Cotidiano

Tirinha Política: Projeto realizado por estudantes de Direito traz reflexões sobre sistema eleitoral brasileiro

Redação DM

Publicado em 23 de junho de 2020 às 15:31 | Atualizado há 1 ano




Para a estudante e servidora pública, Amanda Fernandes da Silva, de 29 anos, a atividade contribuiu de forma eficaz para sua aprendizagem. Em vídeo, enviado para equipe do DM, ela conta como foi a experiência.

Estudante de Direito e servidora pública, Amanda Fernandes da Silva

Educação humanizada

Com a globalização, o ensino em EAD nunca esteve tão acessível e necessário, principalmente agora, diante de uma pandemia que o mundo enfrenta. Métodos ativos e interativos devem ser cada vez mais usados na aprendizagem, como ferramentas para motivar e evitar a evasão.

“Gosto muito de utilizar com meus alunos estratégias pedagógicas que estão inseridas nas metodologias ativas, como aplicativos educacionais, brainwriting, estudo de caso e produção de vídeos.” aponta, Isabella.

Ainda segundo a docente, o processo de ensino-aprendizagem precisa ser “dinâmico, centrado na resolução de problemas, na criatividade, ou seja, o conteúdo precisa ser articulado com a vida do aluno”.

“Acredito que o principal desafio hoje para envolver os alunos nas aulas a distância é MOTIVAR. Mostrar que apesar dos problemas individuais, sejam eles tecnológicos, instrumentais ou emocionais, ele conseguirá vencer os obstáculos e se superar. O aluno sem motivação não aprende. Por isso, o professor precisa pensar mais do que na transmissão de conteúdo. É preciso aplicar a empatia e humanizar a educação, enxergando as diferenças e dificuldades de cada aluno.”







Para a estudante e servidora pública, Amanda Fernandes da Silva, de 29 anos, a atividade contribuiu de forma eficaz para sua aprendizagem. Em vídeo, enviado para equipe do DM, ela conta como foi a experiência.

Estudante de Direito e servidora pública, Amanda Fernandes da Silva

Educação humanizada

Com a globalização, o ensino em EAD nunca esteve tão acessível e necessário, principalmente agora, diante de uma pandemia que o mundo enfrenta. Métodos ativos e interativos devem ser cada vez mais usados na aprendizagem, como ferramentas para motivar e evitar a evasão.

“Gosto muito de utilizar com meus alunos estratégias pedagógicas que estão inseridas nas metodologias ativas, como aplicativos educacionais, brainwriting, estudo de caso e produção de vídeos.” aponta, Isabella.

Ainda segundo a docente, o processo de ensino-aprendizagem precisa ser “dinâmico, centrado na resolução de problemas, na criatividade, ou seja, o conteúdo precisa ser articulado com a vida do aluno”.

“Acredito que o principal desafio hoje para envolver os alunos nas aulas a distância é MOTIVAR. Mostrar que apesar dos problemas individuais, sejam eles tecnológicos, instrumentais ou emocionais, ele conseguirá vencer os obstáculos e se superar. O aluno sem motivação não aprende. Por isso, o professor precisa pensar mais do que na transmissão de conteúdo. É preciso aplicar a empatia e humanizar a educação, enxergando as diferenças e dificuldades de cada aluno.”



Uma professora do curso de Direito da Faculdade Integra, em Caldas Novas, Goiás, inovou durante suas aulas online de Ciência Política e Teoria do Estado, ao propor aos seus alunos a criação de tirinhas políticas.

Isabella Mesquita, que leciona a disciplina para alunos do primeiro período do curso de Direito usou a criatividade para motivar seus estudantes durante a pandemia, desde quando as aulas passaram a ser online.

“A pandemia do Covid-19 trouxe uma reflexão sobre a mudança no modelo educacional. De repente, nos tornamos professores online. Essa transformação abrupta impactou alunos e professores.”, ressaltou a docente.

Segundo Isabella o primeiro desafio foi se adaptar à tecnologia. “Nós professores tivemos que aprender a utilizar plataformas e ambientes virtuais em pouco tempo e ainda engajar os alunos”, conta.

Perfil dos estudantes

Mesmo estando em faculdades particulares, grande parte dos estudantes tem dupla jornada, equilibrando o trabalho, que geralmente é em tempo integral, com o sonho de ter uma vida melhor por meio da educação.

Com a pandemia, segundo Isabella, muitos aumentaram a carga horária no trabalho para ajudar no sustento da família e, por isso, ficaram com o tempo reduzido para estudar. Além disso, nem todos possuem acesso à internet e aos recursos tecnológicos, como celulares, tablets ou computadores.

Para esses alunos, a faculdade disponibilizou o laboratório de informática, que por meio de agendamento atende também nos finais de semana. Tudo é feito de forma a evitar aglomerações. Os estudantes que não tem meios para se deslocar até o local, a exemplo dos que residem longe da instituição, receberam um chip que dão a eles acesso à internet.

Projeto

De acordo com Isabella a ideia de criar tirinhas foi pensada como uma “oportunidade para que o aluno recontasse as experiências cotidianas no cenário político a partir do conhecimento adquirido com a disciplina.”

Primeiro os alunos foram introduzidos às teorias sobre os Partidos Políticos e Sistema Eleitoral. Na segunda etapa houve um debate com a turma, no qual os discentes contaram que tipo de histórias em quadrinhos gostavam de ler. E no decorrer do curso os universitários aplicaram as teorias aprendidas ao analisarem o contexto político brasileiro.

Como toda boa charge, os alunos tiveram de imprimir sobre os trabalhos humor e crítica relacionados aos partidos políticos e o sistema eleitoral do país, “fazendo uma relação entre o discurso teórico e a percepção que eles tinham sobre o Brasil.”

“Expressar no papel a criatividade, as ideias e os pensamentos permitiu que meus alunos se sentisse importantes, ou seja, protagonistas do processo de ensino-aprendizagem.”, ressalta Isabella.







Para a estudante e servidora pública, Amanda Fernandes da Silva, de 29 anos, a atividade contribuiu de forma eficaz para sua aprendizagem. Em vídeo, enviado para equipe do DM, ela conta como foi a experiência.

Estudante de Direito e servidora pública, Amanda Fernandes da Silva

Educação humanizada

Com a globalização, o ensino em EAD nunca esteve tão acessível e necessário, principalmente agora, diante de uma pandemia que o mundo enfrenta. Métodos ativos e interativos devem ser cada vez mais usados na aprendizagem, como ferramentas para motivar e evitar a evasão.

“Gosto muito de utilizar com meus alunos estratégias pedagógicas que estão inseridas nas metodologias ativas, como aplicativos educacionais, brainwriting, estudo de caso e produção de vídeos.” aponta, Isabella.

Ainda segundo a docente, o processo de ensino-aprendizagem precisa ser “dinâmico, centrado na resolução de problemas, na criatividade, ou seja, o conteúdo precisa ser articulado com a vida do aluno”.

“Acredito que o principal desafio hoje para envolver os alunos nas aulas a distância é MOTIVAR. Mostrar que apesar dos problemas individuais, sejam eles tecnológicos, instrumentais ou emocionais, ele conseguirá vencer os obstáculos e se superar. O aluno sem motivação não aprende. Por isso, o professor precisa pensar mais do que na transmissão de conteúdo. É preciso aplicar a empatia e humanizar a educação, enxergando as diferenças e dificuldades de cada aluno.”



Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia