Política

Projeto de Amilton Filho ampara consumidores que precisarem adiar ou cancelar eventos por conta do novo coronavírus em Goiás

Redação DM

Publicado em 16 de abril de 2020 às 09:53 | Atualizado há 5 anos

O deputado estadual Amilton Filho (Solidariedade) apresentou nesta terça-feira (14/04), na sessão remota da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), um projeto de lei que ampara os consumidores que precisarem adiar ou cancelar a realização de eventos em decorrência do novo coronavírus.

O texto determina a remarcação ou cancelamento de locação de casas de festas ou eventos e buffets sem custo adicional durante a vigência da calamidade de saúde pública em Goiás. “A situação clama por medidas urgentes que deem respaldo ao consumidor”, destaca o parlamentar.

Na Alego, Amilton Filho é o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor. O projeto também proíbe a cobrança de qualquer taxa extra ou multa ao consumidor que optar pelo cancelamento ou remarcação. “O Poder Público tem o dever constitucional de proteger as relações de consumo”, frisa.

O pedido de cancelamento deverá ocorrer em até 15 dias antes do eventos, e a remarcação atenderá a disponibilidade do locador da casa de festas ou eventos e do buffet. Nos casos em que o consumidor optar pelo cancelamento, este deverá ser ressarcido integralmente em até 90 dias pelo valor pago à época da locação ou da assinatura do contrato.

O descumprimento ao que dispõe ao projeto de lei do deputado estadual Amilton Filho acarretará ao infrator multa de R$ 6.000,00 por cada autuação. O valor deverá ser integralmente revertido para o Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias