Cultura

De Hécate a Sabrina Spellman

Redação DM

Publicado em 12 de agosto de 2016 às 02:47 | Atualizado há 6 meses

Comemorava-se, nesta época do ano, a festividade Deipnon, dedicada à Hecate, a deusa da mitologia grega das terras selvagens e dos partos. A maior deidade dos lares atenienses estava associada a encruzilhadas, entradas, fogo, luz, a lua, magia, bruxaria, o conhecimento de ervas e plantas venenosas, fantasmas, necromancia e feitiçaria. Hécate de Atenas também era associada à deusa da mitologia romana Trivia. A etimologia do nome da Deusa também pode ter tido origem no nome da deusa egípcia do nascimento, Heket. Hécate também é personagem em algumas histórias da saga de Percy Jackson, semideus, filho de Posseidon.

Na Roma Antiga, Trivia era a deusa das encruzilhadas assombradas, cemitérios e deusa da feitiçaria e bruxaria, ele vagava à noite e foi notada apenas pelo latido dos cães que denunciaram sua aproximação. E, apesar de ter sido amiga da deusa Ceres, e tê-la ajudado a encontrar sua filha Proserpina, fruto de uma concepção com Júpiter, Trivia ficou muito conhecida pelo rapto de donzelas que seriam utilizadas em seus rituais. Essas jovens moças, posteriormente se transformariam nas graciosas ninfas. O nome da Rainha dos Fantasmas está intimamente ligado à etimologia da palavra trivial (tri: três e via), ou seja, o lugar comum entre os três pontos da encruzilhada.

Já Sabrina Spellman, apesar de ser fictícia, tem um pé na historia das Bruxas de Salém. Para quem foi adolescente entre os anos de 1990 e 2000, provavelmente sabe de quem estou falando. Sabrina era uma bruxinha muito desastrada, personagem principal de um seriado (e alguns filmes). O fato de sua história se passar em pleno século vinte e um, torna as coisas bastante complicadas para ela, por que geralmente, seus feitiços dão errado, e a bruxinha adolescente tem de correr atrás dos prejuízos, sempre acompanhada de Salém, seu gato preto falante.

Uma história um tanto assustadora, por não se ter certeza de que é realmente apenas fictícia, é a famosa história da Bruxa de Blair, retratada no filme homônimo. O que faz com que alguns acreditem na veracidade do caso, é o fato de uma câmera ter sido encontrada no local do desaparecimento de um grupo de jovens, em meio a uma floresta. Imagens revelam o desaparecimento do grupo de amigos, um a um, acompanhado de seus agonizantes gritos. A lenda a cerca da existência desta bruxa vem de uma antiga história de uma mulher que vivia num pequeno vilarejo, acusada de bruxaria, e abandonada à própria sorte na floresta. Um ano após Elly ter sido abandonada na floresta, todas as pessoas que a acusaram de bruxaria começaram a desaparecer. Os moradores do vilarejo, assustados, prometeram nunca mais pronunciar o nome da Bruxa de Blair.

Outra história que fora retratada nos cinemas, e em versões bem distintas, promove uma releitura a respeito das bruxas. Malévola, talvez seja uma das bruxas da ficção mais comentadas na atualidade, principalmente depois da brilhante atuação de Angelina Jolie, interpretando a temida bruxa da floresta. Malévola, que sempre fora retratada como a bruxa má, odiadora de criancinhas, no filme dirigido por Robert Stromberg, uma adaptação de A bela adormecida, um dos clássicos de Walt Disney, coloca a bruxa má numa situação de vulnerabilidade, tendo um final surpreendente, onde a mesma,redescobre o sentido do amor verdadeiro.

 

Bruxaria para a lua cheia

Para quem gosta, ama, adora, esse papo de bruxaria, e se aventura nessas de acender uma velinha aqui, tomar um banho de algum chá dali, separei um ritual bem simples para ser feito na semana que vem. Mas não vale deixar passar. Essa é específica para a Lua Cheia do mês de agosto, que, segundo meus cálculos, começa no dia 18. A lua de agosto é considerada a Lua da Fertilidade, por tanto, faça um pedido para que seu caminho se torne fértil e próspero, realizando um plantio simbólico de onze grãos de qualidades diferentes. “Abençoado seja!”, do wicca “Blessed be”.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias