Cotidiano

O poder das loiras

Diário da Manhã

Publicado em 1 de setembro de 2016 às 02:07 | Atualizado há 9 anos

Não há mulher que não se preocupe em maior ou menor grau com o seu cabelo, afinal, ele reflete diretamente em sua autoestima e autoconfiança. O cabelo, para elas, é muito mais do que mais uma parte do corpo, pois revela personalidade, denuncia o grau de vaidade, reflete sensualidade, além de criar uma identidade própria.

Muitas vezes, o cabelo se torna o termômetro do humor delas e válvula de escape que reflete mudanças na vida. Afinal, qual mulher, após sair de um emprego ou terminar um relacionamento, nunca pensou em fazer uma mudança radical nas madeixas?

E os cuidados com as mechas vão muito além da higiene básica. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o mercado de produtos para cabelos, impulsionado pelas categorias de condicionadores, colorantes e xampu, registrou um faturamento de R$ 21,2 bilhões em 2014, um crescimento de 11% comparado com o ano anterior.

O queridinho delas

Mas qual é o tom de cabelo favorito delas? Pela quantidade de mulheres que lotam os salões buscando clarear, fazer luzes, ombré, californianas, mechas, ou ficar totalmente platinadas, o loiro, em seus diversos tons, parece ser o queridinho do público feminino.

Alessandra Vieira Ramos, cabeleireira especialista em loiros, em entrevista ao Diário da Manhã, defende que, na maioria das vezes, uma mulher se torna loira para dar um “up” na autoestima. “Em qualquer lugar que você esteja e chegue uma morena, uma ruiva e uma loira, as pessoas olham instintivamente para a loira primeiro, mesmo que ela não seja a mais bonita. E isso contribui para aumentar a autoestima dela”, argumenta ela.

Para a cabeleireira, uma mulher quando decide ficar loira normalmente brigou ou terminou com o parceiro ou está iniciando um ciclo novo em sua vida, sendo ele pessoal ou profissional. “Quando uma mulher começa a dar sardas, manchas e olheiras na pele e o cabelo dela é preto, as marcas no rosto se destacam mais, porque o fundo é escuro. Já nas loiras, essas marcas aparecem menos. Quando as mulheres começam a ficar com os cabelos brancos, a maioria delas também opta por fazer luzes loiras, para disfarçar também. Por isso que dizem que a mulher não fica velha, ela fica loira”, esclarece Alessandra.

Uma vez loira sempre loira?

Dizem que ser loira vicia. Ananda Mariana, 26, defende esse ponto de vista. “Eu comecei com ombre hair, fiz umas poucas luzes, quando eu vi estava loiríssima! Amo meu cabelo assim, é difícil, gasta muita grana, mais enquanto meu cabelo aguentar e for saudável, ficarei loira! E fora o charme do loiro, não desmerecendo as demais cores de cabelo, é claro”, expõe ela.

Letícia Brandão, 29, tem posicionamento parecido: “Eu amo ser loira! A escolha foi de repente, aproveitei as pontas loiras naturais do meu cabelo e resolvi ser loira por completo. Gostei tanto que não há nem previsão de voltar a ser morena. Quer dizer… voltarei a ser morena novamente se eu tiver mais filhos e a médica não liberar tonalizar”, revela.

Já a design Ana Júlia Ferreira, 26, após passar por todas as cores de cabelo possíveis, se encontrou no loiro. “Essa foi a cor que eu usei que mais chamou atenção, tanto de homens quanto de mulheres. Muitos agora me chamam de loirinha (o que me faz rir bastante), e muitas mulheres me perguntam produtos e como eu mantenho os cabelos hidratados com tanta química. Pelo fato de meu cabelo ser cortado em estilo pixie, chama mais a atenção ainda, mas ninguém me tratou de forma negativa até hoje. Minha autoestima sempre melhora quando eu mudo a cor do cabelo, porque isso é uma coisa que eu amo”, revela ela.

A cabeleireira Alessandra Vieira concorda que há algo viciante nisso de ser loira. “Quando uma mulher opta por ficar loira, ela pode até escurecer o cabelo novamente por algum motivo, como crise financeira (porque ser loira não é barato), ou por algum motivo de saúde, mas quando há oportunidade, ela volta para o loiro sim”, defende ela.

A profissional explica que há até quem não goste do loiro, “mas é muito raro chegar no salão uma mulher que afirme que nunca será loira ou que não está aberta a essa mudança, é realmente muito raro. De cem mulheres, umas duas nunca foram e nem têm intenção ser loiras”.

Madeixas loiras

Para ela, o fator principal que faz com que as mulheres amem tanto as madeixas loiras é a autoestima. “Quando o profissional é de qualidade e faz um serviço que a cliente realmente goste, a autoestima dela vai lá em cima e ela sai do salão se sentindo diva. E o loiro tem esse poder”, conclui.

 

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias