Taxa de desemprego chega a 9% no trimestre encerrado em novembro de 2015
Redação DM
Publicado em 19 de fevereiro de 2016 às 13:30 | Atualizado há 9 anos
No trimestre encerrado setembro/outubro/novembro de 2015, a taxa de desemprego fechou em 9,0%. O dado, juntamente com outras informações sobre o mercado de trabalho brasileiro, foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (19).
De acordo com a PNAD Contínua, o percentual foi de 0,3 acima dos 8,7% registrados no trimestre móvel anterior, entre junho e agosto. A taxa ainda é superior quando comparada aos mesmos trimestres dos anos anteriores. Nos anos de 2012, 2013 e 2014, no mesmo período, o desemprego marcou respectivamente, 6,8%, 6,5% e 6,5%.
Sem emprego, a população de cerca de 9,1 milhões de pessoas cresceu 3,7% – aproximadamente 323 mil pessoas – em relação ao trimestre de Junho a Agosto. Em comparação ao trimestre anterior, a taxa teve um aumento de 41,5% – cerca de 2,7 milhões de pessoas.
O número de 92,2 milhões de pessoas ocupada permaneceu estável se comparada ao trimestre móvel encerrado no mês de agosto. Diante do mesmo trimestre de 2014, esta estimativa caiu 0,6% – ao menos 533 mil pessoas.