Opinião

Dealers: preparem seus baralhos…

Diário da Manhã

Publicado em 26 de julho de 2016 às 22:08 | Atualizado há 9 anos

Fascinante o jogo Poker! Já jogou? Se não jogou, corra para jogar! Pois além de encantador, ele ajuda muito no controle da ansiedade, na prevenção da doença de Alzheimer e, sobretudo auxilia no desenvolvimento de estratégias para a formação de líderes.

Relaxe! Não é tão difícil de jogar!  Aos poucos vai aprendendo suas regras e desenvolvendo a sua mente. Isso mesmo! A partir da fundação da Confederação Brasileira de Texas Hold’em (CBTH) em 2009 – que é responsável pela regulamentação do Poker no Brasil – em 2012 passou a ser entidade cadastrada no Ministério dos Esportes.

Em 2010, o Poker foi reconhecido pela Associação Internacional de Esportes da Mente (International Mind Games Association – IMSA) como esporte da mente, assim como o xadrez e o gamão.

E pasmem! O sucesso no Poker depende muito mais das habilidades mentais do que apenas da sorte. Assim como outros esportes, o Poker também exige preparo, habilidade, treinamento, concentração e esforço de todos os  seus praticantes para melhorarem seus desempenhos.

O Poker exige habilidades cognitivas e inteligência emocional. Como a concentração, a paciência, o raciocínio matemático e o controle emocional.

Daí, em breve o Poker estará nas escolas e nas empresas como esporte da mente para uma ação mais ativa e saudável a todos, livres de tabus e mais próximos do sucesso pessoal e empresarial.

Para melhor aprendizado do Poker, temos a Neuropsicologia e a Neurolinguística como ciências complementares no afã de desvendar o treinamento para uma vida mais saudável.

Assim sendo, convido todos os profissionais como professores de educação física, psicólogos, médicos e estudiosos para fortalecer nossa corrente que se iniciou com a Audiência Pública, realizada na Câmara dos Deputados no dia 30/03/2016, sobre o marco regulatório dos jogos no Brasil – Projeto de Lei 442/91.

Em breve estaremos mais fortes em busca de soluções práticas em respeito ao lema de nossa bandeira nacional: ” Ordem e Progresso” que definitivamente possa contribuir com o esporte da mente poker mais praticado no mundo e que tramita para ser um Esporte Olímpico em um futuro próximo.

Para as empresas, realmente é extraordinário como incentivo para a formação de líderes no ambiente corporativo, com benefícios tais como: aumento da atenção, aprimoramento do raciocínio, incentivo a criatividade e, sobretudo, o controle de si mesmo.

Para isso, em caráter experimental e longa jornada de conhecimentos, desenvolvi um método denominado Método Salutar – esporte da mente – como suporte para assimilar as estratégias do Poker aplicado à gestão empresarial e formação de líderes.

Esse método também é um instrumento que contribui na prática da psicoterapia para prevenção da Doença de Alzheimer, no que tange ao fator ambiental e estilo de vida sempre com a associação: família, profissionais de saúde e amigos do poker.

O método consiste em 7 etapas, sendo: a preparação, a observação, a fixação dos objetivos, a programação do foco, a interação com o aprendizado, o registro anotando o mais importante e finaliza com a reprogramação assumindo novos aprendizados. E nesse ciclo há a retroalimentação, produzindo resultados seja para si, para o desenvolvimento dos projetos ou para focos altamente satisfatórios.

Contudo, “bora” jogar poker! Vamos interagir e buscar ser pessoas mais felizes, seja para o bem estar ou para o sucesso profissional, conforme o projeto de vida de cada um ou para o projeto empresarial que necessita de determinação, foco e sucesso

 

(Helder Vinhal de Carvalho, administrador, consultor de empresas e especialista em Negócios para executivos pela FGV/EAESP – [email protected])

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias