Brasil

Obras Sociais Redentoristas: a vivência prática da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016

Redação DM

Publicado em 23 de fevereiro de 2016 às 01:44 | Atualizado há 10 anos

Na Quarta-feira de Cinzas deste ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou a Campanha da Fraternidade Ecumênica para o ano de 2016. Realizada todos os anos, a Campanha tem o objetivo de despertar a solidariedade entre os fiéis e na sociedade como um todo. O evento é realizado sempre durante a Quaresma, tempo em que os cristãos são convidados a uma mudança de vida. Há cada cinco anos a CF, como é conhecida a Campanha da Fraternidade, propõe um trabalhado ecumênico, numa parceria firmada entre as instituições que fazem parte do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC).

Em 2016, o tema escolhido é: “Casa comum, nossa responsabilidade”, ancorado ao lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am, 5,24). Assim, os trabalhos propostos pela Igreja para atividades ao longo do ano são voltados para o cuidado com o meio ambiente e para a conscientização de todos a cerca da nossa “casa comum”, o planeta Terra.

Em unidade com a Igreja no Brasil, as Obras Sociais Redentoristas propõem aos colaboradores e assistidos um ano de muito trabalho. Como parte das ações do Gesto Concreto, toda a comunidade local é convidada a exercer a função de “fiscal da campanha”. Para tal, basta procurar um dos centros sociais e se inscrever de forma gratuita. Os interessados vão receber todo o treinamento, com oficinas e workshops ministrados por especialistas de cada iniciativa apresentada, e, assim vão iniciar o trabalho de conservação dessa “casa comum”.

Entre as ações programadas para 2016 nos Centros Sociais Redentoristas estão o reflorestamento de uma nascente, em Trindade; a construção de uma praça onde hoje é um terreno baldio, numa parceria com a prefeitura da cidade; a conscientização da comunidade a cerca da importância da coleta seletiva e da reciclagem do lixo, além da capacitação para que as famílias possam transformar materiais que iriam para o lixo em utensílios para o uso no dia-a-dia. As Obras Sociais Redentoristas apresentam, ainda, o projeto da horta vertical, em que garrafas PET são usadas como base para o plantio de hortaliças, tanto para o uso nas refeições dos Centros Sociais, quanto para o exercício das próprias famílias, bem como a conscientização para o uso adequado da água e questões de desmatamento ambiental.

Além de toda a parte prática desenvolvida pelas Obras, não se pode esquecer do principal:  pedir a benção e as graças do Pai Eterno sobre esse trabalho. Santo Agostinho dizia que “quem sabe bem rezar, sabe também viver bem”, pensando nisso, os assistidos pelo trabalho, bem como a comunidade local, são convidados a participar das “Novenas da Campanha”, que são realizadas em todos os Centros Sociais de segunda a sexta-feira. Cada unidade tem um calendário específico de horários que contribui para a participação do maior número de pessoas, compondo a agenda diária de novenas.

Estes momentos de oração servem para auxiliar na celebração da Quaresma rumo à Páscoa do Senhor. É um período de preparação para celebrar esse tempo litúrgico da Igreja, um momento em que se faz uma revisão de vida pessoal e comunitária. As novenas são meios eficazes de conversão e conscientização pessoal.

Para que tudo isso ocorra, a formação de parcerias é de suma importância, desde a prefeitura, com o trabalho de doação de mudas e liberação do terreno para a praça, até as empresas da região, com a ajuda efetiva em ações concretas. Mas tudo só é possível com a presença e ajuda dos moradores da região, que, como formiguinhas, podem ajudar a construir um mundo melhor para as gerações futuras.

O santo padre, Papa Francisco, no capítulo I da Encíclica Laudato Si, disse que “o ambiente humano e o ambiente natural são degradados em conjunto, e não podemos enfrentar adequadamente a degradação ambiental se não prestarmos atenção às causas que estão relacionadas com a degradação humana e social”. Nesse pensamento, nós, das Obras Sociais Redentoristas, organizamos nosso Gesto Concreto deste ano para que todos tenham acesso à informação de qualidade sobre como cuidar do meio ambiente, mas com a consciência de que é preciso fazer uma revisão pessoal de vida sob a luz do Evangelho e amparados na fé no Pai Eterno.

Deseja conhecer e contribuir com as Obras Sociais Redentoristas? Acesse: www.obrassociaisredentoristas.com.br ou entre em contato pelo telefone (62) 3505-1340. Venha você também fazer parte desta obra de amor!

 

(Padre Reinaldo Martins, C.S.s.R. Diretor das Obras Sociais Redentoristas de Goiás)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia