A prova que precisavam
Redação DM
Publicado em 23 de julho de 2016 às 03:12 | Atualizado há 10 anosUsain Bolt mostrou ao mundo que está bem. O jamaicano venceu os 200m na etapa de Londres da Liga de Diamante, com 19s89 (seu próprio recorde da prova é de 19s19), na primeira vez em que correu a prova na temporada.
O melhor tempo do ano é do norte-americano LaShawn Merritt, com 19s74. Mesmo longe de seu recorde mundial e mostrando desapontamento com seu tempo, Bolt foi o único a correr abaixo dos 20s00. “Não quero correr assim novamente. Não estou nada impressionado”, disse o jamaicano à rede britânica BBC.
O segundo colocado, Alonso Edward, do Panamá, fez 20s04, e Danny Talbot, da Grã-Bretanha, 20s07. A marca de Bolt foi a quinta melhor da temporada. Ele havia desistido da seletiva da Jamaica no início do mês por causa de uma lesão muscular na coxa direita. “Não estou totalmente em forma, preciso trabalhar mais”, disse Bolt após a vitória. “Mas o mais importante é que estou livre de lesões”.
Recuperado e veloz, mesmo que abaixo de suas pretensões, Bolt reafirma que está apto a tentar o tricampeonato olímpico nessa prova, que é a sua favorita, bem como nas dos 100m e revezamento 4x100m. “É minha primeira corrida depois da minha leve contusão. No treino tudo está bem, mas preciso de mais provas para entrar no ritmo. Terei que fazer isso no Rio e espero conseguir voltar a ser veloz”, declarou.
Os 200m de Londres tiveram a desclassificação do norte-americano Sean McClean, depois de queimar a largada. Nos 100m rasos, a vitória ficou com o francês Jimmy Vicault, que cravou 10s02. Isiah Young, dos Estados Unidos, marcou a segunda colocação, com 10s07. O holandês Churandy Martina finalizou o top 3, ao chegar com 10s10 de tempo.
Outro destaque da competição foi Kendra Harrison, que bateu o recorde mundial feminino dos 100m com barreiras, ao anotar 12s20 na competição que festeja o aniversário de Londres. Mas ela não estará nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Na seletiva de atletismo dos Estados Unidos, a atleta não obteve a vaga ao terminar apenas em quarto lugar na prova. “Eu queria vir aqui e mostrar o que eu poderia ter conseguido na seletiva”, disse a nova recordista, de 28 anos. “Boa sorte às garotas que vão correr no Rio. Agora eu estou chocada”.
revezamento
Candidata à medalha nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, a equipe feminina do Brasil do revezamento 4x100m obteve um resultado expressivo nessa sexta-feira, na etapa de Londres da Liga Diamante, a principal competição anual do atletismo. O quarteto formado por Ana Cláudia Lemos, Kauiza Venâncio, Bruna Farias e Rosângela Santos terminou na segunda posição, com o tempo de 42s59.
O desempenho das atletas brasileiras é o melhor desde o Campeonato Mundial de 2013, quando a equipe nacional fez o tempo de 42s29 e estabeleceu o recorde sul-americano da prova. Na ocasião, o time do Brasil brigava pelo segundo lugar e tinha grandes chances de conquista-lo, porém, na última passagem do bastão, o objeto caiu e as brasileiras foram desclassificadas.