Inovar é a lei
Redação DM
Publicado em 3 de maio de 2016 às 01:38 | Atualizado há 5 meses
Novas linguagens e formas de ocupar o palco, vindas de diversas parte do Brasil estão chegando em Goiânia na forma de espetáculos, palestras, debates e oficinas. Pois, de hoje até domingo (8) Goiânia recebe a 8ª edição do Paralelo 16 – Mostra de Dança Contemporânea. As atividades vão se concentrar no Teatro Goiânia, Espaço Quasar, Espaço Culturama e na Vila Cultural Cora Coralina e têm como objetivo fortalecer o cenário, por meio do intercâmbio cultural.
A edição deste ano é produzida pela união de forças entre a Associação Contemporânea de Cultura, a Quasar Cia de Dança e Arte Brasil Projetos Socioculturais. E também conta com o apoio do Espaço Culturama, Castro’s Park Hotel, da Prefeitura de Goiânia, além de recursos do Fundo de Arte e Cultura de Goiás.Desta vez, além de Goiás mais quatro estados do Brasil.
Hoje, começando os trabaçhos da mostra, a fotógrafa Lu Barcelos irá ministrar a oficina “A Dança Sob o Olhar da Lente”. Já os espetáculos só se iniciam amanhã, com a encenação “Retina” montagem dos mineiros do Camaleão Grupo de Dança
Do cenário nacional estão ainda mais três nomes: Cia. de Ballet da Cidade de Niterói (RJ), Cia Virtual (SP) e Vatá Cia de Dança (CE). Já o cenário local tem como representantes as companhias: Nômades Grupo de Dança, a Giro 8 Cia. De Dança e o ¿Por Quá?.
O curador do evento, o bailarino e pesquisador João Paulo Gross, explica que ao selecionar as companhias que participariam da mostra se preocupou principalmente em escolha de diferentes formas de se fazer dança contemporânea no Brasil. Assim, as companhias, conforme a diretora geral do evento, – Vera Bicalho – que é também responsável por dirigir a mais famosa companhia de dança de Goiânia, a Quasar – os grupos atenderam em cheio, o mote do evento deste ano: a inovação.
“Nossa ideia é apresentar propostas estéticas diferenciadas, que saiam do lugar comum, mostrando a amplitude de possibilidades exploradas pelas produções brasileiras e as novas investidas que vêm ocorrendo no campo da pesquisa, da criação e dos diálogos artísticos”, justifica a Vera Bicalho.
Bagagem
Realizado pela primeira vez em 2005, o festival, a cada edição tem cumprido este papel, de dar espaço ao que existe de mais interessante no mundo da dança contemporânea. E na busca por este objetivo, a mostra
conseguiu diversas conquistas relevantes ao cenário, como, por exemplo, o de inserir Goiânia no circuito internacional dos grandes eventos de dança. “Nós transformamos nossa capital em uma vitrine capaz de espelhar a produção global, e de criar um ecossistema profícuo para os nossos próprios artistas”, celebra a diretora.
Assim, a mostra goiana já atraiu grupos de dança contemporânea internacionais, como a La Intrusa Danza, da Espanha, a Compagnie Linga, da Suíça, a sul coreana Modern Table Contemporary Dance Company. Assim como grupos brasileiros, a exemplo da: Cia. De Dança do Teatro Alberto Maranhão (RN), a Cia de Dança de Diadema (SP), o Balé do Teatro Guaíra (PR), entre várias outras.
Mas, é fato que nem tudo foi fácil, o evento enfrentou diversos desafios até se estabelecer. Inclusive, um ano após a estreia, a Paralelo 16, que era realizada pelo governo do estado ficou quatro anos sem uma nova edição. Mas, retornou em 2009 de forma independente e realizada com recursos captados por leis de incentivo à cultura e diversas parcerias. Desde então se fixou na agenda cultural de Goiânia – em 2011
realizada de forma excepcional em Brasília (DF).
Av. T-8, 324, esq. c/ Av. Mutirão – Galeria Casa Blanca, St. Bueno
Palestra: “A dança sob o olhar da lente” – Palestrante: Lu Barcelos
Amanhã
20h – Teatro Goiânia
(Av. Tocantins esq. c/ Av, Anhanguera – Centro)
Camaleão Grupo de Dança (BH) – Espetáculo: Retina
Quinta-feira
20h – Teatro Goiânia
(Av. Tocantins esq. c/ Av, Anhanguera – Centro)
Nômades Grupo de Dança (GO) – Espetáculo: Beladona
Sexta-feira
20h – Teatro Goiânia
(Av. Tocantins esq. c/ Av, Anhanguera – Centro)
Giro 8 Cia De Dança (GO) – Espetáculo: Antes Que…
Cia Virtual (SP) – Espetáculo: Tempo Singular
Sábado
(Rua T-28, 717, St. Bueno)
Aula pública Corpo Brincante, com Vatá Cia. De Dança (CE)
10h às 13h – Espaço Culturama
Av. T-8, 324, esq. c/ Av. Mutirão – Galeria Casa Blanca, St. Bueno)
Mesa-redonda “Gestão de Grupos”
20h – Teatro Goiânia
(Av. Tocantins esq. c/ Av, Anhanguera – Centro)
Vatá Cia. De Dança (CE) – Espetáculo: Compilation
Domingo
9h às 12h – Espaço Quasar
(Rua T-28, 717, St. Bueno)
Aula pública Movimento Contemporâneo, com a bailarina Lunna Gomes, da Quasar Cia de Dança
17h – Calçada da Vila Cultural Cora Coralina
(Rua 3, Centro – Fundo do Teatro Goiânia)
Tarde de Improviso com ¿Por Quá?
20h – Teatro Goiânia
(Av. Tocantins esq. c/ Av, Anhanguera – Centro)
Companhia de Ballet da Cidade de Niterói (RJ) – Espetáculo: Casa de Carii
Serviço
8º Paralelo 16 – Mostra de Dança Contemporânea
Quando:De hoje a domingo
Local : Teatro Goiânia, Espaço Culturama e Vila Cultural Cora Carolina
Preços de ingressos: R$ 12,00 (inteira) / R$ 6,00 (meia-entrada para estudantes e idosos acima de 60 anos)
Programação gratuita: Conferência, Mesa-Redonda e Oficinas de dança contemporânea