Todos os caminhos demandam ao sol
Diário da Manhã
Publicado em 16 de julho de 2016 às 02:58 | Atualizado há 9 anosSeguindo caminho, sabemos ser ele uma rota de face serena, mas de trechos tumultuados e imprevisíveis; de trechos íngremes e descidas escabrosas; paisagens belas e outras surpreendentes.
De instantes duros e trechos amenos, mas é sempre o mesmo caminho a seguir.
Distâncias difíceis e momentos intransitáveis. Porém, locais estranhos e totalmente desconhecidos, mas que precisam ser rompidos porque na vida não paramos e se paramos nós, ficamos tempos perdidos à procura de onde estamos.
Nessas encruzilhadas da vida nos encontramos, de vez em quando. Não sabemos que destino tomar nem uma bússola temos a nos indicar o roteiro certo. Parar não podemos; seguir não conhecemos a direção.
O que fazer?
Seria nos lembrar de que toda direção é o rumo da vida?
Sim. Porque os caminhos em que avançamos procedem da existência e para ela prosseguem. Caso estejamos fazendo um retorno é devido a algum setor que ficou inacabado, de forma distraída; caso estejamos numa linha reta, não temamos prosseguir; e se estivermos rumo a local desconhecido, talvez precisemos conhecê-lo, ou à direita vejamos, acaso, o que seja por lá ou à esquerda, igualmente ainda nos é local estranho.
Mas todos os caminhos nos levam a caminhar e a conhecer novos horizontes, e nenhum destes é conhecido por nós; todos são novas trilhas a trilhar, trechos a conhecer, sendas a sondar.
Por mais tenhamos rompido esta caminhada, poucos passos conhecemos, porque essa via é interminável e não se repetem dez passos dela, tudo é novidade, passos a serem passados, medidas a serem conhecidas, pois estaremos indefinidamente caminhando, uma vez que eterno é o viajar. E cada vez mais enriquecedor, mais belo, mais deslumbrante e mais encantador e chamativo, pois estaremos na direção certa, sempre, inequívoca.
Acertaremos o rumo em qualquer direção que tomarmos. Até no caminho do erro, do incerto ou do abismo poderemos estar andando, mas acertaremos. Porque nós vimos da vida, mesmo que muito remota e rústica, mas uma certeza é única:
Estamos indo inevitavelmente em direção da Luz e da Evolução. Por isso vale a pena caminhar o quanto for preciso…
Eternamente, pois cada centímetro é um desafio para a felicidade e cada capítulo de esperança vencida é um capítulo de alegria.
Por isso não temas os caminhos. Sigamos no que estivermos andando.
(Iron Junqueira, escritor)