Domingo de teatro
Redação DM
Publicado em 28 de agosto de 2016 às 01:09 | Atualizado há 5 mesesO domingo chegou e, se a ideia é fazer um programa cultural, o DMRevista separou algumas divertidas opções de teatro para a tarde e noite de hoje. Tem alternativas para crianças, como as peças E aí, cadê o seu Nariz? e Princesa do Gelo. Mas, há ainda uma bela drama policial, para os mais grandinhos, com o clássico de montagem 12 Homens e uma Sentença.
A primeira peça do dia começa às 16 horas com a montagem Princesa do Gelo. O espetáculo tem entrada franca e acontece no estacionamento do Buriti Shopping, localizado na Avenida Rio Verde. A produção integra as atividades do Clubinho Buriti, que busca oferecer lazer e diversão gratuito para crianças e famílias. Após a encenação, os atores farão uma sessão de fotos com o público.
O espetáculo é inspirado no musical da Wall Disney Frozen–Uma Aventura Congelante, e conta a história das irmãs Anna e Elsa, duas princesas do reino Arendelle. Elsa guarda um segredo que a mantém isolada no castelo, ela tem o poder de controlar a neve. Quando os pais morrem em um naufrágio, Elsa é coroada rainha, mas sem querer congela todo o reino e acaba fugindo por medo. Anna passa a entender ali o porquê da ausência de sua irmã durante longo tempo em sua vida e sai à procura de Elsa na floresta de gelo.
Por outro lado, a montagem E aí, cadê o seu Nariz? promete trazer calorosas risadas, pois o espetáculo, que acontece às 17 horas, no Espaço Sonhus, conta de forma inusitada (com uma ingênua brincadeira de criança) a história de dois palhaços que fogem dos seus circos e resolvem descobrir juntos qual o verdadeiro sentido de serem palhaços.
A peça é uma produção do Grupo Sonhus Teatro Ritual e é livremente baseado no texto A História de Tony e Clóvis, de Carlos Augusto Nazareth, e traz números acrobáticos com intuito de levar ao público a mágica do circo. A direção é de Nando Rocha e o elenco é formado por Pablo Angelino e Jô de Oliveira. A peça faz parte do projeto “Mais Tempo Em Cartaz”, da produtora Sabrina Carrijo Pessoa e tem apoio institucional da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
Crime e castigo?
Voltado para o público adulto, o espetáculo 12 Homens e uma Sentença, que é uma montagem da Cia. Teatro Gustav Ritter, será encenado hoje, às 20 horas, no Teatro Goiânia, encerrando assim a curta temporada que ficou em cartaz no local (a peça está lá desde última quinta-feira, 25). E, ao contrário das duas peças acima, neste caso o clima é bem mais tenso.
A montagem conta a história de um homem em julgamento que foi acusado de matar o pai, o chamado parricídio. Logo, 12 jurados discutem se ele é culpado ou inocente. Onze concordam que ele é culpado e apenas um discorda da decisão. No entanto, todos serão obrigados a rever os fatos e circunstâncias do crime. Conceitos, preconceitos, tomada de decisão, etc. Para completar, tudo isso acontece sob um clima de tensão entre esses 12 homens.
Originalmente esta história foi criada para uma série de TV dos EUA no início da década de 50. Em 1957 ganhou, pelas mãos do ator Henry Fonda, uma versão para o cinema, com direção de Sidney Lumet. Em 1963 chegou aos palcos do mundo e atualmente é encenada no Brasil, sempre com muito sucesso de público. Na versão goiana o texto de Reginald Rose recebeu a direção de Edson Fernandes. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) R$ 20 (meia).