Brasil

“Golpe do Motoboy” faz idosos como vítimas, em Goiânia

Redação DM

Publicado em 17 de junho de 2020 às 12:04 | Atualizado há 5 anos

Operação Card Seeking cumpriu dois mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária contra suspeitos de praticar golpe chamado de “Golpe do Motoboy” ou “Golpe do Cartão Clonado”, na última segunda-feira (15). Segundo a Polícia Civil, este golpe tem aumentado durante a pandemia do coronavírus.

Durante a prática, uma engenharia social leva a vítima, normalmente idosa e por meio de ligação telefônica, a acreditar que seu cartão bancário foi clonado. Esta mesma pessoa, que se passa por funcionário da instituição financeira, a influencia fornecer os dados do cartão, inclusive a senha.

Em seguida, esta pessoa afirma que o cartão precisa ser suspenso ou encaminhado até a polícia e faz com que a vítima entregue a alguém que irá buscá-lo, em nome do banco. Este serviço é feito por qualquer “Motoboy” contratado que nem sempre sabe que está participando de um golpe.

O policiais civis apreenderam documentos, um jet ski, uma camionete, 12 maquinetas de cartão utilizadas no golpe, produtos adquiridos com cartão de crédito de terceiros. Além de joias e garrafas de bebidas avaliadas em mais de R$ 2 mil a unidade.

A polícia segue com as investigações, várias vítimas foram encontradas e a equipe busca identificar e prender outros integrantes do grupo criminoso que tem atuado contra idosos de Goiânia. Por circunstância da operação, duas pessoas foram autuadas em flagrante pelo crime de receptação qualificada.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias