Os mais influentes
Redação DM
Publicado em 30 de julho de 2016 às 02:41 | Atualizado há 4 mesesOs políticos goianos continuam atuando nas redes sociais e o Diário da Manhã publica novo ranking que avalia o poder de influência e o modo de atuação daqueles que mais fazem sucesso na internet. No ranking elaborado pela empresa Eureka Comunicação, as redes analisadas são Twitter e Facebook e o monitoramento foi realizado entre 27 de junho e 27 de julho.
O quesito levado em consideração para montagem do ranking é a influência. O critério é resultado da soma de três fatores: interações (curtidas, comentários, compartilhamentos e retweets), alcance (número de seguidores e fãs divididos pelo número de interações durante o período analisado) e engajamento (regularidade nas postagens dividido pelo número de interações durante o período analisado). Em primeiro lugar, com pontuação 30 na influência, está o senador Ronaldo Caiado (DEM). O parlamentar é figura ativa nas redes sociais e se consolidou com postagens duras contra os governos petistas de Lula e Dilma Rousseff nos últimos anos.
Com 23 pontos, o governador Marconi Perillo (PSDB) ocupada a segunda colocação. Marconi é um dos pioneiros em Goiás na internet e possui 150 mil seguidores no Facebook, além de atuar também no Twitter e Instagram. O governador costuma afirmar que as redes sociais ajudam a governar e o político não pode mais ignorar a força da internet.
Em terceiro e quarto lugares estão dois políticos da área da segurança: Major Araújo (PRP) e Delegado Waldir (PR). A maior parte das postagens dos dois deputados é sobre assuntos relacionados a violência e Waldir chega a publicar até vídeos com violência explícita. A quinta colocação é do engenheiro e pré-candidato a prefeito Luiz Bittencourt (PTB). O petebista tem menos de seis meses de atuação nas redes sociais e já figura entre os primeiros colocados. Na internet, Bittencourt tem priorizado a divulgação de suas propostas para Goiânia e tem 25 mil amigos no Facebook.
O prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal (PP), aparece na sequência e depois vem outro pré-candidato a prefeito de Goiânia, o empresário Vanderlan Cardoso (PSB). O deputado federal Marcos Abrão (PPS) também está no ranking e fecham a lista a deputada estadual Adriana Accorsi (PT) e o senador Wilder Morais (PP).
CRITÉRIOS
O ranqueamento leva em consideração a proporcionalidade entre interações, alcance e engajamento, e o número de seguidores do Twitter e Facebook dos perfis oficiais analisados. As notas de cada critério vão de 1 a 11, sendo 1 para o menor desempenho e 11 para o máximo. Nos casos de notas iguais no item (Influência), os critérios de desempate foram os seguintes: 1º Maior nota no item Alcance, 2º Maior nota no item Interações e 3º Maior nota no item Engajamento.