Vaidade masculina: uma realidade atual e rentável
Redação DM
Publicado em 30 de junho de 2016 às 01:29 | Atualizado há 10 anosA preocupação com a aparência pessoal, atualmente, tem sido comum, tanto para mulheres, quanto para os homens. Para as mulheres, recorrerem aos recursos que facilitam e que as ajudam na manutenção do padrão estético de beleza é e sempre será considerado comum, mas a principal novidade é que os homens estão a cada dia se preocupando e cuidando mais de si, buscando uma melhor aparência pessoal, tendo mais acesso às academias, clínicas de estética, barbearias específicas, com estruturas completas, agregando produtos variados para esse segmento, os deixando bem mais a vontade, confirmando essa mudança de comportamento que é cada dia mais visível e real. Esse público masculino é considerado fiel e comprometido e consome produtos diversificados que envolvem a beleza estética em todos os níveis (higiene, vestimenta, alimentação, saúde, etc.).
Para compreender essa mudança no comportamento masculino, precisamos analisar como a atual sociedade, pós- moderna tem lidado com a questão da estética corporal, impondo de um padrão culturalmente ”pré- estabelecido”, moldado, igual, geralmente “magro” e o indivíduo que não se encaixa como sendo “bonito”, “malhado”, “novo”, por diversos motivos que dificultam ou o impedem (saúde precária, falta de recursos financeiros, falta de tempo…) sente-se discriminados, por não cumprirem esse padrão imposto socialmente.
Mas que vaidade é essa, que cobra de todos um padrão estético nem sempre aceito e que a maioria das pessoas não se reconhece e não se encaixa, pois podem ter o direito de quer ter um corpo saudável,mas fora deste padrão imposto socialmente ? Cada um vive como achar melhor. Ser vaidoso, sem exagero, é valorizar a própria aparência, ou quaisquer outras qualidades físicas, intelectuais, fundamentadas pelo desejo de que tais qualidades sejam admiradas, notadas pelas pessoas que estão convivendo em sociedade. Está ligada também ao bem estar de cada um. Se a pessoa quiser aderir a uma aparência melhor e ir em busca da melhoria saudável, com limites e acompanhamento, tudo bem, é só deixar a vergonha de lado e ir à luta, pois as opções são muitas.
O cuidado que devemos ter é na depreciação ou discriminação de quem foge ao padrão estético imposto socialmente, trazendo sérias conseqüências emocionais e psicológicas a quem é atingido: depressão, tristeza profunda, isolamento social, principalmente quem apresenta obesidade, por diversos motivos de saúde. E, com isso, muitas pessoas deixam de realizar atividades comuns, do dia-a-dia, como ir ao trabalho, a faculdade, escola, demonstrando o quanto o padrão estético hoje é valorizado socialmente, muitas vezes valorizado em excesso, destorcendo e valorizando algo que não tem a importância.
Uma pesquisa feita pela JWT (J. Walter Thompson),em uma das mais conhecidas agências de publicidade e marketing do mundo), com mais de mil homens nos Estados Unidos e Inglaterra mostra que os cosméticos para o uso diário, com cuidados pessoais, como shampoo, cremes hidratantes corporais e perfumes, estão cada vez mais inseridos no cotidiano masculino. Esse crescimento de consumo é tendência em todo o mundo registrando um montante de gastos em torno de US$ 35 bilhões em vendas no ano de 2.015.
No Brasil, o mercado voltado para esse segmento dobrou entre 2.009 e 2.014, movimentando cerca de R$ 15,4 bilhões por ano. Com isso, o país deve ultrapassar os Estados Unidos, hoje o principal mercado para esse segmento. O crescimento médio do mercado no país será de 7,1% ao ano até 2019.
Esse caminho de cultuar a estética corporal, da busca do bem estar, elevando a auto estima é o que todos almejam, o que não pode é deixar que essa busca da melhor aparência chegue a ser obsessiva e passe escravizar quem almeja ser apresentável, mais bonito. Em muitos relatos em situações reais,as pessoas exageram ao buscar acelerar os processos naturais do corpo, utilizando anabolizantes animais para fazer crescer rápido o corpo ao malhar, consomem suplementos alimentícios e injetam hidrogel, sem acompanhamento de um médico especialista, ocasionando sérios problemas à saúde e muitos chegam ao óbito.Temos vários casos que comprovam essa triste realidade mundial, de famílias que perdem seus entes queridos para o exagero da busca constante do corpo perfeito.
A dica que deixo é que devemos procurar viver bem, buscando o equilíbrio em tudo que faz e ser feliz do jeito que lhe convém.
(Milton Mercêz, vereador, 7 mandatos, empresário no ramo da construção civil)