Opinião

A terceira dentição

Redação DM

Publicado em 15 de abril de 2016 às 02:43 | Atualizado há 9 anos

Acredite! A qualidade de vida constitui uma das grandes preocupações da população e, geralmente, a principal meta das pessoas. Os profissionais, em geral, nas diferentes áreas e nos mais diversos níveis sociais, se prepararam cada vez mais para ajudar a mantê-la. Um sorriso em condições de normalidade – harmonia estética e funcional – é elemento indispensável neste processo. Contudo, uma significativa parcela da população é portadora de perdas dentárias, condição que leva o indivíduo à frustração e declínio emocional.

Existe um enorme número de indivíduos, muitos deles ainda jovens, portadores de ausências dentárias devido a fatores diversos: traumas provocados por acidentes, má oclusão, cáries dentárias, doenças periodontais e algumas doenças sistêmicas. Essas pessoas sentem-se condenadas a conviver com essas mutilações para o resto de suas vidas. Isso pode gerar um problema biopsicossocial, tornando-as inseguras, com baixa autoestima, comprometendo as relações sociais e profissionais. Imagine o quanto essas deficiências podem impactar negativamente nas conquistas de um indivíduo!

O dentista deve compreender perfeitamente o importante papel da reabilitação estética oral para o restabelecimento da aparência e suas repercussões emocionais. A odontologia buscou, durante muitos anos, soluções para as diversas sequelas relacionadas às perdas dentárias – o aparecimento dos implantes dentários, com amplo suporte científico, abriu oportunidade para milhares de pessoas, com perdas parciais ou completamente desdentadas, em todas as partes do mundo. Os benefícios obtidos são tão marcantes que se poderia dizer que a implantodontia representou um histórico recomeço da própria odontologia.

Os implantes dentários são hoje o que há de mais avançado para repor um ou mais dentes perdidos. Trata-se de uma estrutura de um material biocompatível, chamado titânio, que substitui a raiz do dente e que funciona como um suporte fixo para a instalação do dente perdido – é o que chamamos de prótese sobre implantes. As próteses, geralmente de porcelanas, resultam de imediato em diversos benefícios – a restauração da estética é o benefício mais marcante, a total semelhança aos dentes naturais devolve ao paciente seu sorriso, a sua autoestima, a sua personalidade e a sua própria qualidade de vida.

O paciente deve ser bem orientado com relação aos procedimentos e ao tempo de tratamento, visto que os profissionais da odontologia dependem de respostas biológicas do próprio organismo, o que, às vezes, requer grandes períodos de espera. Com a evolução dos materiais, técnicas, e equipamentos, tornou-se viável a confecção de um único, vários, ou todos os dentes por meio da colocação de implantes.

Hoje, a expressão máxima da odontologia reabilitadora é devolver a um indivíduo que perdeu todos seus dentes e usa uma “dentadura” há muitos anos, uma dentição completa por meio de coroas totais individuais de porcelana, emergindo de dentro da gengiva, como se fossem os dentes naturais, o que caracteriza a terceira dentição. Para esse tipo de paciente, voltar a fazer uso de um simples fio dental ou uma escovação habitual, é quase um sonho. Isso é muito gratificante e promove uma verdadeira transformação na vida de um indivíduo, tornando-o mais feliz, seguro e com uma tremenda elevação em sua autoestima. Porém, vale salientar que esses procedimentos são de alta complexidade e devem ser aplicados a casos muito bem selecionados e sempre por um grupo de profissionais altamente capacitados.

Os benefícios gerados pelos implantes vão muito além da estética. Permitem uma melhora funcional, fonética, nutricional e emocional aos pacientes. Foneticamente, os benefícios estão relacionados à dicção do paciente para a pronúncia de inúmeras sílabas, do ponto de vista da nutrição, a pessoa volta a se alimentar com qualidade, pois o desempenho e a eficiência mastigatória aumentam expressivamente quando comparada à ausência de dentes ou o uso de próteses removíveis, mas, o valor maior, de maior impacto é mesmo o resultado estético: “cartão de visita” de qualquer pessoa, o sorriso natural e aberto, frequentemente abre a portas para vitoriosas trajetórias profissionais e pessoais.

Finalizando, ficam as já conhecidas orientações: escovem regularmente seus dentes, principalmente após as refeições e antes de dormir, usem o fio dental e façam visitas periódicas a seu dentista. Escolham seu profissional e seja fiel a essa escolha. Muitas vezes seus problemas estão escondidos a olhos leigos. Prevenir é sempre a melhor opção!

 

(Francis Lima tem 52 anos, especialista e mestre em Prótese Dentária, com experiência clínica de 28 anos, também é professor e coordenador de curso de Pós-graduação em Reabilitação Oral. Tem várias publicações em revistas científicas, capítulos de livros nacionais e internacionais, mas o seu ponto alto é seu livro sobre Reabilitação Oral: Prótese Dentária – fundamentos e técnicas – reabilitação oral para todos (Editora Ponto – Florianópolis-SC)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias