Estudante de odonto diz que furou gengiva de criança para que ela ficasse quieta
Diário da Manhã
Publicado em 5 de maio de 2016 às 01:14 | Atualizado há 4 meses
No Facebook, duas estudantes de odontologia tiveram uma conversa que causou polêmica nas mídias sociais. Uma delas conta uma situação na qual furou a gengiva de uma criança para que ela ficasse quieta.
A estudante acrescenta ainda que foi a própria professora que instruiu dessa forma. “A professora sempre mandou a gente ter uma postura forte e não dar abertura para criança fazer birra”, afirma a estudante que conta a história.
O Conselho Regional de Ontologia de São Paulo (CROSP) informou em nota que os professores de graduação em Odontologia buscam capacitar os alunos para pervinir, tratar e curar os problemas relacionados à saúde bucal.
Ainda em nota, o CROSP ressalta ainda que não há nenhuma orientação técnica para “furar a gengiva do paciente” com objetivo se estabelecer e manter o respeito e confiança do paciente.
“O CROSP repudia toda e qualquer conduta que visa estigmatizar os procedimentos odontológicos e a figura do cirurgião-dentista como um profissional que provoca dor ou que se relaciona com seus pacientes de forma desumana ou antiética”, afirma a nota do Conselho que garantiu verificar a veracidade do ocorrido e identificar as pessoas envolvidas.