Opinião

Existe educação medíocre?

Redação DM

Publicado em 4 de junho de 2016 às 02:55 | Atualizado há 9 anos

Para responder esta pergunta e refletir sobre ela, preciso dizer primeiro o que é uma educação medíocre. Uma educação medíocre é comumente entendida como uma educação mediana, mas também sofrida; em outras palavras, uma educação medíocre pode ser descrita como aquela que não conseguiu alcançar o seu verdadeiro sentido e objetivo. Nesse caso, para dizer se existe educação medíocre, preciso levar em consideração essas características.

Posso dizer que, de um modo geral, existe sim educação medíocre. E isso, certamente, não acontece necessariamente por falta de estruturas ou de tecnologias, mas fundamentalmente por culpa dos próprios professores ou aqueles que se envolvem diretamente com o processo educacional; a falta de compromisso das pessoas que estão ligadas ao processo educacional constitui-se em um perigo gravíssimo para a educação, pois elas não apenas contribuem para uma educação medíocre, mas acabam matando a própria essência da educação.

É claro que a falta de uma estrutura adequada e a falta de alguns recursos tecnológicos interferem no desenvolvimento educacional, mas nada é pior para degradar a prática educativa do que a falta de compromisso por parte daqueles que dão vida à educação, a saber, os professores. Quando estes, deliberadamente não dedicam à prática educativa como deveriam, quando não se esforçam no sentido de desempenhar suas funções como professores e insistem ainda em serem autoritários ou os únicos donos do conhecimento que insistem em encher a cabeça dos alunos com ideias prontas e acabadas, a educação só pode ser medíocre ou destruída completamente. A verdade é que quando a prática educativa é conduzida pelos assassinos da educação, torna- se impossível fazer uma formação que não seja medíocre.

Infelizmente, portanto, esse tipo de prática medíocre que contribui para uma formação medíocre do indivíduo é um vício impregnado em diversas instituições de ensino. O autoritarismo na educação não diminuiu com tempo, pelo contrário, ela só aumentou. Hoje temos um número cada vez maior de professores que acreditam serem eles os únicos donos do saber, acreditam que o aluno não tem nada a dizer e que ele apenas deve obedecer. Nesse sentido, digo que educação medíocre permanecerá enquanto os professores insistirem em seguir o rumo da mediocridade que se encontra neles mesmos, ou seja, um professor medíocre só contribuir para uma educação medíocre.

 

(Maria Félix Lopes da Rocha., graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias