Opinião

Terra do Nunca

Diário da Manhã

Publicado em 10 de maio de 2016 às 02:48 | Atualizado há 9 anos

Não é fá­cil ten­tar de­fi­nir um ar­tis­ta, e ain­da me per­gun­to se é is­so pos­sí­vel. Mag­ní­fi­co, sur­pre­en­den­te,mi­to, ilu­mi­na­do? Fa­lo ago­ra em es­pe­ci­al, de um ar­tis­ta que não can­ta­va, era ele a mú­si­ca, não dan­ça­va, era ele a pró­pria co­re­o­gra­fia, não com­pu­nha, era ele a le­tra. Ago­ra, às vés­pe­ras de se com­ple­tar se­te anos de sua mor­te ( 25/06/09), o fe­nô­me­no pop ame­ri­ca­no Mi­cha­el Jackson, con­ti­nua te­naz e sem­pre o se­rá. Des­de cri­an­ça apre­sen­ta­va um ca­ris­ma e ta­len­to que lhe era pe­cu­li­ar. Se­gun­do a ma­tri­ar­ca Jackson, aos de­zoi­to mes­es e ain­da de frau­da, o pe­que­ni­no Mi­cha­el já dan­ça­va rit­ma­do, ao som de uma má­qui­na de la­var rou­pa que ti­nham em ca­sa. Fi­cou cla­ro que o “dom vin­do de ci­ma”, ter­mo usa­do vá­ri­as ve­zes pe­la pró­pria mãe, fa­lou bem al­to, em es­pe­ci­al na fa­mí­lia Jackson. Aos cin­co anos, já can­ta­va e dan­ça­va e vi­si­vel­men­te con­ti­nu­a­va so­bre­pon­do aos de­mais ir­mãos. Foi es­co­lhi­do co­mo vo­ca­lis­ta da The Jackson Fi­ve, ban­da for­ma­da por ele e os ir­mãos. O su­ces­so era ine­vi­tá­vel, tan­to que aos 14 anos, Mi­cha­el já es­ta­va en­tre os mi­li­o­ná­rios. Mas a sim­pli­ci­da­de e hu­mil­da­de o acom­pa­nha­ri­am até seus úl­ti­mos di­as. The Jackson Fi­ve era di­ri­gi­da pe­lo pai, o du­ro e im­pla­cá­vel Jo­seph Jackson, ex-lu­ta­dor de bo­xe e mú­si­co que tam­bém foi me­ta­lúr­gi­co, o ve­lho Joe, co­mo tam­bém é co­nhe­ci­do, pro­je­tou nos fi­lhos o su­ces­so que não te­ve. A mãe, Ka­the­ri­ne Jackson, uma mu­lher de fé, des­de sem­pre foi o por­to se­gu­ro da fa­mí­lia. Se­gun­do o pró­prio Joe, ne­nhum dos fi­lhos po­dia cor­rer pe­las ru­as e brin­car, as­sim co­mo era co­mum às ou­tras cri­an­ças, os en­sai­os no es­tú­dio eram cons­tan­tes. Cer­ta­men­te daí, o gran­de en­can­ta­men­to so­bre­tu­do de Mi­cha­el, mes­mo de­pois de adul­to, por par­ques, brin­que­dos, cri­an­ças,jo­gos e to­da ma­gia que cer­ca o ima­gi­ná­rio in­fan­til. Sem uma in­fân­cia co­mum, ele e os ir­mãos eram ri­go­ro­sa­men­te en­sai­a­dos pe­lo pai, que não per­mi­tia er­ros, sob pe­na de cas­ti­go ime­di­a­to. Tan­to ter­ror psi­co­ló­gi­co cer­ta­men­te tra­ria efei­tos fu­tu­ros. Pe­lo seu de­sem­pe­nho, Mi­cha­el era cri­a­ti­vo e o exem­plo a ser se­gui­do nos en­sai­os: – Fa­çam co­mo o Mi­cha­el, di­zia o pai. Há al­guns anos Mi­cha­el con­fes­sou que nes­ta épo­ca, ti­nha tan­to me­do do pai, que che­ga­va a pas­sar mal, ao pon­to de vo­mi­tar com a pre­sen­ça do mes­mo. Trau­mas que cer­ta­men­te dei­xa­ri­am pro­fun­das mar­cas. Em­bo­ra a pri­mei­ra ci­rur­gia plás­ti­ca de Mi­cha­el no na­riz (ri­no­plas­tia) e tam­bém a se­gun­da, ti­ves­sem si­do em de­cor­rên­cia de uma que­da du­ran­te en­saio, es­ta que re­sul­tou em fra­tu­ra (1979, já com 21 anos), as de­mais, vi­e­ram em vir­tu­de da ten­ta­ti­va de Mi­cha­el não ver em seu re­fle­xo, ne­nhu­ma se­me­lhan­ça com a ima­gem do pai. Ca­da mo­di­fi­ca­ção fa­ci­al ain­da era pou­ca pa­ra o ar­tis­ta. Mas is­to não o tor­nou amar­go, seu co­ra­ção era gran­de e bom! Ele que­ria que o mun­do in­tei­ro fos­se fe­liz, can­ta­va a es­pe­ran­ça de um mun­do me­lhor, pra vo­cê e pra mim… Tal­vez o mun­do de Pe­ter Pan (Ne­ver­land), por en­quan­to fos­se a via de es­ca­pe, o iní­cio de um ca­mi­nho pa­ra o pa­ra­í­so. Ao tem­po em que le­van­ta­va pla­teia em to­do o mun­do, re­ce­bia re­co­nhe­ci­men­to, ca­ri­nho, ad­mi­ra­ção, sua vi­da se tor­na­va tam­bém al­vo de ho­lo­fo­tes es­pe­cu­la­ti­vos, tab­loi­des e até mes­mo de in­ve­ja e mal­da­de; afi­nal, es­ta­mos fa­lan­do do Rei do Pop, as­sim ca­ri­nho­sa­men­te no­me­a­do pri­mei­ra­men­te por Eli­sa­beth Taylor, ao cha­má-lo pa­ra re­ce­ber um de seus in­con­tá­veis prê­mios. Uma das for­tes po­lê­mi­cas em tor­no do as­tro, era de que ele, ao ser vi­su­a­li­za­do ca­da vez com a pe­le mais cla­ra, es­ta­ria ne­gan­do sua ra­ça. Na ver­da­de, foi ele di­ag­nos­ti­ca­do co­mo por­ta­dor de vi­ti­li­go e lu­pos, do­en­ça que em­bran­que­ce a pe­le. Fa­zia tra­ta­men­to e usa­va cre­mes pa­ra uni­fi­car o tom da pe­le. Tam­bém pas­sou a usar pe­ru­ca após gra­ve aci­den­te ocor­ri­do com fo­gos de ar­ti­fí­ci­os em uma gra­va­ção de co­mer­cial da Pep­si- Co­la, on­de ime­di­a­ta­men­te te­ve o cou­ro ca­be­lu­do com quei­ma­du­ras de se­gun­do e ter­cei­ro graus. Tam­bém foi ino­cen­ta­do de to­das acu­sa­ções so­bre me­no­res. O que se sa­be é que em to­da a his­tó­ria da hu­ma­ni­da­de, Mi­cha­el foi o ar­tis­ta que mais con­tri­bu­iu pa­ra obras so­ci­ais e hu­ma­ni­tá­rias em to­do o mun­do, e ain­da o con­ti­nua, pois des­ti­nou seu tes­ta­men­to pa­ra seus três fi­lhos, sua mãe e tam­bém pa­ra ins­ti­tu­i­ções de ca­ri­da­de (após sua mor­te, seu pa­tri­mô­nio ati­vo, de lu­cro, che­gou à mar­ca de mais de três bi­lhões de re­ais). Mi­cha­el Jackson se pre­pa­ra­va pa­ra vol­tar aos pal­cos em uma no­va tur­nê, que te­ria iní­cio em ju­lho de 2009, mas no dia 25 de ju­nho, o mun­do cho­ra­va a mor­te do gê­nio, ví­ti­ma de pa­ra­da car­dí­a­ca… Que o me­ni­no so­nha­dor, ar­tis­ta da ter­ra do nun­ca, que não en­ve­lhe­ceu, pois man­te­ve o seu pu­ro es­pí­ri­to de cri­an­ça, re­ce­ba o tão de­se­ja­do pa­ra­í­so eter­no, pro­me­ti­do por Deus, e que ele re­al­men­te acre­di­ta­va.

 

(Marly Men­da­nha Ba­va­ni, ar­tis­ta plás­ti­ca, do­cu­men­ta­ris­ta, di­re­to­ra da Es­co­la de Ar­tes Plás­ti­cas “Vei­ga Val­le” da ci­da­de de Go­i­ás e ar­ti­cu­lis­ta)

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias