Codese entrega propostas a mais pré-candidatos
Redação DM
Publicado em 20 de julho de 2016 às 03:28 | Atualizado há 9 anos“Queremos ver o futuro de Goiânia e que seja melhor. Mas, para ele acontecer, precisa ser planejado agora. Ser plantado na próxima gestão municipal”. Foi com essas palavras que o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese), Renato de Sousa Correia, entregou, na segunda-feira (18), ao pré-candidato à prefeitura de Goiânia Luiz Bittencourt (PTB) e ao presidente do partido e deputado federal, Jovair Arantes, o levantamento Goiânia 2033: o Centenário. Também na segunda, o pré-candidato Waldir Soares (PR) e os peemedebistas Bruno Peixoto e Agenor Mariana, vice-prefeito da Capital, receberam o levantamento. O documento reúne os principais indicadores de Goiânia, faz uma análise dessas informações e sugere projetos que promovam o desenvolvimento social e econômico da cidade.
Renato de Sousa Correia explica que livro já foi entregue as todos os pré-candidatos à Prefeitura de Goiânia e outras autoridades, a fim de aderir ao projeto que visa reclassificar Goiânia entre as dez melhores cidades do Brasil, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), até 2033. A medida concebida pela ONU (Organização das Nações Unidas) serve para avaliar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico de uma população. “A adesão do próximo prefeito ao projeto é muito importante para que as metas sejam alcançadas. O prefeito eleito será o presidente de honra do conselho. Queremos ter agenda com o prefeito, para verificarmos os problemas e resolvê-los de forma conjunta”, diz Renato.
O Codese pretende realizar reuniões mensais para acompanhar o desenvolvimento dos projetos e a evolução dos indicadores. “Goiânia 2033: o Centenário servirá de parâmetro para as novas gestões para orientar a revisão do plano diretor”, reforça Renato. Uma das maiores preocupações da instituição é quanto à educação infantil em Goiânia, que atingiu níveis baixos na pontuação do IDH.
Começo, meio e fim
O pré-candidato Luiz Bittencourt disse que recebeu com satisfação o Goiânia 2033: o Centenário, para ele, Goiânia precisa reavaliar sua condição no contexto metropolitano, principalmente o papel do Poder Executivo, para criar leis que incentivem o crescimento da cidade, que melhorem a qualificação técnica dos profissionais, que exerçam uma gestão transparente, compromissada, contínua, com o crescimento da Capital e não com iniciativas populares que nunca serão concretizadas. “Defendemos a gestão planejada de curto, médio e longo prazo. A administração tem que funcionar de forma efetiva com começo, meio e fim. O maior problema de Goiânia é a falta de gestão. O Codese está no caminho certo. Parabéns ao setor produtivo pela contribuição ao debate eleitoral”, elogiou o petebista.
Para o deputado federal e presidente do PTB em Goiás, Jovair Arantes, o Goiânia 2033: o Centenário é absolutamente prudente e importante para o crescimento de Goiânia, pois o banco de dados levantados pelo setor organizado contribui com a administração pública. O parlamentar ainda sugeriu que o Codese se reúna também com os candidatos à Câmara Municipal. “Os próximos vereadores precisam estar atentos às demandas que contém o documento. Servirá como orientador para as futuras gestões, para a cidade ficar em primeiro lugar no centenário”, frisou. Na reunião anterior, Waldir Soares ressaltou a importância de um trabalho conjunto com a Região Metropolitana.
O livro
Goiânia 2033: o Centenário é discutido há um ano por empresários, especialistas de diversas áreas, associações e representantes da sociedade civil. Os empresários também financiaram a contratação de especialistas de outras cidades, como Sílvio Barros, consultor do projeto e ex-prefeito de Maringá, cidade que foi totalmente reestruturada, em 1997, a partir de uma iniciativa similar. O livro é delineado em 12 eixos que permitem colocar Goiânia entre as melhores cidades do País, como, por exemplo, tornar a gestão pública municipal mais eficiente, levando-se em conta o planejamento financeiro e a responsabilidade fiscal; transformar Goiânia em referência na educação infantil e fundamental; e consolidar a cidade como centro de referência em saúde.
Os membros do Codese iniciaram as visitas aos pré-candidatos à prefeitura de Goiânia no dia 14 de julho. Além de Luiz Bittencourt, já receberam o exemplar Francisco Júnior, (PSD), Vanderlan Cardoso (PSB), Adriana Accorsi (PT), Alexandre Magalhães (PSDC), Waldir Soares (PR), Iris Rezende, Bruno Peixoto e Agenor Marciano (PMDB) e o presidente da Câmara, Anselmo Pereira (PSDB). Outra reunião está marcada para hoje para entrega do documento ao vereador Djalma Araújo (Rede).