Cultura

Romantismo marcará edições de Chá Musical

Redação DM

Publicado em 12 de agosto de 2016 às 15:11 | Atualizado há 7 meses

“Noite branca” refere-se a um fenômeno comum na Europa em que, mesmo com o Sol se pondo, ele permanece um pouco abaixo da linha do horizonte, deixando a noite clara, causando uma atmosfera onírica. Também é o nome das próximas duas edições do Projeto Chá Musical, que acontece nos dias 12 e 13 próximos, na Chácara Verano, em Goiânia.

Noites Brancas se refere, ainda, uma obra do escritor russo Fiódor Dostoiévski. O livro que mais aproxima Dostoiévski do romantismo, foi escrito em 1848, antes de sua prisão. A proposta de Dostoiévski tem tudo a ver com a dos próximos Chá Musical, quando os pianistas Everton Marim e Mirian Camelo Bezerra de Menezes estarão interpretando peças de dois grandes compositores românticos: Frederic Chopin e Johannes Brahms, especificamente os o Prelúdio nº 17 e Noturno Op 1 a 9. Tudo ficará mais mágico com a degustação dos Grands Crus da Maison de chás Thé Mariage Frères, mais tradicional loja do artigo no mundo.

Como personagem central se tem o Sonhador, que em uma das noites brancas da capital São Petersburgo apaixona-se por Nástienka. Nesta obra, diferentemente de outras, em que a preocupação social é a diretriz para o enredo, desta vez encontramos um Dostoiévski romântico, lúdico.

O personagem principal, que ao contrário das versões teatrais e cinematográficas, não tem nome, vaga errante pela “noite branca” de São Petersburgo. Um encontro casual muda completamente a vida do até então solitário protagonista: conhece a ingênua e também sonhadora Nástienka, que aos prantos, espera aquele a quem um ano antes tivera prometido o seu amor.

Chá Musical

O Chá Musical nasceu despretensiosamente como um encontro entre amigos que apreciava a boa música e o chá. O evento cresceu e já está na sua terceira edição. “Começamos, eu e um grupo de amigos, ligados a musica clássica, a promover encontros para apreciar alguns chás que me haviam sido presenteados pelo pianista e performer israelense, Iddo Bar Shai, que veio a Goiânia num evento promovido pela minha empresa,  a CIM (Corporação Internacional de Músicos)”, conta Mirian. Os chás eram legítimos e serviram como degustação e motivo para o evento ganhar mais adeptos e ser incrementado.

Com o tempo, além da degustação, lançou-se mão da boa música. Durante toda uma tarde, eles discutiam o trabalho dos grandes compositores e da música erudita que, não raro, era interpretada no piano e outros instrumentos pelos participantes. Daí até então, o evento cresceu, se profissionalizou.

A versão 2016 traz mais inovações: chás importados especialmente da Europa para a ocasião e músicos contratados para interpretar compositores e peças previamente definidas de forma a agradar ao mais apurado do gosto musical.

 

[box title=”Agenda”]

Evento: Projeto Chá Musical

Data: 12 e 13 de agosto, sexta e sábado

Local: Chácara Verano – Rua Wilson nº 560, chácara 360, Jardim Novo Mundo

Ingressos: R$ 30,00, vendas no local

.[/box]

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia