com a acusação, sem provas, do Ministério Público Federal, ele também questionou o suposto uso de dinheiro público para convocar uma coletiva de imprensa em um hotel e não apresentar indícios, provas substanciais, contra ele.
– Como você convoca uma coletiva, gastando dinheiro público, montando uma estrutura para apresentar a prova de um crime e dizem: “eu não tenho prova, mas tenho convicção”.
O líder socialdemocrata se comparou a Juscelino Kubistcheck. Presidente da República eleito e que enfrentou tentativa de golpe na revolta de Aragarças, em 1956, lançou o Plano de Metas, 50 anos em 5, acabou cassado em 1964 e morto em 1976.
A morte de JK teria sido assassinato político. É o que aponta a Comissão da Verdade, Memória e Justiça de São Paulo. Ele integrou a Frente Ampla, com João Goulart, que morreu misterio-samente, em dezembro de 1976, e Carlos Lacerda, morto em 1977.
– Não tenho perfil para adotar gestos extremos!
Ele se referia a Getúlio Vargas, que, acuado pelos grandes conglomerados de comunicação, sitiado pelo Congresso Nacional, pressionado pelo capital, suicidou-se, às 8h30, do dia 24 de agosto de 1954, no Palácio do Catete, Rio de Janeiro [RJ].
Como também ao presidente da República derrubado por fardados e civis em 1º de abril de 1964, João Belchior Goulart, que deixou o Brasil e partiu, como Leonel Brizola, para o exílio, no Uruguai, dias após a consolidação no poder pelos golpistas.
O dirigente exorcizou o chamado “engavetador-geral da União” Geraldo Brindeiro. Mais: afirma que fortaleceu e deu autonomia ao MPF e à Polícia Federal. Assim como registra que passou a acatar a indicação do MPF para a Procuradoria-Geral da União.
– O meu governo retirou o tapete que escondia a corrupção no Brasil. (…) Mas a lógica, hoje, não são os autos do processo judicial, mas as manchetes!
Luiz Inácio Lula da Silva já admite disputar as eleições presidenciais de 2018. Pesquisa Datafolha mostra que o petista lidera a corrida. Ele concorreu em 1989, 1994 e 1998 e perdeu. Ganhou em 2002, 2006 e elegeu e reelegeu Dilma Rousseff em 2010 e 2014.
– Vão ter que disputar comigo nas urnas!
[Com UOL, Estadão, G1, Brasil247.com. Portal Vermelho]
[box title=”CRONOLOGIA”]
1980 É fundado o PT, em 10 de fevereiro
1982 Lula disputa o Governo de São Paulo
1985 PT decide boicotar o Colégio Eleitoral
1986 Lula é eleito deputado federal pelo PT
1989 O PT, com Lula, perde eleição presidencial
1992 Impeachment de Fernando Collor de Mello
1993 PT recusa participação no Governo Itamar Franco
1994 Plano Real derrota o PT nas urnas
1997 FHC, escândalo da reeleição e privataria
1998 Nova derrota de Lula
2002 Em lua-de-mel com o Brasil, é eleito presidente
2005 Ensaio geral do golpe de 2016: mensalão
2006 É reeleito à Presidência da República
2010 Com 87% de aprovação, ele elege Dilma Rousseff
2014 Marta Suplicy ensaia o Volta, Lula, mas Dilma é reeleita
2015 Eduardo Cunha é eleito presidente da Câmara Federal
2016
17 de abril – Câmara dos Deputados acolhe impeachment
31 de agosto – Senado consolida o golpe de Estado
12 de setembro – Eduardo Cunha é cassado
14 de setembro – MPF oferece denúncia contra Lula
15 de setembro – Lula denuncia complô e ataca MPF
Fonte: Diário da Manhã.[/box]