Dilma jogou pela janela…
Redação DM
Publicado em 10 de maio de 2016 às 02:46 | Atualizado há 10 anosA presidente Dilma está vivendo as últimas obras do final de seu mandato. Amanhã o plenário do Congresso começa a discutir para votar a admissibilidade do processo de impeachment. Até a estrela símbolo do PT reconhece que a presidente não tem votos para barrar o processo. E até os petistas mais renitentes não acreditam que, afastada do cargo por um período de até 180 dias, Dilma consiga reverter o quadro. Todos acreditam que ela já está fora. Já perdeu mesmo o mandato que, como gosta de dizer, conquistou com mais de 54 milhões de votos, sem atentar que seu adversário obteve mais de 50 milhões também. Perdeu por pouco e hoje se sabe as razões da derrota. Nos últimos dias, nem Lula tem aparecido para defender a sua criação. Pode ser que esteja mesmo doente, como alegou no 1º de maio. Mas pode ser também que queria manter distância da disputa política pois, pelo andar da carruagem, poderá ser o próprio a ser atropelado pelos fatos. Mas apesar de tudo, do risco de implosão da legenda que criou para se estabelecer no Planalto e por lá ficar durante muitos anos, Lula deve estar bebendo devagarzinho o néctar da vingança. Dilma não totalmente fiel, negando-lhe a legenda em 2014, como combinado. Soube porém ser fiel no início sobre o desastre que se avizinhava na economia. Afastando-se de Lula após a reeleição, só retomando contatos agora, num abraço de afogados, a presidente pretendeu andar sozinha mas não teve como fazê-lo. Não é do ramo e tem um gênio difícil, grosseiro. Esqueceu-se de que política se faz com diálogo, uma lição que o vice Michel Temer vai lhe ensinando, nos acertos para montar o seu governo. Temer é experiente, bom de diálogo e educado, ao contrário de Dilma. Mas vai precisar de muita habilidade para contornar as dificuldades da fome de poder de alguns que, sem consciência do grave momento político do país, não se cansam em exigir cargos. Para si e para os seus apaniguados.
(Paulo César de Oliveira, jornalista e diretor-geral das revistas Viver Brasil e ROBB report)