Aprovado cessar-fogo humanitário global por 90 dias
Diário da Manhã
Publicado em 1 de julho de 2020 às 14:42 | Atualizado há 5 anos
O Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) adotou uma decisão global de 90 dias de cessar-fogo humanitário para combater o novo tipo de surto de coronavírus (Covid-19).
A chamada global de cessar-fogo do Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, a resolução foi submetida a votação.
Como a votação não foi realizada no Conselho de Segurança da ONU devido à pandemia, os estados membros receberam 24 horas para relatar suas decisões, e a decisão foi aprovada por unanimidade pelo conselho de 15 membros.
Na decisão, que estava profundamente preocupada com os efeitos devastadores do surto de Covid-19, especialmente em zonas de conflito e guerra, o CSNU imediatamente exigiu um cessar-fogo humanitário global de 90 dias para garantir que a ajuda humanitária seja segura, protegida e livre de obstruções.
A trégua não incluirá DAESH, Al-Qaeda, El Nusra e indivíduos e grupos associados a essas organizações terroristas, conforme determinado pelo Conselho de Segurança da ONU.
A decisão não se referiu diretamente à Organização Mundial da Saúde (OMS), que causou desacordo entre os EUA e a China e bloqueou o Conselho de Segurança da ONU, mas a contribuição de trabalhadores nacionais e internacionais de saúde e humanitários para a luta contra a epidemia.
Leia também:
- Caixa d’água vazando a noite: causas e soluções
- Hospital Estadual de Luziânia celebra 2 mil cirurgias gerais realizadas
- Feriadão é oportunidade para deixar a casa em ordem e combater focos de dengue
- Tesla iniciou busca por substituto de Musk como CEO, diz jornal
- Homem é preso por tentativa de homicídio depois de briga em bar