Cotidiano

Cinco homens são presos com 2,7 toneladas de maconha em Trindade

Redação DM

Publicado em 23 de abril de 2016 às 16:53 | Atualizado há 8 meses

Cinco homens foram presos na tarde de ontem, sexta-feira, 22, com 2,75 toneladas de maconha e 630kg de insumos para refino de pasta base de cocaína, em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia. Os itens estavam escondidos dentro de duas caminhonetes.

tráfico 02

De acordo com a Polícia Civil, os homens compraram a droga no Paraná e revenderiam na Grande Goiânia. Ainda de acordo com a corporação, a carga é avaliada em R$ 2,5 milhões e o grupo está entre umas das organizações criminosas mais bem articuladas já registradas pela Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc).

As investigações apontam que a quadrilha é responsável por grande parte do abastecimento de maconha na capital, além de estar envolvida com crimes relacionados ao tráfico, roubos e homicídios.

A polícia divulgou que o grupo estava sendo investigado há oito meses e que os criminosos estavam há oito dias no Paraná aguardando o momento mais propício para transportar a carga para Goiás.

O comboio foi abordado nas proximidades de Trindade, onde três integrantes da quadrilha estavam em um Ford Fiesta e operavam como batedor de carga. Os outros dois detidos eram motoristas de uma Chevrolet S10 e uma Toyota Hilux, onde era transportada a droga.

De acordo com as investigações o líder do grupo, de 31 anos, estava no comboio no momento da abordagem. Ele já tinha passagens por estelionato.

Ainda de acordo com as investigações, o líder do grupo era responsável pelo levantamento financeiro e os veículos utilizados para a compra e o transporte dos entorpecentes. Após o levantamento, os outros integrantes embarcavam a carga em caminhonetes e retornavam à Grande Goiânia.

Além do líder, no Ford Fiesta, estavam um homem de 40 anos e um jovem de 24 anos. Todos já tinham passagens pela polícia. O motorista da S10 tem 21 anos e acumula em sua ficha criminal passagens por roubo, posse de arma de fogo, falsidade ideológica e uso de documentos falsos. O condutor da Hilux de 22 anos, também possui um vasto histórico de passagens pela polícia, por roubo, estelionato e adulteração de sinal identificador de veículo.

A polícia informou que as caminhonetes foram roubadas em Goiânia em janeiro deste ano, já o Fiesta não possui registro de furto. Os detidos irão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e receptação. O líder da quadrilha ainda responderá por posse irregular de arma de fogo.

Após a prisão, os cinco detidos permanecem na carceragem da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic).

droga

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia