Marconi entrega 494 moradias e destaca parceria com a Caixa e a prefeitura
Redação DM
Publicado em 7 de agosto de 2016 às 02:28 | Atualizado há 10 anos-
“A parceria leva ao êxito de todos”, destacou o governador
-
Por meio da parceria, a prestação dos imóveis é reduzida em até 400%
O governador Marconi Perillo entregou 494 unidades habitacionais no Residencial dos Ipês, em Goianésia, Região do Vale do São Patrício. Na solenidade da entrega, destacou a cooperação entre as diferentes esferas do poder público. Segundo ele, o caminho para a execução de programas sociais e habitacionais de destaque para o País. “Só pela união de forças, pela parceria, é que conseguimos desenvolver programas de êxito e acessíveis a todos, como este aqui”, afirmou.
O governo estadual investiu R$ 9,8 milhões, por meio do programa Cheque Mais Moradia. A Caixa Econômica Federal (CEF) operacionalizou o financiamento do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). O investimento no empreendimento é de cerca de R$ 38 milhões. Parceira do projeto, a Prefeitura de Goianésia viabilizou os terrenos e deu andamento aos trâmites legais exigidos, em parceria com a Agehab.
“Essas famílias vão pagar entre R$ 25,00 e R$ 80,00 de prestação durante 10 anos. Sem essa contribuição, a prestação seria de R$ 300,00 ou R$ 400,00”, relatou Marconi. “É assim que deve funcionar. Todos trabalhando juntos para que Goianésia, Goiás e o Brasil avancem. Viabilizamos aqui praticamente uma cidade para 2,5 mil pessoas que vão morar nessas casas”, frisou.
Vice-presidente da Caixa: “Goiás é hoje nosso maior parceiro”
O vice-presidente da CEF, Paulo Galli, participou da entrega. Ele destacou que o programa Cheque Mais Moradia e as casas entregues hoje no Residencial dos Ipês, em Goianésia, são exemplos para o Brasil. “Goiás é hoje nosso maior parceiro público. É um Estado que cresce economicamente e que se preocupa com o social e com sua política de habitação. É, por isso, referência para o País”, disse.
Presidente da Agehab, Luiz Stival afirmou que o governador Marconi Perillo tem feito uma revolução na habitação de interesse social e que o Residencial dos Ipês é uma das metas alcançadas do Goiás Mais Competitivo (programa que busca inserir o Estados entre os mais competitivo s do País). “A Agehab vem batendo todas as metas de construção e entrega de casas do programa Goiás Mais Competitivo. Moradia digna é condição essencial para melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento econômico e social de nosso Estado”, frisou.
O governador lembrou, durante discurso em que foi aplaudido por três vezes, da qualidade da casas e da infraestrutura do residencial. “Pela parceria, construímos um residencial maior do que muitas cidades de Goiás. Com asfalto, água tratada, energia solar, quadra poliesportiva, escola. As casas são maiores que a média das casas de conjunto e de qualidade. Agradeço à prefeitura, à Agehab, ao Ministério das Cidades, Caixa por fazerem um trabalho tão bem feito”, afirmou.
Além da entrega das casas, houve a liberação de mais uma etapa de Cheque Construção do convênio de parceria direta do governo de Goiás com a Prefeitura de Goianésia para construção de mais 500 moradias, no Residencial Jardim do Cerrado. Um total de 119 famílias deste grupo assinaram Cheques Mais Moradia que serão utilizados para construção das casas. Ao final, o conjunto receberá um investimento de R$ 10 milhões do programa estadual de habitação.
Beneficiários elogiam qualidade das casas
A empregada doméstica Sônia Mendes da Silva, de 43 anos, visitou a casa que será sua, antes mesmo da entrega. Separada e mãe de dois filhos, ela destacou que o benefício público vai mudar a vida de sua família por completo. “Vamos ter nossa casa. Vai sobrar mais dinheiro para investir nos estudos dos meninos. Eles vão ter chance de virar doutor agora. Só tenho a agradecer ao governador Marconi Perillo por isso”, ressaltou.
Célia Helena de Jesus, de 35 anos, também empregada doméstica, destacou a qualidade da infraestrutura e acabamento das casas. “As casas já estão muradas, com portão, calçada, água e esgoto e toda pintada. É um luxo”, disse. Segundo ela, a mudança em sua vida será radical. “Pago R$ 350 de aluguel numa casa pequena. Agora vou pagar menos, numa casa de dois quartos, sala, cozinha e bem equipada”, avaliou.
Benefícios
No total, o município de Goianésia garantiu desde 2011 mais de R$ 51 milhões de investimentos na área de habitação, sendo que quase metade, R$ 23,5 milhões, diretamente do governo de Goiás por meio Cheque Mais Moradia. Além das 494 moradias do Residencial Ipês e das 500 a serem construídas no Jardim do Cerrado, o município tem em andamento a construção de 101 casas no Setor Sul.
A cidade está recebendo ainda mais de mil Cheques Mais Moradia na modalidade Reforma, metade deles já entregues, e a ampliação do Centro Social, cujas obras estão recebendo recursos da modalidade Comunitário. Na região do Centro Goiano, onde está localizada Goianésia, já são mais de R$ 170 milhões garantidos para a área habitacional em 31 municípios.
Cerca de R$ 77 milhões desse montante são do programa estadual de habitação, combinados em contrapartida com outros R$ 87 milhões liberados pela União. Entre os benefícios há entrega de novas unidades habitacionais, reforma de moradias já existentes, mas em condições precárias, e ainda construção e reforma de equipamentos comunitários.
Redes sociais
O governador reservou parte de sua movimentada agenda administrativa na sexta-feira (5) para, no quadro Governador Responde, prestar contas do andamento das ações e programas de governo para os internautas. Ele aproveitou a oportunidade para agradecer novamente aos seus mais de 150 mil seguidores no Facebook, e afirmou que “as redes sociais revolucionaram o mundo” porque quebraram as barreiras entre as pessoas e, no caso dos governos, permitem “a comunicação direta com o cidadão”.
[box title=”Confira os principais trechos da conversa com internautas”]
Planos para o segundo semestre
“Estamos saindo de uma crise. As pessoas ainda estão com dificuldades. Mas, de qualquer maneira, se compararmos Goiás com os demais Estados, nós estamos bem na frente. Uma evidência disso é o saldo de empregos no 1° semestre. Apenas dois Estados brasileiros tiveram o saldo positivo, Goiás e Mato Grosso. Nós tivemos 16 mil empregos a mais. Todos os outros 25 Estados brasileiros tiveram desemprego, ou seja, um saldo negativo. A outra evidência é o nosso saldo de exportação. A balança comercial nossa foi positiva. Este ano iremos bater todos os recordes de exportação aqui no Estado de Goiás. Outro dado é o crescimento do PIB, que é bem melhor que o do Brasil. E também o desempenho do Governo do Estado. Nós estamos equilibrando definitivamente as finanças, fizemos um equilíbrio fiscal. E, o próximo passo agora, para o 2° semestre, é investimento. Nós estamos fazendo alguns investimentos de acordo com os recursos que temos. Para os próximos dois anos, vamos investir muito mais em infraestrutura e também no social.”
Balanço das obras
“Estamos concluindo a duplicação para Bela Vista. Estamos com a duplicação entre Nerópolis e a Belém-Brasília em andamento. Estamos com as obras da duplicação entre Goiânia e a Cidade de Goiás também em andamento. As obras entre Morrinhos e Caldas Novas também em andamento. Temos também os Centros de Apoio Socioeducativos em construção, alguns já bem adiantados. Estamos retomando a conclusão do Centro de Convenções de Anápolis. O Aeroporto de Cargas está sendo concluído – a pista já está pronta e agora vamos tocar o restante. Vamos inaugurar na próxima segunda-feira o Centro de Excelência de Esporte, que ficou belíssimo. O nosso trabalho na reconstrução das rodovias está muito forte. Isso representa grandes investimentos, apesar da crise vivida pelo Brasil nos últimos dois anos.”
Líder na geração de empregos
“Tomamos medidas muito fortes na contenção de gastos por parte do governo. Tivemos uma execução orçamentária agora favorável, porque gastamos muito menos do que está no orçamento. Isso é bom para a Saúde financeira do Estado. Segundo, porque o governo continua atraindo empresas e indústrias e estimulando a nossa economia através dos incentivos fiscais e de programas que garantem a competitividade dos produtos que produzimos aqui. O programa Goiás Mais Competitivo já está conseguindo os primeiros resultados. À medida que se consegue um ambiente de competitividade, se consegue também ampliar o interesse de empresas de fora para virem para cá e ao mesmo tempo estimular as que já estão aqui. Temos também o Inova Goiás que tem esse objetivo”..[/box]