Cotidiano

Terceira fase da Operação Tríade atinge raiz de organizações criminosas

Redação

Publicado em 18 de junho de 2016 às 03:36 | Atualizado há 9 anos

Em ação organizada pelas forças policiais e de inteligência da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), foi realizada ontem a terceira etapa da Operação Tríade. O principal objetivo é fiscalizar estabelecimentos comerciais que negociam peças e acessórios de veículos. A intervenção se deu na Vila Canaã, região Sudoeste de Goiânia. O balanço consta a recuperação de um veículo, um mandato de prisão preventiva cumprido, três crimes contra a ordem tributários lavrados e um bloqueador de sinal de celular, usado costumeiramente em furtos de caminhões, apreendido.

A Operação Tríade é um duro golpe em organizações criminosas responsáveis por furto e roubo em todo o Estado. Além disso, quebra-se o ciclo vicioso de delitos que a cadeia promove. O raciocínio é que o cidadão que compra peças de origem duvidosa, financia e alimenta a corrente de atos delituosos.

As atividades desta sexta-feira foram coordenadas pela Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA), que tem como titular o delegado Adriano Sousa Costa. Envolveu as polícias Civil, Militar, Técnico-Científica, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

De acordo com o delegado responsável, a operação enfraquece associações criminosas responsáveis por furto e roubo de veículos. “Estes resultados demonstram que as forças policiais trabalham de forma efetiva e conjunta”, disse. “O Estado está presente e segue o combate efetivo contra todas as formas de criminalidade”, afirma. “O recado foi dado”, finaliza.

A Operação Tríade já abrangeu 10 municípios: Ceres, Goianira, Inhumas, Itaberaí, Jaraguá, Nerópolis, Petrolina, Rialma, Rianápolis e Uruana. Quatorze lojas foram interditadas por falta de alvará de funcionamento. Já na primeira etapa, realizada em março deste ano, 34 locais que não apresentaram a documentação necessária para o funcionamento acabaram lacrados.

Ação conjunta

No combate ao crime organizado, principalmente ligado a roubo e furto de veículos, as forças policias têm obtido seguidos êxitos. Apenas nos últimos dois meses, o Batalhão de Operações Especiais de Goiás (Bope) prendeu, em 13/05, Charles Andrade da Silva, conhecido como Charlão da Canaã, um dos maiores clonadores de veículos da região metropolitana de Goiânia. No último mês, também foi desarticulada uma associação criminosa, situada na Rua Manoel Silva, no setor Vila Regina. Já em abril, foram presos em flagrante Sandro Oliveira de Jesus Júnior e Taffarel da Silva, responsáveis por desmanche de veículos roubados nas proximidades da Vila Canaã.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias