Cotidiano

Ação de amor

Diário da Manhã

Publicado em 9 de julho de 2016 às 19:17 | Atualizado há 9 anos

A Organização não governamental Super Amigos promove hoje e amanhã (9 e 10) das 8hs às 12hs campanha de doação de medula óssea. A advogada e voluntária da ONG, Renata Aurellia Pereira da Fonseca, 28 anos, explica que a motivação para realização da campanha foi em razão das crianças que estão em tratamento oncológico e precisam de um doador de medula para continuarem a viver, bem como doação de sangue para o intenso tratamento a qual são submetidas.

Renata observa que por esse motivo as crianças sempre necessitam de sangue e consequentemente não tem bolsas disponíveis para o tratamento. “Outro motivo que teve grande importância na campanha foi o garoto Amaral, a ONG Super Amigos soube no último evento do dia 26/6 que talvez seria o último evento o qual ele participaria. Logo na mesma semana foi iniciado a campanha de doação de medula e sangue, e para a felicidade o Amaral encontrou o seu doador, sendo submetido ao transplante nos próximos dias”, conta ela.

Os interessados em fazer doação de medula óssea podem procurar o Hemocentro de Goiás (HEMOGO) de segunda à sexta-feira das 8hs às 17hs. Enquanto as doações de sangue para a ONG Super Amigos ocorrerão hoje e amanhã no Honcord, Hematologia, Oncologia e Congelamento, localizado no Setor Bueno, em Goiânia. Renata informa que no último evento compareceram 50 doadores em um dia. “A ONG aguarda uma média 80 doadores para os dias 9 e 10”, finaliza.

Medula óssea

A medula óssea é um tecido gelatinoso encontrado no interior dos ossos, ela contém as células-tronco responsáveis pela fabricação das células sanguíneas (hematopoese). A medula óssea vermelha está presente nos fetos, em quase todos seus ossos, e essa quantidade de hemocitoblastos vai diminuindo conforme aumenta a idade do indivíduo, sendo substituída por células adiposas e modificando a cor da medula, de vermelha para amarela e já não produz mais sangue, servindo como depósito de gordura.

Quando uma pessoa tem leucemia, linfomas ou tumores na medula, esta precisa ser substituída por uma medula saudável, e isso é realizado através de transfusão. Uma medula saudável é retirada de uma pessoa saudável e com histocompatibilidade sanguínea e inserida no local da medula doente. Menores de 18 anos e maiores de 55 anos, portadores de HIV ou Hepatite C e pessoas que tem ou já tiverem algum tipo de câncer não podem se cadastrar para ser doador de medula óssea.

O também voluntário da ONG Super Amigos Eugênio César da Silva esclarece que a doação de medula óssea é um cadastro centralizado no Brasil, porque a probabilidade de achar um par compatível na população brasileira é de uma pessoa a cada cem mil, ou seja, de cem mil pessoa um é compatível com um paciente.

A doção é centralizada exatamente pelo grau de dificuldade de encontrar um doador compatível. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) administra esse cadastro, cadastro receptor de medula óssea. Todos os cadastros de doadores que são feitos no brasil são lançados no cadastro do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). A ONG Super Amigos fica localizada na Alameda Antônio Alves Neto, Jardim Maria Inês, em Aparecida de Goiânia.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias