Política

Prefeitura comemora regularização fundiária

Redação DM

Publicado em 15 de julho de 2016 às 02:27 | Atualizado há 9 anos

Secretário de Planejamento considera que entrega de escrituras e regularização de habitações do Programa Minha Casa, Minha Vida tenha sido o sucesso das ações nesse ano

A Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Pla­ne­ja­men­to Ur­ba­no e Ha­bi­ta­ção (Se­planh) re­a­li­zou um ba­lan­ço do pri­mei­ro se­mes­tre de 2016 nas áre­as de ha­bi­ta­ção que en­vol­ve Pro­gra­ma Mi­nha Ca­sa, Mi­nha Vi­da, re­gu­la­ri­za­ção fun­di­á­ria e en­tre­ga de es­cri­tu­ras, além dos nú­me­ros dos tra­ba­lhos da Su­pe­rin­ten­dên­cia de Or­dem Pú­bli­ca.

“Nos­sa me­ta é che­gar a pe­lo me­nos 100 dos 178 lo­te­a­men­tos ir­re­gu­la­res e 10 mil es­cri­tu­ras a cus­to ze­ro pa­ra as fa­mí­lias”, afir­ma Se­bas­ti­ão Ju­ru­na, se­cre­tá­rio de Pla­ne­ja­men­to Ur­ba­no e Ha­bi­ta­ção. De acor­do com ele, fo­ram re­gu­la­ri­za­dos em cin­co mes­es 36 bair­ros da ca­pi­tal be­ne­fi­ci­an­do mais de 5.300 fa­mí­lias.

“Há mui­tos anos a pre­fei­tu­ra tem uma po­lí­ti­ca de ha­bi­ta­ção. Es­ta­mos res­ga­tan­do com­pro­mis­sos que fo­ram fir­ma­dos com a po­pu­la­ção. Es­ta­mos in­ter­vin­do em lo­te­a­men­tos par­ti­cu­la­res, apro­van­do de­cre­tos, en­vi­an­do pa­ra re­gis­tro e en­tre­gan­do as es­cri­tu­ras pa­ra os res­pec­ti­vos pro­pri­e­tá­rios”, ex­pli­ca.

Ju­ru­na ex­pli­ca que a re­gu­la­ri­za­ção fun­di­á­ria es­tá pre­vis­ta no ar­ti­go 46 da Lei Fe­de­ral nº 11.977 de 2009, mas ca­be ao mu­ni­cí­pio o or­de­na­men­to do so­lo, por is­so, é pos­sí­vel que a pre­fei­tu­ra in­ter­ve­nha em lo­te­a­men­tos par­ti­cu­la­res pa­ra que se­ja cum­pri­do o art. 40 da Lei 6.766 de 1979. Quan­do o lo­te­a­dor não re­a­li­za o com­pro­mis­so com os com­pra­do­res, com­pe­te à ad­mi­nis­tra­ção mu­ni­ci­pal in­ter­vir, e é o que te­mos fei­to. Até o fim do ano, ire­mos re­gu­la­ri­zar cer­ca de 150 lo­te­a­men­tos e áre­as da Ca­pi­tal e be­ne­fi­ci­a­re­mos mais de 30 mil fa­mí­lias com a re­gu­la­ri­za­ção e es­cri­tu­ra­ção dos seus imó­veis. So­men­te ser­vi­do­res efe­ti­vos com­põem a co­mis­são de re­gu­la­ri­za­ção fun­di­á­ria. Com is­so, apro­va­mos em mé­dia de se­te a oi­to lo­te­a­men­tos por se­ma­na’, ga­ran­te.

Se­gun­do ele, pa­ra agi­li­zar o pro­ces­so foi cri­a­do um no­vo mo­de­lo de es­cri­tu­ra apre­sen­ta­do re­cen­te­men­te à se­cre­tá­ria na­ci­o­nal de Ha­bi­ta­ção, Ma­ria Hen­ri­que­ta Aran­tes, em Bra­sí­lia. “Es­ta­mos de­sen­vol­ven­do um tra­ba­lho his­tó­ri­co na área de re­gu­la­ri­za­ção fun­di­á­ria. O pre­fei­to Pau­lo Gar­cia nos deu apoio pa­ra que o tra­ba­lho se­ja re­a­li­za­do com a mai­or ce­le­ri­da­de e tran­spa­rên­cia. Com is­so, se­gui­mos en­tre­gan­do es­cri­tu­ras às fa­mí­lias que mo­ram em Go­i­â­nia”, afir­ma o ti­tu­lar da pas­ta.

“Se­gui­mos em um rit­mo ace­le­ra­do de en­tre­ga de es­cri­tu­ras. No dia 29 de ju­nho, en­tre­ga­mos 239 no Se­tor No­va Es­pe­ran­ça e no dia 1º de ju­lho mais de mil con­tra­tos de do­a­ção de imó­veis e es­cri­tu­ras”, res­sal­ta Ju­ru­na. Ele lem­bra da par­ce­ria fei­ta com car­tó­rios de Go­i­â­nia pa­ra agi­li­zar ain­da mais o tra­ba­lho de en­tre­ga dos do­cu­men­tos.

 

Or­dem Pú­bli­ca

Em re­la­ção à fis­ca­li­za­ção, o se­cre­tá­rio Se­bas­ti­ão Ju­ru­na re­ve­la que a pas­ta tem atu­a­do di­a­ria­men­te em Go­i­â­nia. Se­gun­do ele, os tra­ba­lhos re­sul­ta­ram em 880 au­tos de in­fra­ção, 110 no­ti­fi­ca­ções e mais de 160 apre­en­sões.

Se­gun­do o se­cre­tá­rio, as ope­ra­ções são re­a­li­za­das pri­o­ri­zan­do o que es­tá na lei, “Nos­sa ci­da­de tem lei e nós não va­mos des­cum­pri-la, te­mos uma equi­pe com­pe­ten­te tra­ba­lhan­do a to­do va­por pa­ra co­i­bir qual­quer ati­vi­da­de ir­re­gu­lar no mu­ni­cí­pio”.

Ju­ru­na des­ta­ca que o tra­ba­lho da Su­pe­rin­ten­dên­cia da Or­dem Pú­bli­ca vai mui­to além de fis­ca­li­zar.“Tra­ba­lha­mos pa­ra o or­de­na­men­to do mu­ni­cí­pio e to­das as ope­ra­ções são fei­tas pen­san­do na qua­li­da­de de vi­da da po­pu­la­ção. Além de tra­tar de ques­tões eco­nô­mi­cas e de se­gu­ran­ça do con­tri­buin­te, co­mo co­mér­cio ir­re­gu­lar e tran­spor­te clan­des­ti­no de pas­sa­gei­ro, ou­tras ques­tões são pri­o­ri­da­des pa­ra o or­de­na­men­to ur­ba­no, co­mo cal­ça­men­to ir­re­gu­lar ou até mes­mo imó­veis aban­do­na­dos, que po­dem vi­rar es­con­de­ri­jo de mar­gi­nais, es­sa é nos­sa com­pe­tên­cia”, res­sal­ta o se­cre­tá­rio.

So­bre a po­lê­mi­ca do Uber, o se­cre­tá­rio é ca­te­gó­ri­co. “Não sou con­tra o Uber, sou a fa­vor da lei, e o ser­vi­ço pre­ci­sa pas­sar por uma re­gu­la­men­ta­ção. To­da tec­no­lo­gia é bem-vin­da e es­ta­mos aguar­dan­do a vo­ta­ção na Câ­ma­ra dos Ve­re­a­do­res”, fi­na­li­za o se­cre­tá­rio de Pla­ne­ja­men­to Ur­ba­no e Ha­bi­ta­ção da Pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia.

 


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