Economia

Atividade do comércio abre ano com queda de quase 10%

Redação DM

Publicado em 4 de fevereiro de 2016 às 08:25 | Atualizado há 10 anos

SÃO PAULO – De acordo com o Indicador Serasa de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas de todo o país caiu 9,6% em janeiro deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Foi a maior retração interanual do comércio varejista desde o tombo de 11,2% observado em abril de 2002 (na comparação interanual contra abril de 2001). Em relação ao mês de dezembro do ano passado, já efetuados os ajustes sazonais, a retração da atividade varejista em janeiro de 2016 foi de 1,1%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a forte retração do movimento dos consumidores no comércio neste primeiro mês do ano prenuncia que, a exemplo do que foi o ano passado, 2016 deverá ser mais um ano de dificuldades para a atividade varejista. Juros altos, desemprego em ascensão e inflação elevada, que afetaram negativamente o comércio no ano passado, ainda continuarão presentes em boa parte do ano de 2016.

Excetuando-se o segmento de combustíveis e lubrificantes, que cresceu 3,8%, todos os demais segmentos do varejo nacional registraram retração no primeiro mês de 2016 em relação a janeiro do ano passado: veículos, motos e peças (-20,4%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-15,3%); móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática (-13,1%); supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-6,7%); material de construção (-2,4%).

Já na passagem de dezembro de 2015 para janeiro de 2016, efetuados os devidos ajustes sazonais, as variações mensais foram: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-1%); combustíveis e lubrificantes (-0,2%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-0,4%); veículos, motos e peças (3%); móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática (3,9%); material de construção (4,3%).

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia