Opinião

Rubiataba – Alunos e professoras desenvolvem o projeto

Diário da Manhã

Publicado em 6 de maio de 2016 às 03:13 | Atualizado há 9 anos

Reaproveitar recicláveis para fazer arte é uma das atividades que mais encanta. Adorei o projeto realizado por professoras e alunos da Escola Municipal Rivaldo Santana de Rubiataba .

Garrafas de vidro que iam para o lixo se tornam lindos objetos de decoração nas mãos dos alunos. Mas o grande diferencial é a escolha inspiradora de frases e poesias citadas nas garrafas decoradas.

Não bastasse a execução ser primorosa, os alunos vão além, e espalham essas garrafas pela cidade de Rubiataba. Se você topar com uma delas por aí, pode pegar e levar pra casa!

Disse a professora Onicia, uma das cordenadoras do projeto; – Mais garrafas “soltas” nas ruas de Rubiataba. Desejos poéticos para quem encontrar e tiver sensibilidade para perceber que é uma gentileza, um presente para tornar o dia de alguém mais alegre. As garrafas foram preparadas com muito cari-nho pelos alunos que com entusiasmo se dispuseram a participar. Em nós que distribuimos pelas ruas ficou uma emoção maravilhosa que se eterniza em sentimentos de gratidão infinita pelas ideias e inspirações tão simples e recompensadoras.

Tivemos inspiração no belo projeto “Letras Garrafais” de Alexandre Novello, que espalha gentilezas em São Paulo.

Projeto desenvolvido pelas professoras: Ana Paula, Ivi Joyce Rodrigues e Onicia Oliveira com os alunos dos 8 °s vespertino e 9 °s matutino, da escola municipal Rivaldo Santana Sampaio.

O professor João José correa comentou: Nós professores e alunos agradecemos e ficamos felizes pelo resultado, além de ser uma forma prazerosa para os estudantes de criar, inventar e usar a sensibilidade poética e artística, uma maneira de espalhar gentilezas, tocar o coração de algumas pessoas que receberam com carinho esse presente, os desejos poéticos de nossos queridos alunos que optaram por contribuir com o projeto deixando as garrafas para serem “soltas” por aí.

Não é a primeira vez que uso esse democrático espaço que tenho, nesse tão importante jornal para citar projetos desenvolvidos pelas professoras da escola Rivaldo Santana que fica na cidade de Rubiataba. Já visitei a escola, sei bem da enormidade da qualidade do ensino desenvolvido por lá. A escola é viva, isso mesmo, lá as coisas acontecem sim, a escola funciona a todo vapor.

Há sempre algo interessante acontecendo dentro e fora da escola, envolvendo não somente os alunos, mas também professores e a comunidade.

Projetos são uma constância na escola, as professoras Onicia, Ivi e Ana Paula sempre desenvolvem atividades com os alunos, buscando sempre a excelência no ensino, “levando aos alunos, aprendizagem sem tédio”.

Noto que nas escolas, soluções das mais diversas são tentadas para envolver o aluno com a escola para que ele goste da escola goste de estudar, se interesse em aprender. Porém, as medidas que mais se mostram eficientes são as que inserem a escola no ambiente do aluno.

Teatro, Poésia, música, dança, cinema e cultura em geral podem ser ótimas maneiras de injetar o sentimento de identificação do aluno pela escola. Quanto mais ele percebe que não está isolado, sento bombardeado somente por matérias e informações impessoais, mais ele se sente responsável por corresponder às expectativas nele depositadas.

Se em um evento cultural o aluno é responsável por exercer algum papel, muito provavelmente ele terá mais vontade de honrar compromissos, dará mais valor ao que pensam dele e, por fim, entenderá que é parte essencial no funcionamento da escola, e da comunidade em que vive.

Inserir projetos arrojados na escola, traz uma mobilização coletiva, peneirando talentos e acentuando esse comprometimento de cada um dos estudantes. Vira uma corrente de cooperação e interdependência.

O projeto pode ser visitado na página  do facebook: Biblioteca Cecília Meireles.

Parabéns aos Alunos e professores da escola Rivaldo Santana, e aos cidadãos de Rubiataba que sempre apoiam esses projetos.

“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.”

Rubem Alves

 

(André Junior – Membro UBE – União Brasileira de Escritores – Goiás – [email protected])

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias