Esportes

Chama olímpica no Planalto

Redação DM

Publicado em 3 de maio de 2016 às 02:09 | Atualizado há 10 anos

A chama olímpica chega hoje a Brasília e será conduzida, a partir dali, pelas cinco regiões brasileiras, envolvendo todo o País no espírito dos Jogos Olímpicos Rio 2016.  Bicampeã olímpica (2008 e 2012) e capitã da seleção brasileira de voleibol, Fabiana será a primeira atleta brasileira a conduzir a tocha. Fabiana é considerada uma das melhores centrais do mundo e deve ser uma das apostas do técnico José Roberto Guimarães para buscar o tricampeonato olímpico nos Jogos Rio 2016.

Entre outros destaques, também vão conduzir a tocha na capital federal a ponteira Paula Pequeno, o surfista Gabriel Medina e o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, que foi bronze nas Olimpíadas de Atenas, em 2004. Até ontem, a tocha olímpica estava em Laussane, na Suíça, e foi passada do COI (Comitê Olímpico Internacional) para o COB (Comitê Olímpico Brasileiro).

Presidente do COI, o alemão Thomas Bach ressaltou que a tocha vai ser o início da relação dos brasileiros com os Jogos Olímpicos e descarta que a situação turbulenta do País possa afetar a realização das Olimpíadas. “Claro que estamos acompanhando a situação política. Estamos em uma fase operacional dos Jogos, então não é mais tão política. O que conta, por outro lado, é o grande apoio que os Jogos Olímpicos têm da população. Estamos vendo que em toda essa disputa política das últimas semanas, há um projeto que une todos os brasileiros e todas as partes políticas. Esse projeto é as Olimpíadas. É por isso que não há razão para nos preocuparmos. Qualquer que seja a opinião política, há apoio aos Jogos. Os brasileiros estão apoiando esses Jogos Olímpicos”, disse.

Bach também dispensa a preocupação de protestos e manifestações contra as Olimpíadas durante o período do tour da tocha. “Há uma liberdade de opinião e de expressão. Estou confiante de que os brasileiros vão respeitar a dignidade da chama olímpica e o que ela representa: tolerância. Pelo grande apoio dos brasileiros aos Jogos Olímpicos, acredito que os grupos políticos vão respeitar a chama, se não seria contra produtivo para seus esforços. Eles devem expressar suas opiniões de uma maneira livre, mas não devem tentar fazer dos Jogos parte da disputa política no país”, disse o presidente do COI.

Após deixar a capital federal, Goiás vai ser o primeiro Estado da federação a receber o tour da tocha. Amanhã, as flamas olímpicas deixam Brasília rumo a Corumbá, e depois Pirenópolis e Anápolis. Na quinta-feira (5), a tocha passa por Itaberaí, cidade de Goiás, Inhumas e Goiânia.

Na sexta-feira (6), as flamas olímpicas visitam Trindade, Aparecida de Goiânia, Piracanjuba, Morrinhos e Caldas Novas. O tour em solo goiano se encerra no sábado (7), com Pires do Rio, Ipameri e Goiandira.

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia