Opinião

Como as empresas devem ver o Digital Transformation e a tecnologia móvel

Redação DM

Publicado em 6 de maio de 2016 às 03:20 | Atualizado há 9 anos

A Di­gi­tal Trans­for­ma­ti­on tor­nou-se uma ques­tão-cha­ve na agen­da cor­po­ra­ti­va. Ela não é ape­nas a ado­ção de no­vas tec­no­lo­gi­as, mas tam­bém no­vas ma­nei­ras de tor­nar os ne­gó­ci­os mais efi­ci­en­tes e com­pe­ti­ti­vos. Se­gun­do o Gartner, as tec­no­lo­gi­as que sus­ten­tam es­te no­vo pa­no­ra­ma são o que a con­sul­to­ria cha­ma de ne­xo das for­ças. Ba­si­ca­men­te, uma com­bi­na­ção de fer­ra­men­tas so­ci­ais, de mo­bi­li­da­de, com­pu­ta­ção em nu­vem e in­for­ma­ção, so­ma­das à In­ter­net das Coi­sas, com­pu­ta­do­res usá­veis, má­qui­nas in­te­li­gen­tes e im­pres­so­ras 3D.

Os al­go­rit­mos se­rão os ver­da­dei­ros res­pon­sá­veis por ace­le­rar o va­lor des­sa trans­for­ma­ção, e é ne­ces­sá­rio sa­ber es­ta­be­le­cer uma re­or­ga­ni­za­ção das em­pre­sas na mes­ma ve­lo­ci­da­de da ino­va­ção. A eco­no­mia al­go­rít­mi­ca se­rá a ener­gia res­pon­sá­vel pe­lo gran­de sal­to re­pre­sen­ta­do pe­la evo­lu­ção ge­ra­da pe­la Di­gi­tal Trans­for­ma­ti­on.

Pa­ra exem­pli­fi­car me­lhor: to­dos os pro­du­tos e ser­vi­ços se­rão de­fi­ni­dos pe­la so­fis­ti­ca­ção de seus al­go­rit­mos. As or­ga­ni­za­ções ou cor­po­ra­ções se­rão ava­li­a­das, não ape­nas por seu Big Da­ta, mas pe­lo al­go­rit­mo que trans­for­ma aque­les da­dos em ações e na­qui­lo que, por fim, im­pac­ta os cli­en­tes.

Pa­ra ter ideia, a pre­vi­são do Gartner é que, em cin­co anos, cer­ca de um mi­lhão de no­vos dis­po­si­ti­vos es­te­jam on-li­ne a ca­da ho­ra, e es­sas in­ter­co­ne­xões ge­rem bi­lhões de no­vos re­la­ci­o­na­men­tos, os qua­is não se­rão con­du­zi­dos ape­nas pe­los da­dos, mas, prin­ci­pal­men­te, pe­los al­go­rit­mos. As com­pa­nhi­as pre­ci­sam en­ten­der as ne­ces­si­da­des dos con­su­mi­do­res, sa­ber o que eles que­rem e co­mo an­te­ci­par-se a eles.

O ca­mi­nho pa­ra es­te en­ten­di­men­to pas­sa por usar fer­ra­men­tas de ges­tão do re­la­ci­o­na­men­to com cli­en­tes (CRM), de in­te­li­gên­cia de ne­gó­ci­os (BI), tec­no­lo­gia mó­vel, in­te­li­gên­cia ana­lí­ti­ca e a com­pu­ta­ção al­go­rít­mi­ca. Afi­nal, a trans­for­ma­ção acon­te­ce quan­do se con­se­gue cap­tu­rar to­das as in­for­ma­ções e com al­go­rit­mo fa­zer al­go fun­cio­nal e in­te­li­gen­te.

No aten­di­men­to ao cli­en­te, a ex­pe­ri­ên­cia de in­te­ra­ção por meio de qual­quer ca­nal pas­sa a ser fun­da­men­tal pa­ra me­lho­rar a re­la­ção com o con­su­mi­dor, as­sim co­mo a trans­for­ma­ção da for­ça de tra­ba­lho, in­cor­po­ran­do so­lu­ções de mo­bi­li­da­de.

A ver­da­de é que ven­der por ven­der não po­de ser mais o ob­je­ti­vo. A Di­gi­tal Trans­for­ma­ti­on faz com que pro­ces­sos de au­to­ma­ção de ven­das se­jam trans­for­ma­dos em ou­tras pro­pos­tas, em que os pró­prios pro­du­tos po­dem se in­ter­li­gar com pro­pos­tas de ser­vi­ço.

Por exem­plo, por meio de al­go­rit­mos um do­no de uma pa­da­ria po­de no­tar que fal­ta um de­ter­mi­na­do item e au­to­ma­ti­ca­men­te in­for­ma o ven­de­dor da ne­ces­si­da­de. Ou mes­mo um con­su­mi­dor fi­nal po­de en­con­trar o es­ta­be­le­ci­men­to mais pró­xi­mo que te­nha de­ter­mi­na­do item. Tec­no­lo­gi­as mó­veis con­vi­ve­rão com es­ta­be­le­ci­men­tos e lo­jas fí­si­cas.

Op­tar por dis­po­si­ti­vos e apli­ca­ti­vos mó­veis é qua­se que es­sen­cial nes­te con­tex­to. Ser mo­bi­le é ser mais pre­sen­te, pro­du­ti­vo, com­pe­ti­ti­vo e a ba­se pa­ra in­ser­ção do Di­gi­tal Trans­for­ma­ti­on. Sem fa­lar que uma es­tra­té­gia de Cloud Com­pu­ting bem es­tru­tu­ra­da en­gros­sa os ne­gó­ci­os, tra­zen­do mais de­sem­pe­nho e agi­li­da­de, fa­ci­li­tan­do as­sim, as pos­sí­veis evo­lu­ções.

E pa­ra com­pe­tir nes­se mun­do so­ci­al ca­da vez mais mó­vel, as em­pre­sas pre­ci­sam en­con­trar ma­nei­ras de en­ga­jar os cli­en­tes e os pros­pects de um mo­do mais di­gi­tal. Mo­der­ni­zar apli­ca­ti­vos pa­ra atu­ar bem no es­pa­ço di­gi­tal se­rá uma ver­da­dei­ra ne­ces­si­da­de.

Ho­je, as or­ga­ni­za­ções com mais vi­são, já es­tão co­lo­can­do o en­ga­ja­men­to de usu­á­rios ou cli­en­tes no to­po de su­as pri­o­ri­da­des de tec­no­lo­gia. Aná­li­ses do Gartner mos­tram que, con­du­zi­das pe­la ne­ces­si­da­de de pen­sar em to­da a jor­na­da do cli­en­te por to­das as pla­ta­for­mas di­gi­tais mó­veis, mui­tas em­pre­sas, ca­da vez mais, con­cen­tra­rão seus es­for­ços em sua pró­pria Di­gi­tal Trans­for­ma­ti­on em 2016.

 (Lu­ci­a­no San­do­val, di­re­tor co­mer­cial e marke­ting da MC1 – mul­ti­na­ci­o­nal bra­si­lei­ra com fo­co em pro­ces­sos e in­te­li­gên­cia de ne­gó­ci­os uti­li­zan­do a mo­bi­li­da­de co­mo pla­ta­for­ma tec­no­ló­gi­ca)

 


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