Política

PT define o nome em abril. Risco de racha é descartado

Diário da Manhã

Publicado em 28 de fevereiro de 2016 às 22:05 | Atualizado há 4 meses

  • Parlamentar propõe a elaboração de novo Plano Viário para Goiânia
  • Deputado estadual diz que Lula não é dono de triplex nem de sítio de Atibaia
  • Presidente municipal do PT rejeita DEM e descarta chance de impeachment de Dilma

O PT deve definir em abril o nome do candidato a prefeito de Goiânia. A tendência é que a sigla realize prévias. O líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa e presidente da legenda na Capital, Luís Cesar Bueno e Freitas, não descarta a possibilidade de uma aliança com o PMDB no segundo turno e nega o risco de racha no partido após a consulta interna.

– O PT sairá unificado do fórum.

O parlamentar diz que os critérios para a definição dos convencionais são identidade com o programa do PT, a defesa da presidente da República, Dilma Rousseff, e do ex-inquilino do Palácio do Planalto Luiz Inácio Lula da Silva, acusado de ter cometido tráfico de influência com a Odebrechet e o apoio à gestão sustentável do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia.

– Uma administração moderna, realizadora e sustentável.

Historiador e especialista em Políticas Públicas, ele já formula o seu Plano de Governo. A elaboração de um novo Plano Viário faz parte do pacote de propostas. É preciso construir um metrô na Capital, dar prioridade aos transportes públicos, ampliar o número de ciclovias e desenvolver uma cultura antipoluição, indispensável para o futuro, afirma.

– Um desenvolvimento planejado e sustentável da Região Metropolitana.

O dirigente petista promete adotar políticas públicas “agressivas” para atrair indústrias não-poluentes, gerar empregos, aumentar a receita e executar ações para multiplicar a presença, na economia formal, do setor terciário, de serviços. Luís Cesar Bueno quer ser implacável contra a corrupção, os sonegadores de impostos e a especulação imobiliária.

– Um combate sem tréguas será realizado!

O líder petista avalia que a desaceleração da China, a redução do apetite asiático por commodities do Brasil, a crise que atingiu a Europa, parceira comercial estratégica do País e da América Latina, a dêbácle dos integrantes do Brics, como a Rússia e a Índia, assim como as graves situações econômicas e financeiras das nações do Mercosul alimentaram o crítico quadro nacional.

– O BC controlará a inflação e o Ministério da Fazenda adotará medidas para retomar o crescimento.

O cardeal da tendência interna Movimento PT frisa que não há motivos para a aprovação de um suposto impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff. Não existe envolvimento pessoal da chefe do executivo federal em atos de improbidade administrativa, como os crimes investigados pela Operação Lava Jato, em curso no País, informa.

– Dilma Rousseff irá superar a crise e aumentará os índices de popularidade de seu governo!

Fundador do PT, ele sai em defesa do ex-operário metalúrgico, que teve duas passagens pelo Palácio da Alvorada, Luiz Inácio Lula da Silva. Não é de sua propriedade o triplex na cidade de Guarujá, muito menos o sítio em Atibaia, São Paulo, observa. Há, hoje, um movimento de ‘judicialização’ da política, para atingir o PT e seus quadros históricos, insiste o capa-preta.

– As acusações são infundadas.

Estratégia

Animado, Luís Cesar Bueno quer resgatar os legados das gestões de Darci Accorsi (1993-1996), Pedro Wilson Guimarães (2001-2004) e de Paulo Garcia (2012-2016). Com investimentos de R$ 1 bi, a Prefeitura de Goiânia realizará um pacote de obras e serviços que mudará o layout da cidade e deixará a marca da sustentabilidade, acredita o presidente do PT Municipal.

– Paulo Garcia recuperará a sua imagem no mesmo porcentual de outubro de 2012, quando subiu ao pódio nas eleições ao Paço já no primeiro turno.

O PT de Goiânia aguarda apenas a resolução nacional para o estabelecimento de prazos para a definição do arco de alianças políticas e eleitorais possíveis para 2016. A tendência é que o campo de acordos políticos se restrinja à base de apoio político e parlamentar, no Congresso Nacional e nas unidades da federação, da presidente da República, Dilma Rousseff, crê.

– A definição sai em março.

PMDB

Ele lembra, porém, que o ex-ministro da Agricultura e da Justiça, ex-governador de Goiás por dois mandatos (1983-1986; 1991-1994) e ex-prefeito de Goiânia por três gestões (1966-1969; 2005-2008; 2009-2010), Iris Rezende (PMDB), mesmo com 81 anos de idade, possui uma folha de serviços prestados e surge nas pesquisas com chances reais de vitória para as eleições  do ano de 2016.

– Mas o PT trabalha com a perspectiva de ter candidatura própria.

Apesar de o pragmatismo e a moderação serem características de sua atuação política e parlamentar em Goiás e no Brasil, Luís Cesar Bueno descarta qualquer possibilidade de aliança política e eleitoral com o Democratas, presidido em Goiás pelo senador Ronaldo Caiado, feroz opositor do Palácio do Planalto e defensor do impeachment de Dilma Rousseff.

– Não há identidade política nem programática! Sem chances…

O líder da bancada do PT insiste nas propostas de realização de uma reforma tributária e da taxação das grandes fortunas. O cardeal do bloco Mensagem ao Partido afirma que faz parte também do centro da tática do PT, hoje, a reeleição do prefeito de Anápolis, João Gomes, e a celebração de uma aliança com Maguito Vilela no município de Aparecida de Goiânia.

Não custa lembrar: o partido elegeu 17 prefeitos municipais, em Goiás, em 2012, mas expulsou quatro nas eleições do ano de 2014 por infidelidade partidária, explica. A meta é pular de 30 para 60 o número de vices, ampliar a quantidade de vereadores e se consolidar, com a criação de diretórios municipais, em mais 80 cidades de Goiás, registra, de forma polida o dirigente.

De linhagem socialdemocrata, ele critica o conceito de Estado Mínimo que supostamente teria inspirado a reforma administrativa do Governo do Estado de Goiás, com Marconi Ferreira Perillo (PSDB). Luís Cesar Bueno ataca as Organizações Sociais (OSs). O parlamentar defende, porém, uma reengenharia do Paço Municipal para equilibrar as finanças públicas.



Desaceleração da China, redução do apetite asiático por commodities do Brasil, a crise que atingiu a Europa, parceira comercial estratégica do País e da América Latina, a debacle dos Brics, como a Rússia e a Índia, assim como as graves situações econômicas e financeiras das nações do Mercosul alimentaram o crítico quadro econômico nacional

Luís Cesar Bueno,Deputado estadual e presidente municipal do PT

 

O PT em números

1 É o número de cadeiras do PT na Câmara Federal

4 É o número de deputados estaduais do PT

13 É o número de prefeitos do PT em Goiás

148 É o número de diretórios e comissões municipais do PT

1 É o número de vereadores em Goiânia

17 É o número de cargos do PT no 1º escalão em Goiânia

PERFIL

Nome: Luís Cesar Bueno e Freitas

Idade: 53

Partido: PT

Cargo: Presidente Municipal

Funções: Deputado estadual e líder da bancada

Tendência interna: Movimento PT

Linhagem: Socialdemocrata

Formação: É Historiador e especialista em Políticas Públicas

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias