Sobre pais e filhos!
Redação DM
Publicado em 21 de junho de 2016 às 02:19 | Atualizado há 10 anosTornarmo-nos pais é uma missão. É carinho, afeto – é dedicação. É mais que olho no olho – é olhar no olhar. É mais que aperto – é abraço. É mão, é alma, é coração com coração. Apascentar é mais que justiça – é amor. É bem mais que medo, é respeito, é temor. Apascentar os filhos não é um evento, mas um processo. É mais que tempo, é vida. É sacrifício prazeroso. É como o homem do campo que lança suas sementes e cuida, rega, investe, e espera seus frutos com paciência. O que podemos esperar de nossos filhos? A resposta é simples: esperamos tudo aquilo que semeamos em suas vidas. Sendo assim, a falta de amor recebido agora, é, certamente, resultado da falta de amor oferecido em outros tempos. Falta de cuidado recebido agora, é o resultado da indiferença de ontem. Para quem ainda está no início do maravilhoso desafio de apascentar seus filhos, os tempos são favoráveis. Invistam vida, profundidade, relacionem-se com transparência – na intensidade deles. Compreendam-lhes, aceitem-nos, imponham limites, mas sem deixar de respeitar os deles; sejam amigos, mais do que isso até: sejam pais. Criem ambientes favoráveis. Façam da vida um ninho; e da casa, um lar. Façam das crises uma escola, e das decepções um novo aprendizado. Lembrem-se de que se algum dia seus filhos não tiverem mais ninguém com quem contar neste mundo, eles certamente continuarão contando com vocês. Se convertermos verdadeiramente os nossos corações a eles, certamente eles também converterão os seus a nós. Haja sempre com firmeza e doçura. Permitam que seus filhos saibam seus sonhos e faça-os saber que eles são parte destes sonhos. Inclua-os, traga-os para perto, ensinem fazendo. E faça-os saber que vocês, pais, não são perfeitos e, assim como eles, estão descobrindo coisas novas e aprendendo com a vida, portanto como todos estão sujeitos a errar. Abram o caminho do perdão – peçam, ofereçam, recomecem e dê a eles também o direito de recomeçar. E é justamente por isso que estamos aqui: para que reacendamos as chamas do recomeço. Lembrem-se: tornarmo-nos pais é uma missão. É carinho, afeto – é dedicação. É mais que olho no olho – é olhar no olhar. É mais que aperto – é abraço. É mão, é alma, é coração com coração.
(Thiago Mendes, escritor)