Opinião

Porque ser inferior é diferente de ser superior

Redação DM

Publicado em 21 de maio de 2016 às 02:54 | Atualizado há 9 anos

Há mui­to não exis­tem cer­te­zas, ou me­lhor, as mui­tas cer­te­zas bri­gam en­tre si, quan­do num mo­men­to se diz uma coi­sa e de­pois se diz e se faz o con­trá­rio. Há quem ne­go­cie com a pró­pria cons­ci­ên­cia al­te­ran­do a com­pre­en­são de­la e de si pró­prio e, con­se­quen­te­men­te, o dis­cur­so con­for­me a con­ve­niên­cia. Sur­ge daí ou­tra pos­tu­ra, de acor­do com a oca­si­ão. Ou o pi­or: quan­do se me­de um qui­lo de mil gra­mas pa­ra si e ao me­dir pa­ra o ou­tro, ajus­tar pa­ra mui­to mais ou mui­to me­nos. Es­se cri­té­rio vem sen­do usa­do co­mo nun­ca, já que o pe­ca­do al­heio é mais feio que o pró­prio. On­de fi­cou a jus­te­za?

O ser hu­ma­no é um ani­mal adap­tá­vel, acos­tu­ma-se com ad­ver­si­da­des co­mo ne­nhum ou­tro, mas en­quan­to os ir­ra­ci­o­nais ma­tam pa­ra co­mer, o ho­mem ma­ta pa­ra ver a que­da. Di­an­te da con­quis­ta não sa­be o que fa­zer. A frou­xi­dão mo­ral ga­nhou for­ça as­sus­ta­do­ra. É tão nor­mal fa­zer er­ra­do, que nem é pre­ci­so ex­pli­car. A fle­xi­bi­li­da­de al­can­çou ex­ten­são pe­ri­go­sa, e as ne­go­ci­a­ções es­bar­ra­ram na li­nha do cri­me.

No pre­o­cu­pan­te mo­men­to na­ci­o­nal, nem de lu­pa es­tá sen­do pos­sí­vel se­pa­rar o joio do tri­go. De tan­to ou­vir ini­qui­da­des, al­guns bra­si­lei­ros se des­con­so­la­ram pa­ra sem­pre. E po­de ha­ver coi­sa mais fu­nes­ta do que o fim da es­pe­ran­ça? Che­ga a do­er fa­lar des­se ti­po de mor­te. Qual­quer in­jus­ti­ça­do en­ten­de.

Em 1973, num show ao vi­vo, tor­na­do LP (dis­co de vi­nil), Ma­ria Be­thâ­nia apre­sen­tou “Dra­ma Ter­cei­ro Ato”, uma co­le­ção de mú­si­cas que se tor­na­ram eter­nas e de po­e­mas tão for­tes quan­to a can­to­ra. As le­tras can­tam coi­sas as­sim: “quan­do eu cho­ro é uma en­chen­te, quan­do eu amo, eu de­vo­ro”, ou “por que me ar­ran­cas­te um bei­jo, por que me in­cen­di­as­te de de­se­jo?” “E me ar­ras­tei e te ar­ra­nhei e me agar­rei aos seus ca­be­los”. “O amor é sim­ples­men­te o ri­dí­cu­lo da vi­da”. “O que di­zer, o que ca­lar?” “A so­li­dão vai me ma­tar de dor”. “Mar­ca­da a fer­ro, a fo­go em car­ne vi­va”. “Inú­til dor­mir que a dor não pas­sa.”

Nu­ma cer­ta al­tu­ra Ma­ria Be­thâ­nia fa­la com al­to grau de dra­ma­ti­ci­da­de: “Eu que­ro ser sem­pre aqui­lo com quem eu sim­pa­ti­zo. E eu tor­no-me sem­pre, mais ce­do ou mais tar­de, aqui­lo com quem eu sim­pa­ti­zo. Eu sim­pa­ti­zo com tu­do. São-me sim­pá­ti­cos os ho­mens su­pe­ri­o­res por­que são su­pe­ri­o­res, e são-me sim­pá­ti­cos os ho­mens in­fe­rio­res por­que são su­pe­ri­o­res tam­bém. Por­que ser in­fe­ri­or é di­fe­ren­te de ser su­pe­ri­or. Is­so é uma su­pe­ri­o­ri­da­de a cer­tos mo­men­tos de vi­são. Eu sim­pa­ti­zo com al­guns ho­mens pe­las su­as qua­li­da­des de ca­rá­ter, com ou­tros eu sim­pa­ti­zo pe­la fal­ta des­sas mes­mas qua­li­da­des. E com ou­tros ain­da eu sim­pa­ti­zo por sim­pa­ti­zar com eles. Co­mo eu sou ra­i­nha ab­so­lu­ta na mi­nha sim­pa­tia, bas­ta que ela exis­ta, pa­ra que te­nha ra­zão de ser” (Fer­nan­do Pes­soa).

Quan­to mal é ca­paz de ge­rar a in­co­e­rên­cia em to­dos os ní­veis, mas es­pe­ci­al­men­te na po­lí­ti­ca? A de­cep­ção to­mou con­ta dos tan­tos quan­to ou­vem pre­ga­ções té­tri­cas, gro­tes­cas, de­su­ma­nas. Ven­dem-se idei­as sem ló­gi­ca des­de o pes­so­al até o co­le­ti­vo, nu­ma es­pé­cie de en­lou­que­ci­men­to que to­mou con­ta da na­ção. O bar­co é um só, a po­pu­la­ção es­tá di­vi­di­da, e o afun­da­men­to se­rá ge­ral. Ca­so o pa­ís es­ti­ves­se hu­ma­ni­za­do, ha­ve­ria co­le­te sal­va-vi­das pa­ra to­dos, po­rém, uma par­ce­la dos pas­sa­gei­ros não quer a di­vi­são, mas ne­ga.

Num mun­do de ca­be­ça pa­ra bai­xo, no qual o ru­im é bom e vi­ce-ver­sa, fal­ta pou­co pa­ra o sol apa­re­cer à noi­te, in­ver­ten­do a si­tu­a­ção no­tur­na. Há um es­ta­do de in­co­e­rên­cia tal que se tem um dis­cur­so des­co­ne­xo, de­sar­mô­ni­co, dis­cor­dan­te, dis­pa­ra­ta­do, con­tra­di­tó­rio. O Bra­sil é tu­do is­so ou na­da dis­so. O pa­ís vi­rou uma gran­de con­tra­di­ção.

 

(Ma­ra Nar­ci­so, mé­di­ca e jor­na­lis­ta)

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